Gloria Crescente

2 Corintios   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript
(2Co 3.7-18)
1) Retrospecto e Contexto da Carta:
1. Motivo:
1.1 Paulo escreve está carta para defender-se dos ataques que estavam sendo feitos, na Igreja de Coríntios, que ele mesmo havia fundado e da qual agora ele já estava ausente há algum tempo.
1.2 Ataques estes feitos por falsos apóstolos, pregadores judaico-cristãos(judaizantes), mestres que se diziam enviados de Deus e com credenciais das autoridades judaicas em Jerusalém para ensinar ou para corrigir o evangelho que Paulo tinha pregado.
2. Opositores (o que diziam?):
2.1 Paulo era um fracassado como pregador, missionário, pastor e apostolo:
A prova disso é que não tinha um lugar onde Paulo fosse que ele não fosse apedrejado, expulso, preso e quando não escorraçado e mandado embora da própria cidade,
vEle vivia nessa rejeição da parte do povo de Israel que era o povo de Deus.
Como alguém que era de Deus não tinham aceitação do próprio povo de Deus? Como ele poderia ser homem de Deus se a sua mensagem não era aceita pelo próprio povo de Deus?
3. Conclusão do Motivo e Defesa:
3.1 Concluindo Paulo então se defende nesta carta. Lembrando que esse não é o único motivo mas o principal motivo da carta.
3.2 Como ele se defende?
Ele se defende dessas acusações fazendo uma exposição do seu ministério em comparação, contraste, com as alegações que estavam sendo levantadas contra ele.
fazendo com que, na providência de Deus, nós tivéssemos aqui na Bíblia nos Capítulos 3,4 e 5 dessa carta, uma das melhores exposições do que é o ministério cristão. (qualquer pastor que quer ensinar a finalidade do ministério cristão ou a função do chamado ou o dever dos ministros, terão que passar inevitavelmente por esta carta). Pois é onde nos temos uma das mais completas definições do que é o ministério cristão.
Esse quadro surge então quando Paulo tenta se defender daqueles que o acusavam de ser um falso ministro. Ele responde então o que é o verdadeiro ministro e o verdadeiro ministério em contraposição com o falso ministro e o falso ministério.
2) Resumo da Carta até aqui: “Argumentações de Paulo”
1. O ministério é uma vitória constante = 2.14-17
1.1 Isso nos vemos no capítulo 2.14-17. Paulo usa a figura do triunfo romano “Graças à Deus que sempre nos conduz em triunfo”. Mesmo quando os resultados parecem não ser muitos, ainda sim meu ministério é um triunfo constante, pois Deus me chamou não para ser bem-sucedido Deus me chamou para ser Fiel.Ele vai me julgar pela fidelidade a sua palavra e não pelo sucesso que eu venha a ter ou deixar de ter.
1.2 Ele diz no verso 15 – que seu ministério é o O perfume: O aroma de Cristo. Cheiro de morte para aqueles que se perdem e cheiro de vida para aqueles que se salvam. O mesmo evangelho que salva é o mesmo que deixa a pessoa indesculpável diante de Deus e, Portanto, debaixo da sua condenação.
1.3 Conclusão =Portanto a pregação fiel do evangelho é sempre bem-sucedida porque o propósito de Deus com a pregação nem sempre é salvar todos, mas as vezes o objetivo é deixar algumas pessoas indesculpáveis diante de Deus.
2. Autoridade inegável: 3.1-3
2.1 Está no Capítulo 3.1-3: Ele diz que ao falar essas coisas ele não está se recomendando ao Coríntios, pois embora esses falsos mestres tenham se apresentado trazendo cartas de recomendação para igreja em coríntios, visando da autoridade ao que eles falavam, Paulo tinham uma carta de apresentação superior que era a própria vida dos Coríntios, a conversão deles. Isso era a carta de Cristo escrita no coração deles não em tabuas de pedra como a Lei, mas pelo Espírito gravada nos seus corações.
3. Confiança Inabalável: 3.4-6
3.1 A confiança dele em pregar o evangelho e dizer essas coisas, que podem parecer ousadas, não é baseada naquilo que ele é ou no que ele pensa, mas a confiança dele está em Deus, porque Deus o fez ministro de uma nova Aliança e Ele diz que essa nova aliança é no espírito pois é superior a antiga aliança, porque a Letra que caracteriza a antiga aliança MATA, mas O ESPÍRITO que caracteriza a nova aliança vivifica.
