Perseverança nas Disciplinas com o propósito de alcançar a piedade.

Disciplinas Espirituais  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript
“Devemos disciplinar nossas vidas, mas devemos fazê-lo o ano todo, e não simplesmente em determinados períodos. Devo disciplinar-me a todo o tempo” - Martyn Loyd-Jones

Introdução

Pare um pouco e reflita sobre o seu tempo, o quão ocupado você é? Para muitos de nós, as diversas responsabilidades do nosso cotidiano, que incluem inclusive responsabilidades na igreja, tornam a nossa vida bastante agitada e o tempo escasso.
Para complicar, podem vir também pressões de diversas situações como doenças, conflitos familiar, tensão financeira etc.
E então você lê um livro como esse que o encoraja a praticar todas essas disciplinas espirituais. “[…] isso faz você sentir como um malabarista cansado, na corda bamba tentando manter doze ovos no ar com outra pessoa tentando jogar mais meia dúzia de ovos para você”.
Em raras exceções: a pessoa piedosa é uma pessoa ocupada.
O crente piedoso é devotado a Deus e às pessoas, e isso leva uma vida atarefada. Embora não possamos dizer que Jesus tenha levado uma vida frenética, Jesus era um Homem ocupado. Basta observar no evangelho de Marcos quantas vezes a palavra “imediatamente” descreve a transição de um evento da vida de Jesus para outro.
(Vocação dos discípulos) Mc 1:18-20 “Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. Pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes. E logo os chamou. Deixando eles no barco a seu pai Zebedeu com os empregados, seguiram após Jesus.”
(Cura de em endemonihado em carfaum) Mc 1:21 “Depois, entraram em Cafarnaum,e, logo no sábado,foi ele ensinar na sinagoga.”
(Cura da sogra de pedro) Mc 1:29 “E, saindo eles da sinagoga, foram, com Tiago e João, diretamente para a casa de Simão e André.”
(outras curas) Mc 1:32À tarde, ao cair do sol, trouxeram a Jesus todos os enfermos e endemoninhados.”
Mc 1:35 “Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava.”
Mc 3:7-10 “Retirou-se Jesus com os seus discípulos para os lados do mar. Seguia-o da Galiléia uma grande multidão. Também da Judéia, de Jerusalém, da Iduméia, dalém do Jordão e dos arredores de Tiro e de Sidom uma grande multidão, sabendo quantas coisas Jesus fazia, veio ter com ele. Então, recomendou a seus discípulos que sempre lhe tivessem pronto um barquinho, por causa da multidão, a fim de não o comprimirem. Pois curava a muitos, de modo que todos os que padeciam de qualquer enfermidade se arrojavam a ele para o tocar.”
Se a vida de Jesus, bem como a de Paulo, fossem comparadas a vida “balanceada” visionada por muitos cristãos, eles seriam considerados workaholics”. As escrituras no entando confirmam que: a preguiça nunca leva à Piedade.
As disciplinas espirituais não foram criadas para cristãos que tem muito tempo livre nas mãos, afinal se um crente tem muito tempo livro, talvez tenha algo errado. Elas são o meio dado por Deus pelo qual os crentes ocupados se tornam como Cristo. Deus estende sua graça transformadora a vida de crentes ocupados.
Como podemos manter o ritmo? Ouvindo melhor a voz de Deus as respeitos das prioridades. A tendência é que a medida que vamos caminhando em nossa vida acumulemos mais responsabilidades, seja na carreira proffisional, casamento, filhos, bens. Isso significa que periodicamente precisamos avaliar as prioridades.
Como podemos ser mais perseverantes nas Disciplinas da Piedade? Há três coisas que, quando melhor compreendidas, certamente nos ajudarão a perseverar na pratica das Disciplinas Espirituais: O papel do espírito santo, o papel da comunhão e o papel da luta na vida cristã.

