Tito

Cartas Pastorais  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →
BÍBLIA SAGRADA

EPÍSTOLA DE PAULO A TITO

ESTUDO 598
“Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.” (Tito 2:11-13)
Estudo 21 de abril
Ensino 2 a 6 de maio

INTRODUÇÃO

Diferente das cartas endereçadas a Timóteo, as quais tinham um caráter mais pessoal, na carta a Tito falta-lhe o calor humano contido nas outras, sendo assim é uma carta com uma característica mais oficial. Contém apenas 3 capítulos curtos, porém seus ensinamentos são de enorme valor para a Igreja atual. Mas afinal quem era Tito?
Ele não aparece no livro de Atos dos Apóstolos como um dos cooperadores de Paulo, mas subtende-se que fora o próprio apóstolo quem o trouxe a Cristo e o preparou para a obra ministerial.
A Bíblia nos dá algumas informações a respeito de Tito:
a. Tito era Grego. Gálatas 2:3
b. Paulo o chamou de seu filho. Tito 1:4
c. Seu irmão. 2Coríntios 2:13
d. Seu companheiro e cooperador. 2Coríntios 8:23
e. Alguém que está alinhado dentro da mesma visão do Apóstolo. 2Coríntios 12:18

CAPÍTULO 1

Tito 1.1-3
Paulo começa esta carta de um modo incomum, se identificando como: “...servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo”. Servo e apóstolo (doulos e apostolo) são dois substantivos distintos, mas que imediatamente une Paulo a Deus e a Jesus Cristo. Essa é a sua identificação junto aos leitores da carta e também suas credenciais, “servo e apóstolo”. Paulo enfatiza a divina autorização de seu ministério, declarando que ele serve de acordo com o comando de Deus. Isso demostra a ideia de comunicar que somente aqueles que realmente são fiéis a Deus e a Jesus, podem servir ou promover a fé da igreja na causa da piedade. Ao que parece Paulo queria comunicar que ele simplesmente não acordou um dia pela manhã, e decidiu que servir a igreja seria uma causa nobre. Ele servia a Deus. Ele foi enviado por Jesus Cristo. Isto demostra sua autorização e legitimação ministerial. O fato dele ter que declarar suas credenciais divinas, demonstra a tendência que os cretenses tinham em tolerar falsos-mestres. Por isso sua saudação de servo e apóstolo tem seu significado esclarecido nesta seção.
Tito 1:4 “A Tito, verdadeiro filho, segundo a fé comum. Que a graça e a paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador, estejam com você.
Nos ensina a tradição, que as cartas pastorais eram lidas diante de toda a igreja, conforme ensina Colossenses 4:16. Dessa forma, esta carta fortalece a posição de Tito junto a igreja local como aquele aquém o apóstolo Paulo conferiu autoridade para atuar naquela ilha em seu nome. A saudação inicial nos revela de quem e para quem foi endereçada a carta apostólica, bem como o motivo de tê-lo deixado em Creta. Enquanto a legitimação do mistério de Paulo vem do Senhor, a de Tito vem do apóstolo. Na carta Tito é chamado pelo seu nome, Paulo usa uma técnica da retórica para honrar a Tito diante da congregação e ao mesmo tempo como alguém que tem um relacionamento muito próximo com o apóstolo, o de filho.
Tito 1:5 “Foi por esta causa que deixei você em Creta: para que pusesse em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísse presbíteros, conforme prescrevi a você.”
A palavra grega para que pusesse em ordem é Epidiorthoõ, que traz consigo a seguinte idéia: colocar em ordem o que o outro deixou. Tito deveria colocar em ordem aquilo que o Apóstolo não teve tempo de fazer.
Tito 1:6-9 NVI “É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher, e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão. Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto. É preciso, porém, que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela.
(Essa parte já foi estudada na primeira carta a Timóteo, mas quero apenas deixar um pensamento sobre o assunto).
Nessa perspectiva imperativa do apóstolo, Stibbs ex-vice reitor da Oak Hill Theological Seminary em Londres coloca esse contexto da seguinte forma: “Paulo deixou Tito em Creta, para completar aí o estabelecimento da obra missionária, mais ainda, para supervisionar a escolha de presbíteros em todas as cidades. Além de encarregar Tito com a tarefa, Paulo lhe havia indicado qual a maneira mais apropriada de cumprir sua missão, em descrever o caráter dos homens mais idôneos para a posição. O candidato deve estar acima de censuras, livre de incongruentes fraquezas morais, ativo em praticar boas obras, disciplinado na busca de santidade pessoal, absolutamente leal à verdade recebida, para poder encorajar a muitos com seu ensino, e mostrar o erro de quem ensina o contrário.”
Tito 1:10 “Pois há muitos insubordinados, que não passam de faladores e enganadores, especialmente os do grupo da circuncisão.”
Este verso faz alusão aos falsos mestres, que estivam permeando a Igreja do Senhor Jesus em Creta.
Vamos analisar apenas 3 adjetivos desses falsos mestres:
Insubordinados (Anypotaktos) - Que não se sujeita; que não pode ser submetido ao controle; desobediente.
Faladores (Mataiologos) - Falador Ocioso; aquele que profere coisas vazias e sem sentido.
Enganadores (Phrenapatês)- Um enganador da mente; um sedutor.
Tito 1:15 “Todas as coisas são puras para os puros; mas, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.”
Esta sentença indica dois tipos de pessoas, o puro e o contaminado. Enfatiza a inutilidade em querer alcançar pureza quando já se está sujo e descrente. O ensino dos falsos mestres ao tentar introduzir rituais para a purificação na vida de seus ouvintes, não poderia funcionar jamais, pois eles mesmos eram impuros diante de Deus.
Paulo também destaca a importância de se ter um bom entendimento das escrituras e uma boa consciência para com Deus. Não se pode ter um relativismo moral em relação a vida.
Tito 1:16 “Afirmam que conhecem a Deus, mas o negam por meio do que fazem; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para qualquer boa obra.”
Esses falsos ensinadores, contaminados e infiéis, afirmam conhecer a Deus, mas seus atos revelavam a verdadeira natureza deles. Não importava quais regras eles afirmavam seguir, eles negavam a Deus pela maneira como viviam.