4. Gloria Crescente X Gloria Desvanecente: 3.7-18
PANO DE FUNDO: A Gloria do AT MAIOR DO Q O NT
1. O pano de fundo dessa comparação que Paulo vai fazer aqui é a crítica que esses mestres judaicos estavam fazendo a Paulo dizendo que a gloria do ministério mosaico era superior a simplicidade do evangelho.
1.1 – À primeira vista isso parece ser verdade,quando olhamos para o AT e vemos toda a imponência e a gloria que o SENHOR revelou aos judeus podemos sentir a força desse argumento por exemplo:
- O templo = os utensílios do templo coberto de ouro e materiais preciosos (ex: o castiçal pesava 39 Kg de ouro = 11.847.030).
- Todo aquele Ritualque envolvia a participação dos levitas e sacerdotes que tinham trajes especiais cheios de ouros com detalhes especificados exatamente por Deus, a maneira como os animais eram sacrificados, mais tarde Davi introduziu os corais para cantarem nas cerimonias junto com os instrumentos musicais.
Toda a religião do AT era majestosa e gloriosa, a própria maneira como a Lei foi dada, Moises subiu em cima do monte e viu a glória de Deus o monte fumegava com raios trovões etc. uma visão estrondosa.
Quando Moises trazendo a Lei desce com o rosto resplandecente de quem esteve na Presença de Deus por muito tempo.
Concluindo = o argumento parecia fácil.
COMPARAR O CULTO NO AT X O NT. (para reforçar o argumento dos judeus).
1.2 A RESPOSTA: 2 Direções:
· 1-- A Gloria do Ministério da Nova Aliança é muito maior do que da Antiga aliança (Ministério Mosaico).
· 2-- Aquela glória da antiga aliança com o tempo veio se apagando o Judeus é que não perceberam isso. (Perdia seu brilho com o passar do tempo)
· Conclusão = O ministério da Nova Aliança é superior ao da Antiga aliança.
O TEXTO USADO POR PAULO PARA DEFESA:
1-- O Principal texto usado por Paulo é Ex 34.29-35: Explicar a passagem como acontecia.
· Essa e a passagem que Paulo vai usar no seu argumento, vamos ver o que Paulo vai dizer a respeito.
A DEFESA :
Do verso 6 ao 18 Ele faz 5 COMPARAÇÕES: NOVA X ANTIGA ALIANÇA =
1) O conteúdo das Alianças = 2 CO 3.3-6 (Ler)
- A primeira comparação que ele faz aqui é com respeito ao Conteúdo ( o primeiro Mata e condena e o segundo vivifica).
- Pode parecer glorioso mais o objetivo da Lei era mostrar o pecado do homem. APONTAR PARA A NESCESSIDADE DE UM SALVADO
2) A Finalidade = 2 CO 3.7-9
- Ministério da Morte/Condenação X Ministério do VIDA /Justiça: Ler o versículo
- Morte = porque a Lei revela o pecado, mas não o tira, A lei condena, mas não absorve.
- Espírito = Os pecados são perdoados e as pessoas são motivadas e capacitadas pelo Espírito a fim de realizar aquilo que a aplicação impropria da Lei jamais poderia conseguir. E da justiça por meio da justificação realizada por Jesus Cristo que em nosso lugar cumpre toda a Lei.
3) A Desvanecente X A Permanente = 2 CO 3.10-13: “PAULO explica o porquê do véu”
- Paulo Clarear aqui o porquê lá na passagem do Ex Moises usava o véu. (não era para que o povo não ficasse ofuscado como brilho de Moises, mas para esconder que aquela glória estava na verdade acabando)
Ler o versículo
- 10 = apareceu uma glória maior agora que ofuscou a glória da Antiga aliança.
- 11 = A antiga aliança era provisória, ela apontava para frente para o messias, era sombra. Se ela que apontava para frente tinha gloria muito mais gloria tem para o que ela apontava que agora é permanente. O primeiro estágio que era passageiro foi coberto de glória o estágio final que é permanente muito mais.
-12-13 = A razão do véu = A glória da Antiga aliança era passageira tinha que dar lugar a algo real e mais glorioso.
4) O entendimento das Escrituras (hermenêutica) = 2 CO 3.14-17:
- PAULO explica que os judeus até hoje quando ler o AT não o entendem, pois aquele véu que estava sobre Moises está no coração deles, mas na nova aliança toda a pessoa que se converteu a cristo o véu foi tirado, então agora podemos olhar para o antigo testamento e entender a mensagem do antigo testamento com clareza.
- Na nova Aliança com Cristo podemos agora entender o AT, sem cristo você vai ler o AT e vai ver uma religião legalista. LER OS Versículos.