O papel do Espírito Santo

Romanos 8.29–30 (BEARA)
Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
Filipenses 1.6 (BEARA)
Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.
É papel do Espírito Santo produzir em nós o desejo e o poder para praticar as Disciplinas que levam à Piedade.
2Tm1:7
2Timóteo 1.7 (BEARA)
Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.
Não importa se o nosso temperamento é ou personalidade natural tem ou não inclinação para os hábitos ordeiros e disciplinados, a presença do Espírito Santo em nós irá nos equipar de maneira suficiente e sobrenatural com o espírito de “moderação” a fim de nos exercitarmos na piedade.
Em suma: É o espírito santo que nos faz perseverar.
João 5.24 (BEARA)
Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
Se fossemos deixados por nossa conta, nós abandonariamos esses meios de graça mantenedora rapidamente, mas o Espirito Santo nos concede Graça, nos fazendo perseverar.
A bíblia não explica a mecânica do ministérios do Espírito Santo. Mas duas coisas são claras:
Ele será sempre fiel em ajudar cada um dos eleitos de Deus a perseverar até o final nas coisas que nos farão semelhantes a Cristo.
Não devemos endurecer nossos corações, mas responder as Suas chamadas, se pretendemos ser Piedosos.
“O poder de Deus, pelo qual Ele confirma e preserva os verdadeiros crentes na graça, é tão grande que isto não pode ser vencido pela carne”.

O papel da comunhão

Não é possível praticar as disciplinas espirituais em isolamento dos outros crentes.
As disciplinas espirituais são parte da vida cristã e a vida cristã inclui a comunhão dos crentes.
A maturidade espiritual também inclui crescimento em comunhão com os filhos de Deus.
O apóstolo João justapôs essa dupla comunhão em 1Jo1:3
1João 1.3 (BEARA)
o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.
A comunhão novo testamento é tanto com o Deus trino quanto com seu povo.
Lc 2:52 “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.”
Uma razão óbvia para buscarmos a comunhão é que algumas disciplinas simplesmente requerem a comunhão (adoração pública, oração em grupo, servico etc.)
É preciso no entanto, destacar a diferença entre socialização e comunhão.
Socializar: Compartilhar sobre a vida humana e terrena.
Comunhão Cristã (koinonia) envolve compartilhar a vida espiritual.
Socializar em si não e errado, mas quando focamos somente em socializar e não em desfrutar de uma comunhão cristã nós perdemos todas as benções que a comunhão cristã e capaz de nos oferecer.
“Somente cristãos podem ter o rico banquete da koinonia, mas muito frequentemente nos contentamos com pouco mais do que o tipo de fast-food da sociação que até o mundo podem experimentar”.
JJ Packer define a comunhão como “a busca de compartilhar com os outros o que Deus revelou sobre Si mesmo, como meio de encontrar força, revigoramento e instruções para a própria alma”.
Hebreus 3.13 (BEARA)
pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.

O papel da luta

Existe um elemento de luta na vida cristã. Muitas forças combatem o progresso espiritual de quem ainda está deste lado dos Céus.
No entando, o caminho de Cristo não é sempre sem oposição. Não se engane achando que se você beber da Graça das disciplinas espirituais que sua vida será sempre fácil. No entanto, o lembrete de que todos os crentes lutam e em muitos casos de forma semelhate a cada um de nós, nos trás conforto e esperança.
A ideia de que a prática das disciplinas espirituais e o progresso em piedade acompanha lutas é confirmado em 1Tm4:10
1Timóteo 4.10 (BEARA)
Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis.
Referindo-se a piedade mencionada em 1Tm4:7
1Timóteo 4.7 (BEARA)
Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade.
O Apóstolo Paulo escreve sobre “labutar e se esforçar”. Isso quer dizer que ser semelhante a Cristo envolve também lutas. A palavra grega usada aqui significa trabalhar até ficar fadigado.
Enquanto estivermos no mundo, sofreremos incessante pressão. Jo 15:18-19
João 15.18–19 (BEARA)
Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim.
Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.
Em Galátas vemos uma das mais óbvias passagens sobre a realidade da luta espiritual
Gálatas 5.17 (BEARA)
Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
Sem dúvida teremos momentos de luta e dificuldade, mas em cristo a nossa vitória contra o pecado e a nossa carne já é certa, e enquanto estivermos nesse mundo que nos odeia, pela graça e por meio do Espírito Santo nós iremos perseverar até o fim! Até o dia em que o mesmo Deus que nos predestinou, que nos chamou e que nos justificou irá permitir que desfrutes de sua infinita glória para toda a eternidade.
Related Media
See more
Related Sermons
See more