DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA BATISTA - ELEIÇÃO

DECLARAÇÃO BATISTA  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 186 views

Desenvolver o tema sobre Eleição na perspectivia da declaração doutrinária Batista

Notes
Transcript

ELEIÇÃO - TEOLOGIA SISTEMÁTICA

Sistemática de Wayne Grudem

Começamos este capítulo com a obra de Deus na eleição, ou seja, sua decisão de escolher para ser salvo antes da fundação do mundo. Essa ação de escolher, é claro (a rigor) parte da aplicação de salvação para nós, como aconteceu antes de Cristo venceu a nossa salvação quando Ele morreu na cruz. Mas tente a eleição, neste momento, porque é cronologicamente o início do relacionamento de Deus com nós em bondade.Por isso, é correto pensar nele como o primeiro passo no processo de receber a salvação de Deus individualmente.
Podemos definir a eleição como se segue: A eleição é um ato de Deus antes da criação em que ele escolhe algumas pessoas para ser salvo, não previsível com base no mérito em si, mas porque esse é seu desejo soberano.
Várias passagens do Novo Testamento parecem dizer muito claramente que Deus preordenou que seriam salvos. Por exemplo, quando Paulo e Barnabé começaram a pregar aos gentios em Antioquia da Pisídia, Lucas escreve: "Ao ouvir isso, os gentios alegraram e comemoraram a palavra do Senhor, e todos quantos estavam destinados para a vida eterna" ( Atos 13:48).É significativo que Lucas menciona o fato de a eleição quase de passagem. É como se fosse algo normal quando pregar o evangelho. Como muitos acreditam? "Todos os que estavam destinados para a vida eterna."
Paulo fala sobre Deus escolheu Jacó em vez de Esaú, diz que não foi por algo que Jacó e Esaú tinham feito, mas apenas para que ele pudesse continuar a propósito da eleição divina. Antes que os gêmeos nasceram, ou fazer algo de bom ou ruim, e para confirmar o propósito da eleição divina, e não em ações, mas ao chamado de Deus, disse-lhe: "O mais velho servirá ao mais jovem."E assim está escrito: "Amei Jacó, mas odiei Esaú". (Romanos 9:11-13)
Embora este versículo não menciona especificamente a escolha dos seres humanos, é também interessante notar neste ponto que Paulo diz sobre os anjos. Quando ele dá uma liminar solene a Timóteo, ele escreve: "Conjuro-te diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo e dos anjos eleitos, que guardes estas coisas sem preconceito, nada fazendo com parcialidade" (1 Timóteo 5:21, KJV 1960 .)
Nesse trecho do argumento de Grudem, levanto a reflexão sobre a expressão eleito, pois se esgotarmos seu sentido, baseado na visão calvinista de elição, teríamos que conceber a possibilidade de Deus ter escolhido ou preterido o diabo.
É importante que vejamos esta doutrina na forma como o Novo Testamento vê:
Como consolação.
Como uma razão para louvar a Deus.
Como um estímulo para a evangelização.
Equívocos sobre a doutrina da eleição
A escolha não é fatalista e mecanicista.
A escolha não é baseada na presciência de Deus da nossa fé.
Reprovação é a decisão soberana de Deus antes da criação da falta de algumas pessoas, que não querem salvá-los, infelizmente, e puni-los por seus pecados, e assim demonstrar a sua justiça. Assim, na apresentação que as Escrituras são Deus é a origem da eleição, mas o homem é a causa da reprovação. Outra diferença importante é que a base para a seleção é a graça de Deus, enquanto a base de reprovação é a justiça de Deus.
A doutrina da eleição nos diz que eu sou um cristão porque Deus na eternidade passada decidiu derramar seu amor sobre mim. Mas por que vocês decidiram fazer? Não é uma coisa boa que havia em mim, mas simplesmente porque ele queria me amar. Nenhuma outra razão. Pensar dessa forma ajuda-nos a ser humildes diante de Deus. Nos faz perceber que não temos o direito à graça divina. Nossa salvação é única e inteiramente à graça de Deus. Nossa resposta única e apropriada é dar-lhe eterno louvor.