Ler o 14 = “embotaram” (faca embotada- não corta) a capacidade de entender a Antiga aliança dos judeus se embotou como um machado que perdeu o fio.
- “Paulo se refere ao fato de que todo sábado os judeus se reuniam nas sinagogas e eles faziam a leitura da Antiga Aliança, eles liam um trecho da Lei, dos profetas e um trecho dos salmos e o rabino chegava e explicava. Todo sábado era esse ritual.
- Por isso que quando leem dizem não estou vendo Cristo aqui, não estou vendo evangelho, o que eu vejo é Deus mandando eu guardo a lei se eu quiser ser salvo.
Ler o 14- Cristo o véu é removido... O que é um Cristão? Alguém em quem Cristo restaurou a capacidade do entendimento espiritual, e essa pessoa agora pode ver a Deus entender a Deus amá-lo. Antes disso é como o Apostolo Paulo diz em 1 CO o homem natural não pode entender as coisas do espírito pois elas se discernem espiritualmente.
MEU EXEMPLO DE CONVERSÃO.
Ler o 15= “MOISES... Embora Moises tenha falado de Cristo, que viria um profeta maior do que ele, embora Moises tenha dito vcs tem que circuncidar o coração, embora tenha falado de Cristo nas alturas e nas profundidades, que a palavra está perto de você na sua boca e no seu coração. Ainda sim o véu impedia que eles vissem a graça do evangelho no que Moises falou.
Ler o 16=véu tirado ... Exemplo de Paulo- Quanto mais lia o AT mais vontade ele tinha de mata os cristãos pois estavam ensinando heresias destruidoras, por isso destruí o Cristianismo era fazer um favor a Deus.Mas no caminho de Damasco Cristo aparece para Paulo e lhe retira o Véu e ele passa a compreender o AT a partir de Cristo. Ah agora eu entendi o que Is 53 quer dizer com o servo sofredor moído pelas minhas iniquidades. Entendi agora o que Oseias disse que Deus nos matará e ao terceiro dia no fara ressurgi. Agora eu entendo os significados dos sacrifícios e holocaustos.
Exemplo de Rudolf Butman.
17 = Esse trecho aqui de 2 Co 2-5 contém os versículos mais mal interpretados dentro da bíblia.
PRIMEIRO= A letra mata e o Espírito vivifica.
SEGUNDO= Onde está o espírito há liberdade, como é usado esse texto hoje? Ele é usado para dar permissão para você plantar bananeira no culto, colocar uma piscina enorme e mergulhar de ponta a cabeça nela, dar salto mortal, crente ventilador etc. Fazer o que você quiser no Culto. Quais são as três regras de interpretação Bíblica = CONTEXTO, CONTEXTO E CONTEXTO. O texto está falando de Culto? que liberdade é essa que Paulo está falando no contexto, é a liberdade de você olhar para a antiga aliança sem o véu. A liberdade hermenêutica de compreensão. Quando ele diz onde o Espírito do Senhor ai está a liberdade é onde o Espirito do Senhor regenerou, iluminou e deu vida ai então a pessoa foi liberta do véu e agora pode olhar para o AT e ver Cristo ali.
5) A transformação Progressiva na imagem de Cristo = 2 CO 3.18: Ler
- Esse versículo é o ponto culminante do capítulo,
- Na velha aliança, colhemos escravidão, morte e condenação, já na nova somos convertidos, libertos e transformados progressivamente a imagem de cristo.
- Agora com o rosto desvendado você contempla a glória de Cristo( que não era perceptivel pelos judeus, você agora percebe que ao Messias, o profeta o Rei e o sacerdote estavam preditos num só homem e esse homem é o filho de Deus o próprio Deus.
Quanto mais o comtempla mais transformado ( santificação) a imagem de Cristo nos somos
- O projeto eterno de Deus é nos transformar à imagem de Cristo e esculpir o caráter de Cristo. (Ef 4.13)
- Colin Kruse diz que “a transformação na imagem do Senhor não acontece num certo ponto do tempo, mas trata-se de um processo contínuo.
- O verbo metamorphoumetha “transformados”, está no presente, indicando a natureza contínua dessa transformação, enquanto as palavras “de glória em glória” enfatizam a natureza progressiva
- Warren Wiersbe diz “que essa palavra grega descreve uma mudança exterior resultante de um processo interior.”
A LEI PODE NOS LEVAR A CRISTO COMO DIZ (Gl 3.24), MAS SOMENTE A GRAÇA PODE NOS TORNAR SEMELHANTES A CRISTO.
Related Media
See more
Related Sermons
See more