1 Co 3.18-22: Divisão por causa dos Ministros com base na sabedoria humana é Tolice a Luz das Riquezas do Ministério

1 Coríntios: Maturidade Cristã   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

Introdução

Questões Introdutórias Relevantes

A Cidade de corinto era uma cidade conhecida pela carnalidade, sexualidade, filosofia pagã e arrogância. A igreja vinha absorvendo essas características e confundiu a mensagem do evangelho com a filosofia humana, especialmente após o impacto de um excelente orador como Apolo. De modo que a igreja ficou dividida entre os líderes de acordo com suas preferencias pessoais.
O propósito da Carta é Desenvolver a Maturidade da Igreja de Corinto. E sua Mensagem é que A verdadeira maturidade espiritual na vida de uma igreja desenvolve relacionamentos de amor sob o poder libertador e a graça unificadora de Cristo.

Contexto

Paulo incia a argumentação de que a Maturidade Espiritual é Expressa Pela Unidade [1.10-4.21], evidencia essa realidade de duas formas, a primeira mostrando que as divisões vinham pela Falta de compreensão da Mensagem do Evangelho [1.10-3.4] e do Ministério do Evangelho [3.5-4.21].
Assim Paulo corrigi a percepção do Evangelho dos coríntios afirmando que A Pessoa de Cristo [1.10-17], A Mensagem da Cruz [1.18-25], Chamado da Salvação [1.26-31] são o centro de uma igreja madura. Em seguida demonstra em seu próprio ministério como a Mensagem do Evangelho é o seu Fundamento [2.1-5] e Conteúdo [2.6-16]. Finalizando essa primeira seção da má compreensão da Mensagem do Evangelho como motivo de divisão e já introduzindo a segunda da má compreensão do ministério do Evangelho Paulo destaca que os coríntios eram imaturos e por isso não compreendiam nem a mensagem nem o ministério do evangelho [3.1-4].
Paulo Incia o segundo bloco corrigindo a percepção dos coríntios do ministério do evangelho [3.5-4.21]. Paulo lembra os coríntios que o Ministério é maior do que os ministros [3.5-9], que o ministério deve ser tratado com seriedade a luz do juízo divino [1 Co 3.10-17] e agora que A divisão por causa dos ministros com base na sabedoria humana é tolice a luz das riquezas do ministério cristão. No Capítulo 04 vai usar o próprio ministério apostólico para concluir esse bloco e mostrar o modelo adequado de ministério fruto da centralidade de Cristo e sabedoria divina.

A Sabedoria de Deus que é Loucura para os homens é o fundamento do Ministério [3.18]

Paulo inicia essa etapa direcionando a conclusão da sua correção. Afirmando que se alguém deseja se tornar sábio deve tornar-se antes louco nos padrões humanos para alcançar a sabedoria de Deus e compreender o sentido do ministério cristão que não deve ser medido em parâmetros humanos.
Um desafio grande aos coríntios que se apegavam a padrões humanos de sucesso, sabedoria e liderança. E de forma demasiada apegavam-se aos líderes. Paulo deseja corrigir esses irmãos e mostrar o valor do ministério que tem sua origem em sabedoria divina e, portanto, não depende das lideranças que são apenas servos usados por Deus para “plantar” ou “colher”.

A Sabedoria Natural não se Compara a Sobrenatural [3.19-20]

Em seguida Paulo usa dois textos do Antigo Testamento para ilustrar como esse conceito não era novo e já estava bem fundamentado na Teologia judaico-cristã. Provavelmente essa comunidade estava familiarizada com o judaísmo e provavelmente tinha número significativo de judeus influentes, um dos líderes aclamados era Apolo um judeu cristão eloquente.
Assim começa citando Jó 5.13 afirmando que Deus “apanha” o Sábio em seu próprio conhecimento, ou pelo menos aquele que se acha sábio ou valoriza essa capacidade humana, não se compara com Deus. Em seguida menciona Sl 94.11 que relembra seus ouvintes que Deus conhece até mesmo os pensamentos dos homens e demonstra como estes pensamentos são fúteis, não sendo apropriados para o julgamento de valor e muito menos deveriam ser considerados na escolha do líder ou causar a divisão na igreja.
Jó 5.13 NVI
13 Apanha os sábios na astúcia deles, e as maquinações dos astutos são malogradas por sua precipitação.
Salmo 94.11 NVI
11 O Senhor conhece os pensamentos do homem, e sabe como são fúteis.

Glória Somente a Deus [3.21-22]

A conclusão com base nesse argumento é natural. Homens não deveriam ser glorificados ou exaltados e muito menos o motivo de divisão na igreja de Jesus Cristo. Ainda que sejam Apóstolos como Paulo ou Cefas (Pedro) ou Grandes Oradores como Apolo. Nada deveria substituir ou esconder o que de fato merece toda honra, toda a glória e todo o Louvor!
O grande problema dos coríntios era trocar o ministério pelos ministros, trocar sua fidelidade a Deus por lideranças, se anteriormente não deveria fazer isso por causa do juízo divino, agora o motivo é as riquezas do ministério! Não devem trocar algo tão grande quanto o evangelho da graça por algo tão pequeno como um líder carismático, afinal os líderes são obreiros, agricultores ou edificadores, mas a plantação, edifício, santuário ou o ministério pertencem a Deus!
Isso fica muito claro no final do argumento não troquem nada pela glória de Deus a quem tudo pertence! Primeiro tudo pertence aos corintios Apolo, Pedro, mundo, vida, morte, presente ou futuro, afinal pertencem a Cristo e Cristo a Deus! Um fluxo de argumento impressionante. Visto que Cristo pertence a Deus e os corintios a Cristo brigar por lideranças ou capacidades humanas é ridículo, visto que a eles pertencem os lideres, a nova vida, a morte, o presente e o futuro! Imagens extremas para mostrar a grandeza imensurável das riquezas que a eles pertenciam por serem “co herdeiros” com Cristo.

Princípios Eternos

Sirva de Coração onde Deus o chamou olhando para o que recebeu em Cristo
Não de glória a nada que não seja a Deus único e verdadeiro
Lembre-se de que os líderes são servos do ministério
Seja um líder consciente que, apesar das capacidades, depende do dono do ministério a quem pertence toda honra, toda a glória e todo louvor
Tenha em mente as riquezas do evangelho nos momentos em que se sente desgastado ou cansado.
A Igreja não pertence ao líder X ou Y, mas a Deus quem chamou a salvação e uniu naquele lugar para servir o ministério que a ele pertence.
As riquezas do ministério a semelhança do julgamento do ministro vem de Deus

Desafios

Sirva a Deus com suas capacidades, mas consciente que ele merece toda honra, toda a glória e todo louvor.
Ore para que Deus de essa consciência a igreja de modo que Deus seja glorificado exclusivamente sempre!

A Loucura do Ministério Glorifica Somente a Deus

Related Media
See more
Related Sermons
See more