CAPÍTULO 2

Tito 2:1 “Mas você ensine o que está de acordo com a sã doutrina.”
Neste próximo capítulo, o conceito de doutrina saudável será desenvolvido em um sentido abrangente. A doutrina dos falsos mestres foi desacreditada na seção anterior, e sua profissão de fé mostrou ser nada mais do que ar quente por causa de suas obras (1:16). Os falsos mestres estavam ensinando “coisas desnecessárias”
Tito 1:11 NAA “É preciso fazer com que se calem, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, movidos por vergonhosa ganância.”
Tito é distinguido como alguém com o direito de ensinar algo muito específico, a saber, “coisas próprias da sãdoutrina”. Esta seção explica a sã doutrina em sua totalidade.
O que é a sã doutrina? Paulo liga a sã doutrina ao comportamento correto.No capítulo anterior, Paulo mostrou que o comportamento correto é o indicador mais importante da fé genuína em Deus. Os falsos mestres estavam enganando com suas ações; os crentes deviam, por suas ações, confessar sua fé em Deus. O objetivo retórico de Paulo nesta seção é mostrar que há uma conexão inseparável entre a sã doutrina e as obras. Para atingir esse objetivo, o autor utiliza extensivamente a técnica retórica do contraste implícito.
Tito 2:2 ARC “Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência.”
Os idosos, embora não obrigatoriamente os anciãos, eram os membros mais velhos da comunidade, e deviam ser exemplos de maturidade. Tito deveria ensiná-los a serem sóbrios, que suas vidas deveriam demonstrar moderação e lucidez, com ausência de extravagâncias. Eles deveriam agir como adultos dignos e honrados. Eles precisavam monitorar e restringir suas paixões, ira e palavras. Deviam ter uma fé saudável e pessoal em Deus. Deveriam ser amorosos, e não amargos. E serem tolerantes e pacientes.
Tito 2:3 ARC “As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem.”
Assim como os homens mais velhos, as irmãs mais velhas deveriam ser modelos em seu comportamento. Elas deveriam ter o controle de duas coisas em particular que certamente teriam um impacto negativo em seu testemunho pessoal e trabalho – suas línguas e seus apetites. Não deviam ser “caluniadores” e não deviam ser “escravizados a muito vinho”. Essas coisas podem muito bem ter caracterizado suas vidas em seus dias não convertidos - sendo que os cretenses eram caracteristicamente mentirosos (a língua) e glutões preguiçosos (o apetite)
Tito 1:12 NAA “Foi um dos cretenses, um próprio profeta deles, que disse: “Os cretenses são sempre mentirosos, feras terríveis, comilões preguiçosos.”
Mas essas coisas não tinham lugar em suas vidas como cristãos. A autoindulgência é imprópria para os cristãos, e especialmente para as irmãs mais velhas; deveria ser substituída por “professoras do que é certo”. Tendo tocado no caráter que deveria marcar as mulheres idosas no versículo 3, Paulo descreve o trabalho que elas deveriam fazer ao ensinar as irmãs mais novas nos versículos 4-5.
Tito 2:4-5 ARC “Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos. A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.”
É digno de nota que quando Paulo chega às suas instruções para as irmãs mais novas, ele não diz a Tito para se dirigir a elas diretamente quanto a isso, mas sim, deveria ser feito através das irmãs mais velhas. W. Kelly disse: “Podemos observar a maneira sábia e santa pela qual Tito é instruído a admoestar as jovens, não diretamente, mas por meio das anciãs de seu próprio sexo” (The Epistles of Paul to Titus and Filemon, p.52). Isso é instrutivo; ela nos ensina que os irmãos não têm um ministério para com as irmãs em um nível pessoal – especialmente as irmãs mais novas. Tito deveria ter cuidado para não dar uma impressão errada aos do sexo oposto. Muitos mal-entendidos e travessuras resultaram de irmãos que não acataram o sábio conselho de Paulo aqui.
O Apóstolo toca em sete coisas em que as irmãs mais velhas deveriam instruir as irmãs mais novas:
