Faithlife Sermons

Tu porém, permaneça na Palavra

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Tu porém, permaneça na Palavra

Estamos vivendo dias difíceis, basta ligar a TV para vermos algumas notícias perturbadoras de abusos sexuais, violência e corrupção. Quando olhamos ao nosso redor e vemos tanta maldade no mundo fazemos a seguinte pergunta: onde o mundo vai parar? Em que tipo de sociedade meus filhos vão crescer? Meu Deus! O que será que Deus pode nos dar como alento para estes tempos difíceis? Onde podemos pôr a nossa esperança?
Anestesista estuprando grávida na sala de Parto;
Políticos que só se importam com seu próprio projeto de poder;
Escândalos

Os tempos são terriveis:

Em resumo, vivemos dias terríveis onde as pessoas amam mais a si mesmas.
Cartoon da mensagem do mundo, onde rejeitar a Deus seria alcançar liberdade.
Romanos 1.25–26 NVI
25 Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. 26 Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza.
Nossos amores estão todos fora de ordem, amamos o que não deveriamos amar, e por causa disso, vivemos em dias terriveis. Esse é o verdadeiro problema do mundo.
Por essa razão, Paulo aconselha timóteo a olhar para ele como um exemplo de quem permanece firme diante de dias terríveis:
2Timóteo 3.10–12 NVI
10 Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, 11 as perseguições e os sofrimentos que enfrentei, coisas que me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra. Quanta perseguição suportei! Mas, de todas essas coisas o Senhor me livrou! 12 De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.
Paulo é enfático em dizer, TODOS QUE DESEJAM SEGUIR A JESUS, SERÃO PERSEGUIDOS

UM CONSELHO: PERMANEÇA NAS COISAS QUE APRENDEU: SAGRADAS ESCRITURAS (3.14-15)

Aqui Paulo nos trás a resposta de como podemos vencer os dias terríveis e ser agentes de transformação: PERMANECER na bíblia!
2Timóteo 3.14–15 NVI
14 Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. 15 Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.
É por meio da bíblia que nós podemos perseverar! Pois é através dela que alcançamos salvação.
A bíblia nos revela o grande drama de Deus, a obra de teatro da qual agora nós podemos atuar, e a bíblia é nosso roteiro!
A Bíblia não é um compilado de promessas para que nosso ego seja confortado, para que nos finais de semana você tenha a sensação de uma anestesia de que “está tudo bem”
A Bíblia é uma narrativa de como Deus interveio na história e se tornou REI!
2Timóteo 3.16–17 NVI
16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 17 para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
O QUE A BÍBLIA É:
INSPIRADA POR DEUS (3.15): Isso significa que Deus não está em silêncio sobre o que acontece no mundo. O mundo pode tampar os seus ouvidos para não ouvirem o que Deus tem a dizer, mas tenha certeza: O leão não pode ser amordaçado, o Senhor não está em silêncio e cada vez que alguém abre as páginas da bíblia o hálito de Deus se faz presente. A Palavra é inspirada por Deus. É o próprio Deus falando ao mundo, ao meu e ao seu coração.
Ilustração com foto do James Web
Isaías 40.26 NVI
26 Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exército celestial, e a todas chama pelo nome. Tão grande é o seu poder e tão imensa a sua força, que nenhuma delas deixa de comparecer!
O QUE A BÍBLIA FAZ:
TORNA SÁBIO PARA A SALVAÇÃO (vs. 15): Foi através da mensagem da bíblia que nós entendemos que somos amados por Deus e que Ele deu Seu filho a morrer por nós. A bíblia iluminou os olhos do nosso coração e gerou em nós arrependimento, e então, fomos salvos do pecado. É a bíblia que opera a salvação, não o homem. Você se lembra do dia em que entendeu que foi salvo pela graça?
NOS ENSINA (Vs. 16): Isso quer dizer que a obra da Palavra em nós não é pontual, mas eterna. Ela não trabalha apenas na salvação que aconteceu anos atrás, mas continua trabalhando em mim para que eu me torne parecido com Jesus e frutífero em todas as áreas da minha vida. Quem faz isso é a Palavra
o REPREEDE O ERRO: Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor.
o CORRIGE A ROTA: Lembre-se de onde caiu! princípio.
o INSTRUI NA JUSTIÇA: Arrependa-se e pratique as obras que praticava no início (Apocalipse 2:2-5)
Hebreus 4.12–13 NVI
12 Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. 13 Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.
Para Zuínglio, a Palavra de Deus é tão poderosa e eficaz que quando ela “brilha sobre o entendimento humano, ela o ilumina de tal forma que ele entende e confessa a Palavra e tem certeza dela”.
Na Bíblia, descobrimos um Deus real e complexo. Se você tiver um relacionamento com uma pessoa real, de tempos em tempos se sentirá confuso e exasperado com ela. Do mesmo modo, de tempos em tempos se sentirá confuso com o Deus que encontra nas Escrituras – e também se sentirá impressionado e consolado. Sua oração deve estar firmemente conectada à leitura da Palavra e nela fundamentada. Timothy Keller
“Se Deus não tivesse falado, nós não nos atreveríamos a falar, porque não teríamos nada a expressar exceto nossas triviais especulações. Mas já que Deus falou, nós também precisamos falar, comunicando a outros o que ele nos comunicou nas Escrituras. De fato, nós nos recusamos a ser silenciados” STOTT, J. (2005). O perfil do pregador. São Paulo: Vida Nova
POR QUÊ A BÍBLIA FAZ ISSO?
NOS TORNAR APTOS E PREPARADOS, Isso significa que a bíblia nos causa uma transformação completa em nossa identidade para que sejamos capacitados a fazer a vontade de Deus aqui na terra.
Related Media
Related Sermons