É Chegado o Reino de Deus

Venha o Teu Reino  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views

João Batista é o primeiro a pregar sobre a chegada do reino de Deus. João prega uma mensagem de julgamento e arrependimento. O reino estava tão próximo que Jesus afirma que há alguns com Ele que não morreriam antes de testemunhar seu poder. Embora a mensagem do reino de Jesus incluísse elementos de julgamento e arrependimento, também incluía as boas novas da salvação. Assim, Jesus pregou o “evangelho do reino”

Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Introdução

O Reino dos céus ou o Reino de Deus é o tema central da pregação de Jesus, segundo os evangelhos sinóticos. Enquanto Mateus, que se dirige aos judeus, na maioria das vezes fala em "reino dos céus", Marcos e Lucas falam sobre o "reino de Deus", expressão essa que tem o mesmo sentido daquele, ainda que mais inteligível para os que não eram não judeus. A ideia do Reino tem profundas raízes na religião de Israel, mesmo que as próprias palavras não apareçam, senão bem mais tarde, na literatura hebraica, onde, às vezes, parecem referir-se ao governo eterno e ao poder de Deus sobre todas as coisas, às vezes, ao governo de Deus por parte de Israel e, às vezes, a uma dimensão escatológica, referindo-se, então, à consumação final e à sujeição de todas as coisas à vontade de Deus.
Matthew 3:1–2 NVI
Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia. Ele dizia: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”.
Luke 4:14–21 NVI
Jesus voltou para a Galiléia no poder do Espírito, e por toda aquela região se espalhou a sua fama. Ensinava nas sinagogas, e todos o elogiavam. Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado, e no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Abriu-o e encontrou o lugar onde está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor”. Então ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. Na sinagoga todos tinham os olhos fitos nele; e ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir”.

O que é o Reino de Deus?

Quando falamos de Reino de Deus, as vezes podemos ficar confusos, uns dizem que o Reino de Deus é o céu, outros pensam que o Reino de Deus é a Igreja, outros dizem que o Reino de Deus é a a vitória dos padrões morais e a melhoria continua do mundo… Enfim muitas são as definições.
Na série The Last Kingdom acontece uma situação. A sede do reino de Wessex é invadida pelos vikings e o rei Alfredo precisou fugir com sua família, seus nobres e aqueles que eram fieis a ele. Uma frase me chamou a atenção: “Wessex está onde o rei estiver”. Naquela situação, a vida de Alfredo representava o que era Wessex, por mais que eles estivessem fora do seu território e das suas fortalezas, onde o rei estivesse ali estaria o Reino de Wessex.
Reino na Bíblia:
hb: מַמְלָכָה -> mamlākâ = domínio; reino
gr: βασιλεία -> basileia = domínio; reino
1. reino (domínio) — o domínio governado por um rei ou rainha.
2. soberania ⇔ reino — autoridade real para exercer domínio sobre uma região
Quando falamos de reino, de acordo com as escrituras não estamos falando então de um espaço físico, estamos falando na verdade da autoridade para governar, da soberania do rei. O Reino de Deus é sua autoridade e soberania e seu governo universal sobre toda a terra.
Psalm 103:19 NVI
O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e como rei domina sobre tudo o que existe.
Psalm 145:11 NVI
Eles anunciarão a glória do teu reino e falarão do teu poder,
Psalm 145:13 NVI
O teu reino é reino eterno, e o teu domínio permanece de geração em geração. O Senhor é fiel em todas as suas promessas e é bondoso em tudo o que faz.

Um Reino Futuro

Costumamos dizer, ou estamos acostumados com a ideia do Reino de Deus no futuro. Isso vem acompanhado da ideia do fim do mundo como conhecemos e a chegada do céu, ou dos novos céus e da nova terra.
Nós estamos pregando e anunciando as boas novas do Reino que foram anunciadas a nós e nós esperamos a concretização plena desse Reino no futuro.
Nós aguardamos o dia da ressurreição dos mortos e do nosso encontro eterno com Cristo.
Nós aguardamos a vida eterna. Nós temos uma esperança eterna.
1 Corinthians 15:19 NVI
Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de compaixão.

Um Reino Presente

A chegada do reino, o discurso sobre quem irá (ou não) entrar no reino e as descrições do reino são proeminentes nos Evangelhos. O reino de Deus é uma das principais características do ministério de Jesus. Suas palavras e ações transmitem diferentes aspectos do tema do reino. Os ensinamentos de Jesus sobre o reino reiteram muitas das mesmas idéias presentes no pensamento judaico anterior. No entanto, o que é único nos ensinamentos de Jesus é a afirmação de que o reino (em certo sentido) verdadeiramente chegou.
Quando Jesus pega o rolo de Isaías e lê aquelas palavras, ele estava resgatando na memória daquelas pessoas o que iria acontecer quando chegasse o tempo do reinado messiânico, isso é quando o Reino de Deus fosse estabelecido. Quando ele diz que naquele dia aquelas escrituras se cumpriram ele na verdade estava dizendo: O REINO DE DEUS CHEGOU.
Quando Jesus curava enfermos, ele estava dizendo: O REINO DE DEUS CHEGOU!
Quando Jesus expulsava demônio, ele estava dizendo: O REINO DE DEUS CHEGOU!
Quando Jesus demonstrava compaixão e amor, ele estava dizendo: O REINO DE DEUS CHEGOU!
Quando Jesus morre na cruz e ressuscita ao terceiro dia, ele diz ao mundo inteiro: O REINO DE DEUS CHEGOU E ATÉ MESMO A MORTE PERDEU O SEU DOMÍNIO!
Meditações no Evangelho de Lucas A Pregação de Jesus na Sinagoga de Nazaré (Leia Lucas 4.14–22)

O reino do Messias, em sua primeira vinda, deveria ser um reino espiritual sobre todos os corações. Suas vitórias não aconteceriam contra inimigos terrenos, e sim contra o pecado. Sua redenção não aconteceria em relação ao domínio romano, e sim em relação ao poder do diabo neste mundo. Era dessa maneira, e continua sendo, que eles deveriam esperar o cumprimento das palavras de Isaías.

Conclusão: Viva o Reino de Deus Hoje

Colossians 1:13–14 NVI
Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
Se o Senhor Jesus é verdadeiramente o soberano da sua vida, você já vive o Reino de Deus hoje! Você já está inserido nesse Reino!
Nós podemos e devemos compartilhar essa verdade, esse evangelho de amor!
Quando há milagres, quando há salvação de vidas, quando há libertação estamos vivendo hoje, no tempo presente uma antecipação daquilo que virá a ser a nossa realidade eterna.
Related Media
See more
Related Sermons
See more