1 Co 3.1-4: A Imaturidade Espiritual Impede a Percepção da Mensagem do Evangelho

1 Coríntios: Maturidade Cristã   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 10 views

Paulo destaca como a imaturidade espiritual impede a percepção do evangelho da graça

Notes
Transcript

Introdução

Questões Introdutórias Relevantes

A Cidade de corinto era uma cidade conhecida pela carnalidade, sexualidade, filosofia pagã e arrogância. A igreja vinha absorvendo essas características e confundiu a mensagem do evangelho com a filosofia humana, especialmente após o impacto de um excelente orador como Apolo. De modo que a igreja ficou dividida entre os líderes de acordo com suas preferencias pessoais.
O propósito da Carta é Desenvolver a Maturidade da Igreja de Corinto. E sua Mensagem é que A verdadeira maturidade espiritual na vida de uma igreja desenvolve relacionamentos de amor sob o poder libertador e a graça unificadora de Cristo.

Contexto

Paulo incia a argumentação de que a Maturidade Espiritual é Expressa Pela Unidade [1.10-4.21], evidencia essa realidade de duas formas, a primeira mostrando que as divisões vinham pela Falta de compreensão da Mensagem do Evangelho [1.10-3.4] e do Ministério do Evangelho [3.5-4.21].
Ao corrigir a falta de compreensão da mensagem do Evangelho Paulo mostra a Centralidade da Pessoa de Cristo na Unidade da Igreja Madura[1.10-17], a Centralidade da Mensagem da Cruz na Unidade da Igreja Madura [1.18-25] e a Centralidade da Vocação na Unidade da Igreja Madura [1.26-31], em seguida mostra mostrando como o Seu Ministério Evidencia a Centralidade da Mensagem do Evangelho em seu Fundamento [2.1-5] e como Seu Ministério Evidencia a Centralidade da Mensagem do Evangelho em seu Conteúdo [2.6-16]
Fazendo uma transição Paulo encerra a perícope que demonstra que a falta de compreensão da mensagem do evangelho [1.10-3.4] é o motivo das divisões e já introduz a próxima de que a falta de compreensão do ministério do evangelho [3.5-4.21] é o motivo das divisões na Igreja.
A percepção de Paulo é simples, visto que ele falou com sabedoria aos que tinha sabedoria e uma sabedoria sobrenatural e do Espírito e não da carne, caso não tivesse ficado claro anteriormente, aqui está explícito os coríntios eram imaturos e por isso não compreenderam a mensagem do evangelho isso fica evidenciado pela forma como também não compreenderam o Ministério do Evangelho

Captação

PAPAI-DO-CÉU…
Na hora da refeição, os pais pedem ao filhinho que agradeça a Deus pela comida.
Todos fecham os olhos, menos o menino, que, com os cotovelos apoiados na mesa e as maozinhas sobre a testa, observa cada alimento, enquanto “ora”:
– Papai-do-céu, muito obrigado pelo arroooozz, muito obrigado pelo feijããããoo, muito obrigado pela carne… De repente ele pára, gira a cabeça de um lado para outro em sinal de discordância, e conclui: – Pela abobrinha, não! Amém.

Carnalidade ou imaturidade Espiritual impede o alimento sólido [3.1-2]

Paulo inicia o trecho relembrando os corintios um processo natural da plantação dessa igreja, eles eram imaturos e carnais ainda que crentes em Jesus Cristo, batizados e membros da igreja de Cristo de modo que mesmo sendo imaturos e carnais decide sobre a disciplina de um membro rebelde [1 Co 5].
Descreve que não pode lidar com a profundidade do evangelho (Caminhar profundamente com Cristo) para ensinar as coisas elementares (Doutrinas essenciais) [Hb 5.11-6.3]
Paulo fundamenta aqui a sua argumentação principal que vai concluir o argumento anterior e introduzir o seguinte. Os corintios não tinham maturidade, isso é demonstrado por sua falta de compreensão tanto da mensagem do evangelho quanto do ministério do evangelho.

Carnalidade ou Imaturidade Espiritual é Demonstrada pela inveja, divisão e escolhas de líderes ou filosofias de sua preferencia em detrimento do evangelho [3.3-4]

Depois de esclarecer uma das razões que motivava a divisão na igreja e demonstrado como isso não era novo, Paulo deixa claro que apesar da expectativa de que com o tempo a maturidade marcasse essa igreja isso não aconteceu! Eles continuavam carnais!
Aqui é interessante perceber como ele iguala carnais com imaturos [3.1] e essa imaturidade é desenvolvida no contexto anterior como uma igreja mundana, ainda que de certa forma um legalismo diferente dos judaizantes, esperando a intelectualidade, capacidade humana e um estereótipo a ser seguido que nada tinha a ver com o evangelho.
Parece que qualquer coisa que substitua o evangelho que transforma corações e o destino eterno e não apenas comportamentos ou conduta, e os coríntios parecem se destacar se desviando tanto para o legalismo e expectativas humanas, quanto para a carnalidade e uma vida de pecados como veremos nos capítulos 5-6 ao perceber que a Maturidade Espiritual é Expressa pela Santidade.
Assim ele segue demonstrando que eles eram carnais ainda e não haviam se desenvolvido como deveriam, afinal agiam como mundanos, com inveja, disputa por cargos, posições e defendendo “filosofias” em nome de líderes de modo que a consequência natural de não compreender a mensagem do evangelho é uma compreensão ruim do ministério do evangelho e ambas as características culminam nas divisões e disputas internas que revelavam a imaturidade da igreja.

Princípios Eternos

Ainda que não se espere na igreja apenas pessoas maduras, especialmente em seu inicio, é esperado que haja o crescimento
Leite são as doutrinas elementares que são importantes, mas isso precisa culminar em uma vida que demonstra o poder do evangelho na prática da igreja na medida em que depende do Espírito.
Carnalidade e imaturidade são vencidas com conhecimento e dependência do Espírito Santo.
Inveja, disputas internas, disputa por cargos e embates de filosofia são fruto da imaturidade e precisam ser combatidas com o evangelho genuíno que transforma o coração e não apenas o comportamento.
Evangelho lança fora a imaturidade, mundanismo, legalismo e carnalidade
O Equilíbrio do evangelho é o maior desafio da igreja nessa era, afinal são princípios sobrenaturais e muitas vezes vão alem da nossa compreensão.

A Mensagem do Evangelho bem Compreendida conduz a Maturidade expressa pela Unidade.

Desafios

Ore para não cairmos nos extremos mundanos e culturais da carnalidade ou legalismo e pela graça sermos conduzidos pelo Espírito pelo Evangelho Sobrenatural de Cristo
Avalie se de algum modo não tem caminhado para um desses extremos, a solução para ambos está na Cruz de um Deus que morreu e Ressuscitou indo além de toda expectativa cultural, um verdadeiro paradoxo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more