Sistemática de Franklin Ferreira

Chama-se Amyraldianismo, o sistema criado pelo teólogo francês Moisés Amyraut, que também recebe o nome de “predestinação universal hipotética”, “post-redencionista”, “universalismo hipotético”, “universalismo hipotético da divina graça”. Amyraut – que se considerava um genuíno intérprete de Calvino – sustentava a idéia de que Deus em Cristo proveu a salvação para todos, todavia só serão salvos aqueles que se apropriarem da salvação pela fé, que é um dom de Deus.
Portanto, a teoria de Amyraut nada mais é do que uma tentativa de síntese do calvinismo com o arminianismo.38 A teoria de Amyraut estava de acordo com a Teologia Reformada, ao afirmar que a doutrina da eleição depende unicamente da boa vontade de Deus; por outro lado, diferia dos Reformados e, se assemelhava à teoria arminiana, quando fazia o decreto da redenção preceder ao decreto da eleição.
Finalizando, deve ser enfatizado que o que tem sido tratado aqui não se refere ao poder da expiação de Cristo. Caso fosse esta a questão, não haveria dúvida em afirmar a suficiência do sacrifício de Cristo para salvar a todos os homens; antes, o que estamos tentando mostrar, é que o jogo de palavras constituído de “suficiência” e “eficiência” desloca o foco da questão. Não está sendo discutido o alcance do poder da morte expiatória de Cristo, mas sim, o objetivo de Sua morte. Cristo morreu pela Sua Igreja.39 Por isso deve ser reafirmado: Cristo morreu para salvar os Seus; deste modo, a Sua morte é suficiente e eficaz para salvar todo o Seu povo e somente o Seu povo, conforme o Seu decreto eterno (Is 53.10,11; Mt 1.21; Jo 6.37-40,44,65; 10.14,15, 24-29; 17.6-26; Rm 5.12-21; Ef 5.25-27). Alguns representantes do amyraldianismo entre os reformados: Richard Baxter (1615-1691), Heinrich Heppe, Augustus H. Strong, Donald Bloesch e Millard Erickson.
Ele veio ao mundo para representar e salvar apenas aqueles que Lhe foram dados pelo Pai. Desta forma, a obra salvadora de Cristo foi limitada no sentido em que foi designada para salvar uns e não outros, mas não foi limitada em valor, pois seu valor é infinito. Ela teria assegurado a salvação de todos, se essa tivesse sido a intenção de Deus.
Como L Boettner adequadamente observa, “para o calvinista a expiação é como uma ponte estreita que atravessa todo o rio; para o arminiano, é como uma grande e larga ponte que vai apenas até a metade do caminho”. Desta forma, são os arminianos que impõem uma limitação maior à obra de Cristo.