A primeira era que elas deveriam ser afetuosamente “apegadas a seus maridos”.Elas não deveriam ser independentes de seus maridos na tomada de decisões importantes. Elas também deveriam ser afetuosamente “apegados a seus filhos” estarem com eles e não deixá-los sem supervisão. Quanto ao seu caráter, elas deveriam ser “discretas”, que é ter discernimento nas coisas práticas da vida – por exemplo, lidar com dinheiro, etc. Elas também deveriam ser "castas" e, assim, evitar qualquer sugestão de impureza vestindo roupas provocantes e se comportando de maneira imprópria. Elas deveriam ser “boas donas de casa [diligentes no trabalho de casa]”. Isso significa que os deveres domésticos não deveriam ser negligenciados. Uma casa arrumada e ordenada é um bom testemunho; reflete o Deus da ordem que representamos. Esta exortação repreende seu caráter nacional de preguiça (v. 12). Por fim, elas deveriam ser “sujeitas a seus próprios maridos, para que a Palavra de Deus não seja blasfemada”. Assim, elas deveriam reconhecer a liderança de seus maridos e estar sujeitas a eles (Efésios 5:22-23). Elas deveriam “governar a casa” (1Tm 5:14), mas não governar seus maridos!
Tito 2:6 ARC “Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados.”
Se os jovens tiverem autocontrole, equilíbrio e bom senso, eles podem deixar de ter muitos problemas em muitas áreas da vida.
Tito 2:7-8 “Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.”
No versículo 7, o ensino é estendido a Tito. O contraste implícito é óbvio: Tito deve ser distinguido de outros que são "inúteis para o bom trabalho" (1:16). A qualidade de incorrupção expressa aqui viria de um cuidadoso estudo das escrituras e da oração. Isso seria especialmente importante quando Tito ensinasse ou confrontasse outros sobre questões espirituais ou morais. A gravidade indica um ensino com reverência, para que as palavras de Tito fossem respeitadas e levadas a sério. Devido ao seu papel exclusivo em Creta, a sua vida deveria exibir um grau admirável de correção. Ele estaria exposto constantemente. Cada palavra de Tito seria avaliada de modo que ele continuasse acima de censuras ou condenações.
Tito 2:9-10 ARC “Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo,
Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.”
Paulo comenta sobre os relacionamentos sociais básicos que são essenciais para o crescimento da igreja em Creta. Ele não tentava mudar o sistema; em lugar de fazer isso, ele procurava transformar as pessoas dentro do sistema.
Todas as injunções aqui dadas a Tito, e as pormenorizadas exortações que este deve dar aos outros, referem-se à conduta. O melhor antídoto para o ensino falso é o ensino positivo e exortações morais calculadas a promover a saúde espiritual.
Paulo delineia o comportamento que caracterizará a obediência à doutrina saudável como manifestada através da vida de diferentes categorias de crentes.
Tito 2:11-14 ARC “Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens. Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente. Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo; O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
Com base na palavra “porque”, Paulo traz três grandes motivadores para uma vida piedosa:
- O ensino da graça de Deus (vs. 11-12).
- A iminência da vinda do Senhor (v. 13).
- O grande preço que o Senhor pagou para nos redimir de uma vida de pecado (v. 14).
Esses motivadores para uma vida piedosa são enfatizados aqui pelo apóstolo porque era o que faltava aos santos cretenses.
Vivemos em um mundo ruim onde muitos rejeitam completamente a influência de Deus em todas as áreas da vida. Os cristãos devem renunciar a esta atitude. Às concupiscências mundanas são os desejos dos prazeres e atividades deste mundo.
1João 2:16 “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
Os crentes devem substituir estes desejos por características positivas: sobriedade, conduta correta, e dedicação a Deus. A motivação para uma vida justa, é a espera pelo maravilhoso aparecimento do Senhor nas nuvens para buscar a Sua Igreja.
Tito 2:15 ARC “Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze.”
Tito devia ensinar ou falar claramente, e não permanecer em silêncio, permitindo transgressões e pecados, exortar (aconselhar, elogiar, e/ou admoestar, dependendo da necessidade) e repreender, quando necessário (expressar desaprovação, se necessário).

