Faithlife Sermons

SERMÃO: SE NÃO FOSSE JESUS

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Handout

SERMÃO: SE NÃO FOSSE JESUS

TEXTO: JOÃO 3:1-7
Se não fosse Jesus, nenhum de nós estaria aqui nesse culto e estaríamos todos condenados à destruição.
Uma escolha bem feita é capaz de promover as mais fantásticas mudanças nessa vida com efeitos para a vida eterna.
Hoje vamos falar de um homem que resolveu ter um encontro com Jesus e esse encontro mudou a sua vida para sempre.
Todas as pessoas deste mundo que tomarem a decisão de se encontrar com Jesus, terão sua vida transformada pela Sua grandeza e santidade.
Este homem era membro do Sinédrio (composto por 71 pessoas eruditas)
Se não fosse aquele encontro com Jesus, passaria para a história como apenas mais um dos 71 membros do Sinédrio.
Se não tivesse tomado aquela decisão, seu nome possivelmente não seria mencionado no evangelho de João.
Além dos discípulos nenhuma outra pessoa foi mencionada no evangelho de João por nome. João fala da mulher que se encontra com Jesus no poço de Jacó, fala da mulher apanhada em adultério, do homem cego de nascença. Mas nenhuma delas é mencionada por nome.
Mas a história desse homem é relatada por João sendo mencionado por nome.
Estamos falando de Nicodemos. João 3:1-7.
Nessa entrevista com Nicodemos, Jesus nos ensina 4 grandes verdades:
A necessidade do homem de começar de novo - um novo nascimento (versos 3-8)
As fraquezas humanas podem ser supridas somente pelas verdades da Palavra de Deus. (versos 9-13)
Cristo deixa claro porque veio de fato a esse mundo e como as pessoas que crêem nEle podem de fato ser felizes (Versos 14-18)
Pessoas que escolhem não crer em Jesus e permanecem vivendo sem Ele, terminarão a vida de uma maneira deplorável e numa condição muito triste de ver (Versos 18-21).

O HOMEM NICODEMOS

Esse foi um encontro espetacular, entre duas pessoas fantásticas: Nicodemos (o conquistador de pessoas) e Jesus (O Salvador das pessoas).
Seu nome grego significava "O conquistador de pessoas". (νίκη, victory, and δῆμος, people.
Marvin Richardson Vincent, Word Studies in the New Testament, vol. 2 (New York: Charles Scribner’s Sons, 1887), 89.
Se não fosse Jesus, Nicodemos teria passado para a história como apenas mais um, cuja vida, não passaria de apenas um mito qualquer.
Nicodemos ocupava alta posição de confiança na nação judaica.
Possuía esmerada educação, e era dotado de talentos acima do comum, sendo igualmente membro honrado do conselho nacional. Fora, juntamente com outros, agitado pelos ensinos de Jesus. Se bem que rico, instruído e honrado,
sentira-se estranhamente atraído pelo humilde Nazareno.
A manifestação de autoridade por parte de Cristo, na purificação do templo, despertara nos sacerdotes e principais decidido ódio.
estudara ansiosamente as profecias relativas ao Messias;
sentira-se grandemente aflito com a profanação do templo.
Fora testemunha ocular da cena da expulsão dos vendedores e compradores por Jesus; presenciara a maravilhosa manifestação de poder divino; vira o Salvador receber os pobres e curar os enfermos; vira-lhes a expressão de alegria, e escutara-lhes as palavras de louvor; e não podia duvidar de que Jesus de Nazaré era o Enviado de Deus. – {DTN 109.3}
Foi ter com Jesus de noite, porque tinha medo de ser rejeitado pelos fariseus.
Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 12:42)
42Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele, mas, por causa dos fariseus, não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; j43porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus

CONQUISTAS HUMANAS PERTENCEM A ESSE MUNDO E NÃO SALVAM NINGUÉM

Em presença de Cristo, experimentou Nicodemos uma estranha timidez, que se esforçou por ocultar sob um ar de compostura e dignidade.
“Rabi”, disse ele, “bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que Tu fazes, se Deus não for com ele”. João 3:2.
Esperava, falando dos raros dons de Cristo como mestre, bem como de Seu maravilhoso poder de operar milagres, preparar o terreno para a entrevista que pretendia. Suas palavras visavam exprimir e despertar confiança; na realidade, porém, exprimiam incredulidade.
Não reconheceu Jesus como o Messias, mas apenas como um mestre enviado por Deus.
Não é tanto de conhecimento teórico que precisas, mas de regeneração espiritual. Não necessitas satisfazer tua curiosidade, mas ter um novo coração. É necessário que recebas nova vida de cima, antes de te ser possível apreciar as coisas celestiais.
Nicodemos tinha tudo, mas faltava o essencial: os requisitos para a vida eterna.
"É impossível à mente finita compreender a obra da redenção. Seu mistério excede ao conhecimento humano; "DTN, 112