Sistemática Charles Hodge

Por quem Cristo morreu? Trata-se de uma questão entre agostinianos e antiagostinianos. Os primeiros crêem que Deus, havendo escolhido, desde toda a eternidade, alguns para a vida eterna, teve, na missão e obra do seu Filho, uma referência especial à salvação deles. Os segundos, negando que houve tal eleição de uma parte da família humana para a salvação, mantém que a missão e obra de Cristo teve como alvo a humanidade inteira.
É uma grosseira distorção da doutrina agostiniana pretender que ela ensine que Cristo sofreu certa medida em prol de determinada quantidade de pessoas; que ele teria sofrido mais se maior fosse o número incluído no propósito da salvação. Esta não é a doutrina de nenhuma igreja sobre a terra, nem jamais o foi. O que foi suficiente por um, foi suficiente por todos.
Se é justo que todos os homens deveriam perecer devido ao seu pecado, é justo deixar que parte da raça pereça dessa maneira, enquanto a salvação da outra porção é uma questão de favor imerecido. Não se poderá negar que Deus fez um pacto com o Seu Filho neste sentido. Ou seja, ele prometeu a salvação de seu povo em recompensa de sua encarnação e sofrimentos; Cristo entrou neste mundo e sofreu e morreu com base nessa condição, e, havendo cumprido essa condição, tem direito à recompensa prometida. Esses fatos estão declarados na Escritura tão nitidamente, e tantas vezes, que não admitem que sejam postos em dúvida. Mas, se esse é o plano de Deus com respeito à salvação dos homens, segue-se necessariamente que a eleição precede a redenção; que Deus determinou quem seria salvo antes de enviar o seu seu Filho para salvá-los. Portanto, nosso Senhor disse que aqueles que o Pai lhe dera, esses com certeza viriam a ele, e que ele os ressuscitaria no último dia. Esses fatos bíblicos não podem ser admitidos sem se admitir, ao mesmo tempo, que a morte de Cristo teve uma referência ao seu povo, cuja salvação ele garantiu, que não teve para outros aos quais Deus, por razões infinitamente sábias, decidiu deixar entregues a si mesmos. Segue-se, pois, da natureza do pacto da redenção, tal como se apresenta na Bíblia, que Cristo não morreu igualmente por toda raça humana, senão que se deu a si mesmo por seu povo e pela redenção deles.

