LOUVOR E ADORAÇÃO COM EXCELÊNCIA

Workshop Sexta GV  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 22 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Algo impossível de se imaginar é a vida sem música. Sejam as sinfonias dos pássaros cantando, da queda de uma cachoeira, ruído dos ventos, etc. Sejam as trilhas de filmes, novelas, séries; nada teria sentido sem a organização das notas gerando harmonia e sentimentos variados em nossa alma.
“A música molda, influencia, sugere, estimula, movimenta, explica, resolve, desperta e faz adormecer. Por vezes, a música pode não te fazer mexer o corpo, mas sempre tira a sua alma para dançar” (A décima marca - Marco Telles)
É com esse veículo envolvente, capaz de transportar os sentimentos mais variados para dentro de nós, que estamos lidando no corpo de Cristo. Fomos chamados para trabalharmos com a música na Igreja, e precisamos buscar na Palavra as orientações para executarmos com excelência nossas funções na condução da Igreja na adoração com música.

ADORAÇÃO

Percebam que eu disse “adoração com música”, e isso faz muita diferença em nossa compreensão sobre ADORAÇÃO. Nós não somos adoradores porque cantamos ou tocamos, mas cantamos ou tocamos porque somos adoradores. Fomos criados e chamados para adorarmos ao Criador com toda nossa vida. Adorar é reagir à presença de Deus. É voltar toda nossa atenção a uma divindade, um ídolo. Aponta para dobrar-se e submeter-se. Onde está nossa atenção? Muitos a tem no dinheiro, nos prazeres, no esporte, na família, em uma celebridade, na Igreja e nas funções nela. NOSSA ATENÇÃO TOTAL E PRIMÁRIA DEVE ESTAR EM DEUS. “Mais que inútil é o culto (vida) que desconhece Aquele a quem devemos submissão e lealdade” (Russel Shedd)
João 4.23 (RA)
“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores”.
O texto não diz “o Pai procura para Seus adoradores com música”, mas simplesmente adoradores em Espírito e verdade. Algo legítimo, que se espalha por todas as esferas de nossa vida. Um sapateiro convertido perguntou a Lutero o que poderia fazer para servir melhor à Deus e ser um cristão melhor. Lutero respondeu: “Faça um bom sapato e venda por um preço justo”.
O Ministério de Louvor na Igreja é mais um lugar para “fazermos um bom sapato, e vendê-lo por um preço justo”.

CHAMADO

Temos que ter uma compreensão correta do propósito que fomos chamados por Jesus. Tomemos como base o texto que Cristo chama Seus discípulos. Alguns pontos de atenção nessa passagem precisam ser levantados.
Marcos 3.13–15 (RA)
“Depois, subiu ao monte e chamou os que Ele mesmo quis, e vieram para junto Dele. Então, designou doze para estarem com Ele e para os enviar a pregar e a exercer a autoridade de expelir demônios”.
1- JESUS É QUEM CHAMA QUEM ELE QUER
Não somos chamados pelo nosso desejo, nossa capacidade, nossa disposição; mas SOMOS CHAMADOS POR JESUS. Ele chama quem Ele quer! Ele é quem faz tudo, inclusive colocar um cântico em nossos lábios.
Salmo 40.1–3 (RA)
“Esperei confiantemente pelo Senhor; Ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor”.
2- RESPONDEMOS AO CHAMADO COM UM PROPÓSITO DEFINIDO POR DEUS
Costumamos inverter a ordem do propósito a que fomos chamados. Normalmente entendemos que fomos chamados para as atividades do ministério. Tocar, cantar, sonorizar, projetar. Nada disso! O texto nos orienta a colocar os propósitos em seus devidos lugares. Fomos chamados primeiramente para ESTARMOS COM JESUS (Então, designou doze para estarem com Ele…) e depois para as atividades (e para os enviar a pregar e a exercer a autoridade de expelir demônios)
Antes de entrarmos nas atividades do ministério, precisamos avaliar como estamos tratando o propósito primeiro a que fomos chamados, que é para ESTARMOS COM JESUS. O que Cristo quer é que os Seus estejam próximos a Ele, aprendendo, recebendo orientações, obedecendo Seus mandamentos. Estar com Jesus é ter coração transformado.
Ezequiel 36.26–27 (RA)
“Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis”.
É ter paixão por Sua presença, lendo a Palavra e orando incessantemente.
João 5.39 RA
Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.
Examinai as Palavras de vida eterna que testificam de Jesus. Somos chamados primeiramente para ESTARMOS COM JESUS, com coração novo e tendo prazer pela Sua Palavra. Ainda é super importante termos zelo pela vida de oração, que nos aproxima muito do Pai.
Filipenses 4.6–7 (RA)
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.
Quem quiser cantar e tocar, deve viver uma vida de oração. Assim conduzirá com verdade a Igreja em adoração com música.
“A oração verdadeira é o reconhecimento tanto da nossa carência desesperadora, como da suficiência divina. Para Jesus, a oração era tão necessária quanto o ato de respirar para manter a vida”. (Ray Stedman)
Se Jesus enxergava a oração com tanta responsabilidade, nós precisamos nos espelhar Nele e levar uma vida séria de oração.