CAPÍTULO 3

Neste último capítulo, Paulo avança para abordar o testemunho do cristão perante o mundo. Aprendemos com suas observações aqui que a sã doutrina e o viver piedoso não são coisas que são apenas para nossas vidas na assembléia, mas devem ser vistas em nós enquanto andamos por este mundo. Deus pretende que nossas vidas exibam Seu poder para transformar pecadores em santos. As pessoas deste mundo devem ver o que a bondade e o amor de Deus podem fazer por elas. Infelizmente, essa mudança moral que acompanha a salvação de nossas almas estava faltando aos santos em Creta, e isso prejudicou muito seu testemunho público perante o mundo.
Romanos 2:24 “Pois, como está escrito: ‘O nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vocês.’"
Paulo aborda essa questão no capítulo 3, concentrando-se em duas esferas em particular:
A responsabilidade do crente para com as autoridades civis
A responsabilidade do crente em suas interações sociais com as pessoas deste mundo.

A responsabilidade do crente para com as autoridades civis

Tito 3:1 NAA “Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, que sejam obedientes e estejam prontos para toda boa obra.”
O dever do cristão para com o governo (“os poderes constituídos” – Rm 13:1) sob o qual ele vive é: orar, pagar e obedecer. Devemos orar pelos governantes em exercício (1Tm 2:1-2), pagar nossos impostos (Rm 13:6-7) e obedecer a todas as ordenanças da lei civil (1Pedro 2:13). Isso deve ser feito para que nosso testemunho do evangelho não seja prejudicado por má conduta. Aqueles que olham para nós não devem ver rebeldes do estado, mas pessoas cumpridoras da lei que têm o que o mundo precisa.
Ao abordar esse assunto, Paulo não diz a Tito para que os santos cretenses se envolvam na política do mundo, ou se envolvam em causas de reforma social, porque, como cristãos, não fomos chamados para tornar este mundo um lugar melhor. O cristão entende que o mundo é incorrigivelmente corrupto, e está piorando a cada dia e, portanto, está sob a sentença do julgamento de Deus que será executado em breve no julgamento de Cristo em sua segunda vinda. man. O dever do cristão para com os poderes constituídos é “estar pronto para toda boa obra”, que é estar em conformidade com os governos sob os quais vive. Há, é claro, limites para nossa obediência às autoridades governamentais acima de nós. Se eles nos mandarem fazer algo moral e eticamente errado, devemos “obedecer mais a Deus do que aos homens” (Atos 5:29). Entretanto, o propósito das autoridades civis geralmente é reprimir o mal e encorajar o bem (Rm 13:2-4).

A responsabilidade do crente em suas interações sociais com as pessoas deste mundo.

Tito 3:23 “Que não difamem ninguém. Que sejam pacíficos, cordiais, dando provas de toda cortesia para com todos. Pois nós também, no passado, éramos insensatos, desobedientes, desgarrados, escravos de todo tipo de paixões e prazeres, vivendo em maldade e inveja, sendo odiados e odiando-nos uns aos outros.”
Isso mostra que é importante manter um espírito gracioso para com as pessoas perdidas deste mundo para que elas possam ver em nós o cristianismo em ação, e através de nosso comportamento piedoso podemos ganhar oportunidades de lhes anunciar o evangelho. Ser contencioso com nossos semelhantes dificilmente é o caminho para ganhá-los para Cristo. Manifestar um espírito correto para com os incrédulos não deve ser difícil quando nos lembramos de que já fomos como eles antes de sermos salvos.
Tito 3:4-7 “Mas quando se manifestou a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor por todos, ele nos salvou, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua misericórdia. Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.”