5 pontos porque não sou Calvinista

Eu percebi que a decisão de se humilhar-se e arrepender-se na fé não é meritório. Até mesmo os crentes arrependidos merecem castigo eterno. Pedir perdão não gera mérito para o ser perdoado. Pense nisso desta maneira. Será que o filho pródigo ganha mérito ou de alguma forma merece a recepção de seu pai com base no que ele humildemente voltou para casa? Claro que não. Ele merecia ser punido, não recompensado. A aceitação de seu pai foi uma escolha do pai sozinho e foi TUDO PELA GRAÇA. O pai não tem que perdoar, restaurar e dar uma festa para seu filho com base no que ele escolheu para voltar para casa. Isso foi obra do pai.
Humilhação e quebrantamento não são considerados “melhores” ou “louváveis” e certamente não são inerentemente valiosos. A única coisa que faz com que estas qualidades sejam “desejáveis” é que Deus escolheu para agraciar aqueles que se humilharem algo que ele não é de forma alguma obrigado a fazer. Deus dá graça aos humildes não porque uma resposta humilde merece a salvação, mas porque Ele é misericordioso.
Eu costumava pensar que a idéia de que Deus escolheu para salvar-me antes de eu nascer e fez nada de bom ou ruim foi humilhante, mas não é perto de tão humilhante como a realidade de que Deus iria escolher para me salvar no meio do meu pior pecado, meu quebrantamento, minha humilhação e minha vergonha. Como o pródigo que voltou para casa do chiqueiro de sua vida, quebrado e humilhado, pedindo esmolas, merecendo nada além de punição, recebe ao invés, o amor misericordioso de um pai. Eu também senti a escolha de um Pai de me perdoar logo ali no meio da minha imundície. Ele não era um conceito teológico de Deus me pegando por nenhuma razão aparente para fora da massa da humanidade em algum momento inexplicável distante antes que o tempo era. Foi meu Papai escolhendo me amar no meio do meu mais profundo pecado e da minha vergonha esmagadora. Ninguém … nem arminiano, nem calvinista ou qualquer um no meio do caminho … Eu quero dizer… NINGUÉM se vangloria de ser perdoado assim. Se eles fizerem isso, ou eles acham que outros o fariam, eu não posso imaginar que eles já estiveram lá.
De forma alguma rouba-se de Deus a glória, sugerindo que Ele não determina irresistivelmente a escolha dos homens de aceitar ou rejeitar o apelo do Evangelho. Na verdade, isso parece diminuir a Sua glória, fazendo-o parecer um hipócrita nesse apelo enviado a todas as pessoas. Deus não deve receber a glória, mesmo para a provisão daqueles que O rejeitam?
Um homem não pode diminuir a glória de Deus recusando-se a adorá-Lo mais do que um lunático pode apagar o sol escrevendo a palavra escuridão nas paredes de sua cela. – C. S. Lewis
Eu vim a entender que a soberania não é um atributo eterno de Deus que seria comprometido pela existência de criaturas morais livres. Alguns parecem acreditar que para que Deus seja considerado “soberano”, logo, os homens não podem ter uma vontade livre ou autônoma. Deve a soberania ser interpretada e compreendida como a necessidade de Deus “jogar ambos os lados do tabuleiro de xadrez”, a fim de garantir a sua vitória? Ou deve ser entendida como infinitas e misteriosas formas de Deus de realizar Seus propósitos e garantir a sua vitória em, através e apesar das escolhas livres de criação?
O que o calvinista não consegue ver é que a soberania não é um atributo eterno de Deus. Soberania significa “governo ou domínio completo sobre a criação.” Para Deus estar no controle sobre a criação, deve haver algo criado para ser controlado. Ele não pode exibir o seu poder sobre as criaturas a menos que essas criaturas existam. Por conseguinte, antes da criação, o conceito de soberania não era um atributo que poderia ser usado para descrever a Deus. Um atributo eterno é algo que Deus possui e não está subordinado outra coisa.
O atributo eterno de Deus é a Sua onipotência, que se refere ao seu poder eternamente ilimitado. Soberania é uma característica temporal, mas eterna, assim, podemos dizer que Deus é todo-poderoso, não porque Ele é soberano, mas Ele é soberano porque Ele é todo-poderoso, ou, pelo menos, Ele é tão soberano quanto Ele então escolhe ser em relação a este mundo temporal.
Por favor, entenda, a soberania é certamente um atributo de Deus, mas é um atributo temporal. O Deus Onipotente ainda não tomou controle total sobre tudo o soberano na terra como no céu. Não é essa a Sua prerrogativa? Passagens em toda a Bíblia ensina que há “autoridades” e “poderes” que ainda estão para ser destruídos, e que foram dado o domínio sobre a criação de Deus.
Muito mais poderia ser dito, mas em suma, devemos abster-nos de trazer conclusões anti-bíblicas baseadas em nossas percepções finitas da natureza de Deus. Temos de aceitar a revelação das Escrituras. Ele é Santo (Is. 6:3). Ele não tem prazer no pecado (Sl 5:4.). Há males morais que sequer passam por Sua Santa mente (Jr 7:31). Ele realmente deseja que cada indivíduo venha a Ele e seja salvo (2 Pe. 3: 9.; 1 Timóteo 2: 4). Nenhum homem vai estar diante do Pai e ser capaz de dar a desculpa: “Eu nasci não amado por meu Criador. Eu não fui escolhido e nasci sem a esperança da salvação. Eu nasci incapaz de ver, ouvir ou entender a revelação de Si mesmo de Deus. “Não! Eles vão ficar sem desculpa (Rm. 1:20). Deus ama todas as pessoas (Jo. 3:16), os chama para a salvação (2 Co. 5:20), revela-se a eles (Tt 2:11) e fornece os meios pelos quais os seus pecados sejam perdoados (1 Jo 2:2)
“Deus soberanamente decretou que o homem fosse livre para exercer escolha moral, e o homem desde o começo tem cumprido esse decreto fazendo sua escolha entre o bem e o mal. Quando ele escolhe fazer o mal, ele não está agindo, por meio disso, contra a vontade soberana de Deus, mas a cumprindo, considerando que o decreto eterno decidiu, não qual escolha o homem deveria fazer, mas que ele devesse ser livre para fazê-la. Se em Sua absoluta liberdade Deus desejou dar ao homem uma liberdade limitada, quem poderá impedir Sua mão ou dizer, “Que fazes?” A vontade do homem é livre porque Deus é soberano. Um Deus menos que soberano não poderia conceder liberdade moral às Suas criaturas. Ele teria medo de fazer isso. “- A.W. TOZER, O CONHECIMENTO DO SANTO: Os Atributos de Deus.