O DIA A DIA DO MINISTÉRIO DE MÚSICA

Os adoradores achados por Deus, que têm a atenção voltada para Ele, com a compreensão do chamado para estar com Ele em devoção, estão espalhados por toda sociedade, são a Igreja de Cristo. Alguns sentem um chamado específico para atuarem na condução da Igreja em adoração com música. E agora? Quais os procedimentos? Algumas compreensões são necessárias, e vamos tratá-las agora:
1- FAÇA TUDO COM EXCELÊNCIA
Salmo 33.3 (NVI)
Cantem-lhe uma nova canção; toquem com habilidade ao aclamá-lo.
Lembrem-se da ilustração do sapateiro de Lutero. Façam “o melhor sapato”, ou seja, façam tudo com maestria. Se for tocar, tirem um tempo de estudo, para que a execução seja a mais bela possível. Os cantores, cuidem da voz, pois é seu instrumento na banda. Sonoplasta, conheça a mesa, os microfones, os cabos. Procure dicas de sonorização na internet, ou busque cursos para aprimorar sua atuação no Ministério. Multimídia idem. Sejam todos hábeis em suas funções, pois o fim de tudo é sempre a glória do nosso Senhor. O Grupo precisa atentar-se para um repertório bonito e, acima de tudo, CRISTOCÊNTRICO e coerente com a Palavra. Assim teremos execução bela e proclamação do Evangelho puro e simples.
2- PREPARE-SE PARA O ENSAIO
As canções ministradas devem ser passadas para o grupo com antecedência. Não recebendo, cobre o líder, para que todos tenham condições de ouvir previamente e tirar as canções. Evite mais de uma música nova no repertório. Prefira as conhecidas ou familiares. Não cometa o absurdo de deixar para aprender as canções no ensaio. Ensaio é lugar de alinhar tudo, e não de aprender. Ore durante a semana pelo ensaio e pelo momento que estarão conduzindo a adoração com música.
3- PARTICIPE ATIVAMENTE DOS ENSAIOS
No ensaio, vá com a intenção de participar e contribuir para o bom andamento. Todo ensaio deve ser precedido de rápida oração inicial. EVITEM ATRASOS, pois é o grande vilão da boa condução do ensaio. Tenham uma organização para que não se torne um momento enfadonho e improdutivo. Ideal que vocal e instrumental tenham momentos de ensaios separados. Vocal poderia ir para um outro ambiente e ajustar as vozes, depois juntarem ao instrumental. Vocalistas, marquem bem o microfone usado no ensaio a fim de usar o mesmo no culto.
4- PREPARE-SE PARA O CULTO
Com tudo devidamente preparado no ensaio, preparem-se espiritual, física e emocionalmente para o culto. Tragam à memória a mensagem das canções, que devem estar sempre alinhadas à mensagem pregada pelo Pastor. Importante manter essa conexão louvor/pastor. Peça ao Pastor pelo menos o tema da mensagem, para que os cânticos dialoguem com a mensagem.
5- NO CULTO, SAIBA QUE TUDO VEM DE DEUS. NÃO FORCE NADA.
Salmo 22.25 (NAA)
De Ti vem o meu louvor na grande congregação; cumprirei os meus votos na presença dos que O temem.
Sejam facilitadores na condução musical, pronunciando bem as palavras, tocando e cantando em um volume em que a Igreja possa ser ouvida. NÃO PREGUE! NÃO MANDE RECADOS! NÃO FORCE A IGREJA A NADA! Oriente a ficar em pé, ou acompanhar com palmas, mas sem dar a impressão de obrigação. Anuncie com simpatia, clareza e objetividade as canções. A adoração vem de Deus, não de seus comandos na frente da Igreja.
“Quando adoramos, só devemos ficar satisfeitos se expressarmos o verdadeiro amor ou se nosso culto revelar toda a preciosidade do Senhor, infundindo-a nos participantes” (Russel Shedd)
Related Media
See more
Related Sermons
See more