Firmes em Cristo

Firmados em Cristo   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 12 views

Serie para Retiro Ig. Bat. Emanuel 2022

Notes
Transcript

Proposição:

Mostrar que muitas vezes seremos provados mas em Cristo obteremos a vitória.

Texto:

Daniel 1.15–17 BEARA
15 No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei. 16 Com isto, o cozinheiro-chefe tirou deles as finas iguarias e o vinho que deviam beber e lhes dava legumes. 17 Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos.

Contexto:

Vimos que Daniel foi tentado com o que há de melhor no mundo
Mas também foi provado com o sacrifício de viver de forma que agrada a Deus
Qual o resultado disso tudo?

Introdução:

Daniel estava em um contexto hostil à Palavra de Deus, sendo forçado a estudar uma nova religião, sendo forçado a adorar falsos deuses.
Daniel se lembra das palavras de Deus ao povo quando saíram do Egito
Êxodo 23.24–25 BEARA
24 Não adorarás os seus deuses, nem lhes darás culto, nem farás conforme as suas obras; antes, os destruirás totalmente e despedaçarás de todo as suas colunas. 25 Servireis ao Senhor, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e tirará do vosso meio as enfermidades.
Assim como no Egito, o povo estava em cativeiro justamente por não mais servir a Deus, mais uma vez haviam se afastado de Deus e caído em idolatria, servindo a falsos deuses pagãos.
Daniel se lembrava das promessas de Deus a seu povo
Por isso ele se manteve firme me Deus rejeitando o mundo no qual estava imerso

Esboço

Estar firme em Cristo nos leva a crescer (15)

Daniel 1.15 BEARA
15 No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei.
Ao final dos 10 dias de experiencia a aparência de Daniel e de seus amigos era melhor do que aqueles que estavam se banqueteando
Ao vivermos para Cristo de verdade, nossa vida é transformada, nossa aparência é transformada
Deus mudou assim a minha vida
Eu tinha muito problema com Ira
Testemunho do Lucas de não mais me reconhecer.
Essa é a consequência de se viver firme em Cristo
Nós crescemos e nos transformamos para ser a Imagem de Deus cada dia mais
Nós lemos ontem o texto de Tg 1.2-4
Tiago 1.2–4 BEARA
2 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, 3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. 4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
O passar por luta se aflições produz em nós a perseverança em Cristo, essa perseverança que é formada nos dá uma fé e uma vida perfeita e integra.
Ela é quem nos transforma, por isso louvamos a Deus nas tribulações e nas angustias, por que sabemos que isso nos dará crescimento.

Estar firme em Cristo nos leva a testemunhar a outros (16)

Daniel 1.16 BEARA
16 Com isto, o cozinheiro-chefe tirou deles as finas iguarias e o vinho que deviam beber e lhes dava legumes.
A mudança física de Daniel e seus amigos era tamanha que isso impactou a vida daqueles que conviviam com ele
O cozinheiro-chefe entende que eles eram diferentes e resolve ajudá-los com isso
Em nossa vida, quando decidimos realmente seguir a Cristo, outros serão impactados com isso.
Somos chamados a ser testemunhas de Cristo.
Atos dos Apóstolos 1.8 BEARA
8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
O cristão recebe esse poder de Deus para testemunhar, a coragem de ser diferente, de lutar contra o mundo.
É Deus quem nos capacita e a vocês a permanecermos firmes em Cristo. Ele nos ungiu e nos identificou como sua propriedade ao colocar em nosso coração o selo do Espírito, a garantia de tudo que ele nos prometeu
2Coríntios 1:21-22 NVT

Estar firme em Cristo nos leva a sabedoria em Deus (17)

Daniel 1.17 BEARA
17 Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos.
Quando estamos verdadeiramente firmados em Cristo, nós recebemos de Deus a Sua sabedoria
Estar firmado em Cristo nos leva a comunhão com Deus e ai sim começamos a entender melhor quem é nosso Deus
Daniel continuou sendo diferente dos outros, continuou lutando para não se contaminar, continuou sendo perseguido
Seus amigos (que também estavam firmes) foram inclusive jogados na fogueira
Daniel foi para a cova dos leões
Mas em nenhum momento eles titubearam da fé
Quero voltar agora ao texto que lemos nos primeiro dia:
Romanos 12.2 BEARA
2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Lutem, batalhem pela fé de vocês
Sejam corajosos de se manter firmes nesse mundo tenebroso
Mesmo que venham banquetes, legumes, fornalhas ou covas com leões.
Continuem firmes em Cristo em meio ao mundo
Quero terminar esse retiro com a oração (para mim a mais bonita) que Cristo fez quando sua hora chegou.
Terminar com João 17
João 17 BEARA
1 Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora;glorificaa teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti, 2 assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste. 3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. 4 Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer; 5 e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo. 6 Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra. 7 Agora, eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti; 8 porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste. 9 É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus; 10 ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado. 11 Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. 12 Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. 13 Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos. 14 Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. 15 Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. 16 Eles não são do mundo, como também eu não sou. 17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. 18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. 19 E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. 20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; 21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; 23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. 24 Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo. 25 Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci, e também estes compreenderam que tu me enviaste. 26 Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja.
“EM CRISTO DEVEMOS NOS FIRMAR PARA NÃO SE CONTAMINAR”
Related Media
See more
Related Sermons
See more