Paulo faz uma rápida abordagem a respeito do que o Senhor fez por nós e que esta obra é exclusiva da bondade e misericórdia de Deus. Lembrando a Tito de nossa posição de herdeiros das promessa da vida eterna.
Tito 3:8 “Fiel é esta palavra, e quero que você fale ousadamente a respeito dessas coisas, para que os que creem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Estas coisas são excelentes e proveitosas para todas as pessoas.”
Como mencionado, o mundo deve ver no cristão o que o evangelho pode fazer por uma pessoa. Em suma, quando crido, não apenas livra uma pessoa do julgamento de seus pecados, mas também transforma sua vida de mal em bem e a torna uma pessoa verdadeiramente feliz por ser trazida a um relacionamento vivo com Deus.
Tito 3:9-11 “Evite discussões tolas, genealogias, controvérsias e debates sobre a lei; porque são inúteis e sem valor. Evite a pessoa que provoca divisões, depois de admoestá-la uma ou duas vezes, pois você sabe que tal pessoa está pervertida, vive pecando e por si mesma está condenada.”
Ele deveria evitar tudo que fosse de natureza contenciosa em seu ministério; só iria prejudicar. Tais pessoas manifestariam um espírito de divisão e deveriam ser evitadas. Paulo advertiu os santos em Roma:
Romanos 16:17-18 “Irmãos, peço que notem bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que vocês aprenderam. Afastem-se deles, porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre. Com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração das pessoas simples.”
Nota - Não é: “Marque os que seguem em divisões”, mas aqueles que “causam” divisões. Isso significa que devemos distinguir entre os líderes e os liderados quando surge um espírito de partido na assembleia.
Tito 3:12-15 “Quando eu lhe enviar Ártemas ou Tíquico, faça o possível para vir ao meu encontro em Nicópolis. Estou resolvido a passar o inverno ali. Ajude, da melhor maneira possível, Zenas, o intérprete da lei, e também Apolo, para que não lhes falte nada para a viagem. E, quanto aos nossos, que aprendam também a se empenhar na prática de boas obras a favor dos necessitados, para não se tornarem infrutíferos. Todos os que estão comigo mandam saudações a você. Dê saudações àqueles que nos amam na fé. A graça esteja com todos vocês.”
Paulo fecha a epístola com algumas diretrizes curtas sobre a obra. Ele planejava enviar “Ártemas” ou “Tíquico” para substituir Tito em Creta, para que Tito pudesse ficar livre para encontrá-lo em “Nicópolis” (oeste da Grécia). Parece a partir de 2 Timóteo 4:12 que Tíquico foi enviado para Éfeso em vez de Creta, significando que Artemas foi provavelmente aquele que foi para Creta (v. 12).
Zenas provavelmente era um advogado judeu que havia se convertido. Ele seria uma grande ajuda para Tito em refutar o elemento judaizante que estava incomodando os santos ali. Zenas era perfeitamente adequado para lidar com suas disputas sobre os detalhes da Lei. Pode ser a razão pela qual ele e Apolo foram para lá.
Paulo insistiu em “boas obras” muitas vezes nesta epístola; sua importância não pode ser minimizada - especialmente na situação que existia em Creta. Os cretenses outrora preguiçosos deveriam ser diligentes em mudar sua imagem pública na ilha realizando boas obras; ajudaria a reverter o testemunho negativo que eles tinham ali. Paulo acrescenta: “para usos necessários”. Isso mostra que os cristãos podem ser encontrados fazendo algum trabalho ou serviço na vida secular que não é realmente necessário para a vida na terra. Como regra, nosso emprego secular deve ser em algo que não seja de caráter duvidoso e questionável.