ELEIÇÃO - DECLARAÇÃO DOUTRINA DA CBB

1. Eleição é a escolha feita por Deus, em Cristo, desde a eternidade, de pessoas para a vida eterna, não por qualquer mérito, mas segundo a riqueza da sua graça.

Gn 12.1-3; Ex 19.5,6; Ez 36.22,23,32; 1Pe 1.2; Rm 9.22-24; 1Ts 1.4
Genesis 12:1–3 RA
Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Exodus 19:5 RA
Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha;
Exodus 19:6 RA
vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.
Ezekiel 36:22 RA
Dize, portanto, à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Não é por amor de vós que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome, que profanastes entre as nações para onde fostes.
Ezekiel 36:23 RA
Vindicarei a santidade do meu grande nome, que foi profanado entre as nações, o qual profanastes no meio delas; as nações saberão que eu sou o Senhor, diz o Senhor Deus, quando eu vindicar a minha santidade perante elas.
Ezekiel 36:32 RA
Não é por amor de vós, fique bem entendido, que eu faço isto, diz o Senhor Deus. Envergonhai-vos e confundi-vos por causa dos vossos caminhos, ó casa de Israel.
1 Peter 1:2 RA
eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.
Romans 9:22–24 RA
Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
1 Thessalonians 1:4 RA
reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição,

2. Antes da criação do mundo, Deus, no exercício da Sua soberania divina e à luz de Sua presciência de todas as coisas, elegeu, chamou, predestinou, justificou e glorificou aqueles que, no correr dos tempos, aceitariam livremente o dom da salvação;

Rm 8.28-30; Ef 1.3-14; 2Ts 2.13,14
Romans 8:28–30 RA
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
Ephesians 1:3–14 RA
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra; nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.
2 Thessalonians 2:13 RA
Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade,
2 Thessalonians 2:14 RA
para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

3. Ainda que baseada na soberania de Deus, essa eleição está em perfeita consonância com o livre-arbítrio de cada um e de todos os homens;

Dt 30.15-20; Jo 15.16; Rm 8.35-39; 1Pe 5.10
Deuteronomy 30:15–20 RA
Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal; se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o Senhor, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o Senhor, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la. Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido, e te inclinares a outros deuses, e os servires, então, hoje, te declaro que, certamente, perecerás; não permanecerás longo tempo na terra à qual vais, passando o Jordão, para a possuíres. Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o Senhor, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão , Isaque e Jacó.
John 15:16 RA
Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.
Romans 8:35–39 RA
Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
1 Peter 5:10 RA
Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.

4. A salvação do crente é eterna. Os salvos perseveram em Cristo e estão guardados pelo poder de Deus;

Jo 3.16,36; Jo 10.28,29; 1Jo 2.19
John 3:16 RA
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
John 3:36 RA
Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.
John 10:28 RA
Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
John 10:29 RA
Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.
1 John 2:19 RA
Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos.

5. Nenhuma força ou circunstância tem poder para separar o crente do amor de Deus em Cristo Jesus;

Mt 24.13; Rm 8.35-39
Matthew 24:13 RA
Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.
Romans 8:35–39 RA
Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

6. O novo nascimento, o perdão, a justificação, a adoção como filhos de Deus, a eleição e o dom do Espírito Santo asseguram aos salvos a permanência na graça da salvação;

Jo 10.28; Rm 8.35-39; Jd 24
John 10:28 RA
Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
Romans 8:35–39 RA
Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Jude 24 RA
Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória,
Related Media
See more
Related Sermons
See more