Cristo, o Rei Humilde

Exposições em Marcos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript

Introdução

O jubileu de platina que celebra os 70 anos da coroação da rainha Elizabeth II foi marcado com pompa e circunstância;
Havia uma certa expectativa sobre Jesus Cristo, sobre quando ele manifestaria seu ofício real;
Mas Jesus manifesta seu ofício de uma maneira totalmente diferente;

I. Jesus instrui os discípulos a buscar um jumentinho (vs. 1-6)

Era comum uma multidão de judeus peregrinar para Jerusalém no período da Páscoa; muitos iam uma semana antes, ficando hospedados em cidades vizinhas, como é o caso de Jesus que ficou hospedado em Betânia, cerca de 3 km de Jerusalém;
Jesus, no Monte das Oliveiras - um lugar onde glória do Senhor seria revelada, quando o Messias pusesse ali os seus pés (Zacarias 14.4; Ezequiel 43.2-9);
Jesus se revela como o Messias-Rei ao povo Judeu, conforme profecia de Zacarias 9.9
Zacarias 9.9 NAA
Alegre-se muito, ó filha de Sião! Exulte, ó filha de Jerusalém! Eis que o seu rei vem até você, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta.
De forma soberana, Jesus instrui seus discípulos a tomar um jumentinho emprestado, que nunca foi montado, para entrar em Jerusalém;
Autoridades, como reis, governadores e mesmo soldados romanos, podiam confiscar alguns animais e bens particulares para utilizarem. Jesus aqui, sobrenaturalmente revindica sua autoridade como Rei e Senhor Soberano ao, sobrenaturalmente, instruir seus discípulos a tomar emprestado um jumentinho para que fosse montado;
Conforme assevera James Edwards, “um animal de carga intato era considerado sagrado, o que tornava apropriado para um rei, uma vez que, de acordo com a Mishná, ninguém mais pode cavalgar um cavalo do rei;
A escolha de um jumentinho mostra a humildade do Rei-Messias;
“O Senhor” - Este exemplo do termo grego, kyrios, é provavelmente o uso comum para se referir a um superior social, significando algo semelhante a “professor” ou “senhor”. Aqui, provavelmente, Marcos o utiliza para se referir a Jesus;
4. Os discípulos seguem as instruções de Jesus
Ao descer até o povoado que Jesus lhes dissera, encontraram um jumentinho amarrado no portão;
Não era comum alguém solicitar uma cria não montada, talvez seja esse o motivo da indagação dos proprietários;
Conforme Cristo lhes falou, os discípulos disseram aos proprietários, que lhes emprestaram o jumentinho;

II. Jesus entra em Jerusalém montado no jumentinho (vs. 7-8)

Os reis eram conhecidos por entrar nas cidades em esplendor, especialmente durante a coroação ou após uma batalha vitoriosa. Eles podem ter andado em uma carruagem puxada por quatro cavalos ou até elefantes e acompanhados por tropas. Enquanto Jesus entra como rei, Sua abordagem é humilde – Ele não é acompanhado por soldados e monta em um jumentinho emprestado. Isso não apenas enfatiza a humildade de Jesus como rei, mas também reflete a natureza do reino de Deus;
Essa cena rememora a entrada de Salomão em Jerusalém em um jumento que pertencia ao seu pai, o rei Davi (1Reis 1.32-48);
O gesto de estender os mantos no chão e utilizarem ramos, define o caráter real e lembra a cena de uma coroação;
Rememora a coroação de Jeú (2Reis 9.13)
A expectativa daqueles que assim o faziam era de que Jesus então se rebelaria contra o Império Romano e seria aclamado o Messias-Rei e estabeleceria o seu reino novamente em Jerusalém;

III. Jesus é aclamado pelas pessoas, mas desprezado pelos religiosos (vs. 9-11)

Havia uma certa esperança de que o período da páscoa que o Messias se manifestaria como o rei de Israel e então, batalharia contra os romanos para libertar os judeus, assim como fez Moisés após instituir a páscoa e libertar os israelitas do Egito;
Talvez seja essa a razão de nesse período, o império Romano enviar muitos soldados para conter qualquer rebelião que pudesse existir;
A entrada de Jesus porém, não chamou a atenção das autoridades romanas ou judaicas, pois foi pacífica e sem qualquer pompa ou circunstância, embora muita gente tenha o aclamado;
Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento A. A Entrada Triunfal (11:1–11)

Hosana — que originalmente significava “Salve, suplicamos”, mas que mais tarde se tornou uma exclamação de louvor. Talvez as pessoas quisessem dizer: “Salve, suplicamos, de nossos opressores romanos!”.

2. Bendito o que vem em nome do Senhor! — um reconhecimento evidente de que Jesus era o Messias prometido (Sl 118:26).

3. Bendito o Reino do nosso pai Davi, que vem em nome do Senhor! (RC) — eles pensaram que o reino estava para ser estabelecido, com Cristo assentado no trono de Davi.

4. Hosana, nas maiores alturas! — um chamado para exaltar o Senhor nos altos céus, ou para ele salvar dos mais altos céus.

4. Sua chegada não foi aclamada pelos religiosos do Templo; quando entrou nos pátios, nenhuma atenção recebeu; formando uma opinião sobre tudo o que vira,

Aplicações:

1. Jesus é o Rei-Messias prometido no Antigo Testamento;
2. Jesus é o Messias humilde;
3. Entusiasmo pode não significar nada quando não há discipulado.

Conclusão

Marcos alerta contra confundir entusiasmo com fé; popularidade com discipulado. Jesus não é confessado em pompa e circunstância [assim como foi celebrado o jubileu de prata da rainha Elizabeth], mas apenas na cruz.
Related Media
See more
Related Sermons
See more