Sermon Tone Analysis

Overall tone of the sermon

This automated analysis scores the text on the likely presence of emotional, language, and social tones. There are no right or wrong scores; this is just an indication of tones readers or listeners may pick up from the text.
A score of 0.5 or higher indicates the tone is likely present.
Emotion Tone
Anger
0.07UNLIKELY
Disgust
0.08UNLIKELY
Fear
0.08UNLIKELY
Joy
0.55LIKELY
Sadness
0.12UNLIKELY
Language Tone
Analytical
0UNLIKELY
Confident
0.11UNLIKELY
Tentative
0UNLIKELY
Social Tone
Openness
0.03UNLIKELY
Conscientiousness
0.14UNLIKELY
Extraversion
0.44UNLIKELY
Agreeableness
0.61LIKELY
Emotional Range
0.2UNLIKELY

Tone of specific sentences

Tones
Emotion
Anger
Disgust
Fear
Joy
Sadness
Language
Analytical
Confident
Tentative
Social Tendencies
Openness
Conscientiousness
Extraversion
Agreeableness
Emotional Range
Anger
< .5
.5 - .6
.6 - .7
.7 - .8
.8 - .9
> .9
BÍBLIA SAGRADA
EPÍSTOLA DE PAULO A TITO
ESTUDO 598
“Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.
Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.”
(Tito 2:11-13)
Estudo 21 de abril
Ensino 2 a 6 de maio
INTRODUÇÃO
Diferente das cartas endereçadas a Timóteo, as quais tinham um caráter mais pessoal, na carta a Tito falta-lhe o calor humano contido nas outras, sendo assim é uma carta com uma característica mais oficial.
Contém apenas 3 capítulos curtos, porém seus ensinamentos são de enorme valor para a Igreja atual.
Mas afinal quem era Tito?
Ele não aparece no livro de Atos dos Apóstolos como um dos cooperadores de Paulo, mas subtende-se que fora o próprio apóstolo quem o trouxe a Cristo e o preparou para a obra ministerial.
A Bíblia nos dá algumas informações a respeito de Tito:
a. Tito era Grego.
Gálatas 2:3
b.
Paulo o chamou de seu filho.
Tito 1:4
c.
Seu irmão.
2Coríntios 2:13
d.
Seu companheiro e cooperador.
2Coríntios 8:23
e. Alguém que está alinhado dentro da mesma visão do Apóstolo.
2Coríntios 12:18
CAPÍTULO 1
Tito 1.1-3
Paulo começa esta carta de um modo incomum, se identificando como: “...servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo”.
Servo e apóstolo (doulos e apostolo) são dois substantivos distintos, mas que imediatamente une Paulo a Deus e a Jesus Cristo.
Essa é a sua identificação junto aos leitores da carta e também suas credenciais, “servo e apóstolo”.
Paulo enfatiza a divina autorização de seu ministério, declarando que ele serve de acordo com o comando de Deus.
Isso demostra a ideia de comunicar que somente aqueles que realmente são fiéis a Deus e a Jesus, podem servir ou promover a fé da igreja na causa da piedade.
Ao que parece Paulo queria comunicar que ele simplesmente não acordou um dia pela manhã, e decidiu que servir a igreja seria uma causa nobre.
Ele servia a Deus.
Ele foi enviado por Jesus Cristo.
Isto demostra sua autorização e legitimação ministerial.
O fato dele ter que declarar suas credenciais divinas, demonstra a tendência que os cretenses tinham em tolerar falsos-mestres.
Por isso sua saudação de servo e apóstolo tem seu significado esclarecido nesta seção.
Tito 1:4 “A Tito, verdadeiro filho, segundo a fé comum.
Que a graça e a paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador, estejam com você.
Nos ensina a tradição, que as cartas pastorais eram lidas diante de toda a igreja, conforme ensina Colossenses 4:16.
Dessa forma, esta carta fortalece a posição de Tito junto a igreja local como aquele aquém o apóstolo Paulo conferiu autoridade para atuar naquela ilha em seu nome.
A saudação inicial nos revela de quem e para quem foi endereçada a carta apostólica, bem como o motivo de tê-lo deixado em Creta.
Enquanto a legitimação do mistério de Paulo vem do Senhor, a de Tito vem do apóstolo.
Na carta Tito é chamado pelo seu nome, Paulo usa uma técnica da retórica para honrar a Tito diante da congregação e ao mesmo tempo como alguém que tem um relacionamento muito próximo com o apóstolo, o de filho.
Tito 1:5 “Foi por esta causa que deixei você em Creta: para que pusesse em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísse presbíteros, conforme prescrevi a você.”
A palavra grega para que pusesse em ordem é Epidiorthoõ, que traz consigo a seguinte idéia: colocar em ordem o que o outro deixou.
Tito deveria colocar em ordem aquilo que o Apóstolo não teve tempo de fazer.
Tito 1:6-9 NVI “É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher, e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão.
Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto.
É preciso, porém, que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela.
(Essa parte já foi estudada na primeira carta a Timóteo, mas quero apenas deixar um pensamento sobre o assunto).