CONCLUSÃO

A ilha de Creta tem uns 250 km de comprimento e varia em largura de 13 a 56 km. Creta está situada na extremidade meridional do mar Egeu, a uns 100 km ao SE da Grécia. Perto do centro de Creta, o monte Ida eleva-se a 2.456 m acima do nível do mar. A costa N tem alguns bons portos, mas o litoral meridional é mais regular e em grande parte dele os montes descem de forma íngreme até o mar. Assim, a costa S provê poucos lugares adequados para portos, conforme indicado no relato da viagem de Paulo a Roma... Aceita-se em geral que Creta era a “Caftor” mencionada nas Escrituras Hebraicas, e, portanto, o lugar do qual os filisteus emigraram para Canaã. (Jer 47:4; Am 9:7). Creta era chamada da ilha das 100 cidades, mas isso era apenas uma retórica criada pelos poetas da época, a verdade é que tinha muito menos do que essa quantidade.
Não se sabe ao certo quem começou o trabalho de evangelização nesta ilha, em Atos 2:11 diz que haviam Cretenses ouvindo a pregação de Pedro. Em Atos 27 Paulo esteve durante um período de tempo em um porto desta ilha, e possivelmente fez contato com muitos habitantes dali. Mas o mais importante é que a igreja floriu naquela terra e agora precisava de um líder para dar continuidade na obra.
Pastor Sandro Machado
Boston, MA
Abril de 2022
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Almeida Revista e Corrigida ARC
Nova Almeida Atualizada NAA
Epístolas Pastorais - JWBC
Hiebert, D. Edmond. “Titus”. The Expositor’s Bible commentary. Vol. 11 Zondevan 1978
Anstey, Bruce. The Epistle of Paul to Titus: The Truth According to Godliness (p. 2). CHRISTIAN TRUTH PUBLISHING. Kindle Edition.
Genade, Dr. Aldred. The Letter To Titus: The Qualified Pastor: How to Lead and Manage God's Church the Right Way (Persuade Bible Commentary Series Book 1) (p. 8). Africa Scholars Press. Kindle Edition.
Jarrett, C. S.. Epistle of the Apostle Paul to Titus: Teachings of the Healthy Christian Doctrine (Bible study Book 56) (p. 2). Kindle Edition.
Related Media
See more
Related Sermons
See more