O HOMEM JESUS

O ÚNICO QUE PODE SALVAR O HOMEM É JESUS
Invenção alguma humana pode encontrar o remédio para a alma pecadora. DTN, 112.
“A inclinação da carne é inimizade contra Deus; pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser”. Romanos 8:7. “Do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituições, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias”. Mateus 15:19
"Nicodemos ouvira a pregação de João Batista quanto ao arrependimento e ao batismo, e indicando ao povo Aquele que havia de batizar com o Espírito Santo." DTN, 113.
"Não ficou tão impressionado com a necessidade do novo nascimento, como acerca da maneira por que esse se havia de realizar. Admirado, disse: “Como pode ser isso?” – {DTN 112.
"Enquanto Jesus falava, alguns raios da verdade penetraram no espírito do príncipe".DTN, 113.
"Mas ao explicar Jesus que Sua missão na Terra era estabelecer um reino espiritual e não temporal, Seu ouvinte sentiu-se perturbado. Vendo isso, Jesus acrescentou: “Se vos falei de coisas terrestres e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?” João 3:12.

PARA SER SALVO É PRECISO NASCER DE NOVO

O homem Jesus fala de forma direta e clara:
João 3:3,5
3A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, a não pode ver o reino de Deus. b4Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?
5Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
Fariseu estrito, orgulhava-se de suas boas obras. Era largamente estimado por sua beneficência e liberalidade na manutenção do serviço do templo, e sentia-se certo do favor de Deus.
Achava não precisar de nenhuma mudança. Daí sua surpresa ante as palavras do Salvador. Ficou irritado por sua íntima aplicação a si próprio. O orgulho do fariseu lutava contra o sincero desejo do pesquisador da verdade.
"Eram zelosos em manter uma aparência de piedade, mas negligenciavam a santidade do coração." DTN, 112.
"Sua grande necessidade era aquela mesma mudança que Cristo estivera explicando a Nicodemos — um novo nascimento moral, uma limpeza do pecado e renovação do conhecimento e da santidade. – {DTN 113.2
No conceito dos homens, sua vida fora justa e digna de honra; em presença de Cristo, no entanto, sentia que seu coração era impuro, sua vida destituída de santidade. – {DTN 113.4}

PARA NASCER DE NOVO É PRECISO MORRER PRIMEIRO

João 3:14,15
14E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,15para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.
Os que haviam sido mordidos pelas serpentes poderiam haver demorado a olhar. Poderiam ter posto em dúvida a eficácia daquele símbolo metálico. Poderiam haver pedido uma explicação científica. Nenhuma explicação lhes era dada, porém. Deviam aceitar a palavra que Deus lhes dirigia através de Moisés. Recusar-se a olhar, era morrer. – {DTN 114.1}
Nicodemos precisou desaprender para aprender.
Começou a ver o reino de Deus, ao submeter-se à direção do Espírito Santo. – {DTN 114.2}

CONCLUSÃO

Na entrevista com Nicodemos, Jesus desdobrou o plano da salvação, e Sua missão no mundo. Em nenhum de Seus posteriores discursos explicou tão plenamente, passo por passo, a obra necessária ao coração de todo aquele que quisesse herdar o reino do Céu.
Nicodemos ocultou a verdade no coração, e por três anos pouco foi, aparentemente, o fruto. – {DTN 115.1}
A luz daquela secreta entrevista iluminou a cruz do Calvário, e Nicodemos viu em Jesus o Redentor do mundo. – {DTN 115.2}
Nicodemos tomou ousadamente a dianteira. Empregou sua fortuna na manutenção da igreja infante,
Foi desdenhado e perseguido pelos que lhe haviam tributado reverência em outros tempos. Tornou-se pobre em bens deste mundo; todavia, não vacilou na fé que tivera seu início naquela conferência noturna com Jesus. – {DTN 115.3}
"As verdades aí ensinadas são tão importantes hoje em dia como naquela solene noite, na sombria montanha, quando o príncipe judeu foi aprender, com o humilde Mestre da Galiléia, o caminho da vida. – {DTN 115.4}
Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 19:39)
39E também Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus à noite, c foi, levando cerca de cem libras d de um composto de mirra e aloés. e

Cem libras: Uns 30 quilos. Ver Jo 12:3,

Mirra e aloés: Substâncias aromáticas extraídas de plantas; eram colocadas entre as faixas que envolviam o cadáver

Related Media
Related Sermons