Nessa perspectiva imperativa do apóstolo, Stibbs ex-vice reitor da Oak Hill Theological Seminary em Londres coloca esse contexto da seguinte forma: “Paulo deixou Tito em Creta, para completar aí o estabelecimento da obra missionária, mais ainda, para supervisionar a escolha de presbíteros em todas as cidades.
Além de encarregar Tito com a tarefa, Paulo lhe havia indicado qual a maneira mais apropriada de cumprir sua missão, em descrever o caráter dos homens mais idôneos para a posição.
O candidato deve estar acima de censuras, livre de incongruentes fraquezas morais, ativo em praticar boas obras, disciplinado na busca de santidade pessoal, absolutamente leal à verdade recebida, para poder encorajar a muitos com seu ensino, e mostrar o erro de quem ensina o contrário.”
Tito 1:10 “Pois há muitos insubordinados, que não passam de faladores e enganadores, especialmente os do grupo da circuncisão.”
Este verso faz alusão aos falsos mestres, que estivam permeando a Igreja do Senhor Jesus em Creta.
Vamos analisar apenas 3 adjetivos desses falsos mestres:
Insubordinados (Anypotaktos) - Que não se sujeita; que não pode ser submetido ao controle; desobediente.
Faladores (Mataiologos) - Falador Ocioso; aquele que profere coisas vazias e sem sentido.
Enganadores (Phrenapatês)- Um enganador da mente; um sedutor.
Tito 1:15 “Todas as coisas são puras para os puros; mas, para os impuros e descrentes, nada é puro.
Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.”
Esta sentença indica dois tipos de pessoas, o puro e o contaminado.
Enfatiza a inutilidade em querer alcançar pureza quando já se está sujo e descrente.
O ensino dos falsos mestres ao tentar introduzir rituais para a purificação na vida de seus ouvintes, não poderia funcionar jamais, pois eles mesmos eram impuros diante de Deus.
Paulo também destaca a importância de se ter um bom entendimento das escrituras e uma boa consciência para com Deus.
Não se pode ter um relativismo moral em relação a vida.
Tito 1:16 “Afirmam que conhecem a Deus, mas o negam por meio do que fazem; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para qualquer boa obra.”
Esses falsos ensinadores, contaminados e infiéis, afirmam conhecer a Deus, mas seus atos revelavam a verdadeira natureza deles.
Não importava quais regras eles afirmavam seguir, eles negavam a Deus pela maneira como viviam.
CAPÍTULO 2
Tito 2:1 “Mas você ensine o que está de acordo com a sã doutrina.”
Neste próximo capítulo, o conceito de doutrina saudável será desenvolvido em um sentido abrangente.
A doutrina dos falsos mestres foi desacreditada na seção anterior, e sua profissão de fé mostrou ser nada mais do que ar quente por causa de suas obras (1:16).
Os falsos mestres estavam ensinando “coisas desnecessárias”
Tito 1:11 NAA “É preciso fazer com que se calem, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, movidos por vergonhosa ganância.”
Tito é distinguido como alguém com o direito de ensinar algo muito específico, a saber, “coisas próprias da sãdoutrina”.
Esta seção explica a sã doutrina em sua totalidade.
O que é a sã doutrina?
Paulo liga a sã doutrina ao comportamento correto.No capítulo anterior, Paulo mostrou que o comportamento correto é o indicador mais importante da fé genuína em Deus.
Os falsos mestres estavam enganando com suas ações; os crentes deviam, por suas ações, confessar sua fé em Deus.
O objetivo retórico de Paulo nesta seção é mostrar que há uma conexão inseparável entre a sã doutrina e as obras.
Para atingir esse objetivo, o autor utiliza extensivamente a técnica retórica do contraste implícito.
Tito 2:2 ARC “Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência.”
Os idosos, embora não obrigatoriamente os anciãos, eram os membros mais velhos da comunidade, e deviam ser exemplos de maturidade.
Tito deveria ensiná-los a serem sóbrios, que suas vidas deveriam demonstrar moderação e lucidez, com ausência de extravagâncias.
Eles deveriam agir como adultos dignos e honrados.
Eles precisavam monitorar e restringir suas paixões, ira e palavras.
Deviam ter uma fé saudável e pessoal em Deus.
Deveriam ser amorosos, e não amargos.
E serem tolerantes e pacientes.
Tito 2:3 ARC “As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem.”
Assim como os homens mais velhos, as irmãs mais velhas deveriam ser modelos em seu comportamento.
Elas deveriam ter o controle de duas coisas em particular que certamente teriam um impacto negativo em seu testemunho pessoal e trabalho – suas línguas e seus apetites.
Não deviam ser “caluniadores” e não deviam ser “escravizados a muito vinho”.
Essas coisas podem muito bem ter caracterizado suas vidas em seus dias não convertidos - sendo que os cretenses eram caracteristicamente mentirosos (a língua) e glutões preguiçosos (o apetite)
Tito 1:12 NAA “Foi um dos cretenses, um próprio profeta deles, que disse: “Os cretenses são sempre mentirosos, feras terríveis, comilões preguiçosos.”
< .5
.5 - .6
.6 - .7
.7 - .8
.8 - .9
> .9