Transformado em Servo

Tiago  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views

This sermon is the first of the series of James.

Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →
James 1:1 (RAStr)
1 Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações.
Introdução
A mensagem de Tiago é que aqueles que foram verdadeiramente salvos através do evangelho devem manifestar essa salvação de maneira prática em suas vidas. Uma vida transformada de amor pelos outros deve ser o resultado de experimentar o amor de Deus.
O grande tema do livro de Tiago é a sabedoria. Assim como Provérbios no Antigo Testamento, Tiago deve ser visto como um exemplo de literatura de sabedoria judaica. A sabedoria na tradição judaica e nas Escrituras não se refere à inteligência de maneira estritamente intelectual, mas sim à vida correta. Uma pessoa sábia exibe um tipo piedoso de habilidade nas questões práticas da vida cotidiana. Viver com sabedoria é agir com integridade humilde.
A carta de Tiago capacita o povo de Deus a florescer enquanto caminha pela vida neste mundo caído. É para aqueles que, embora pecadores, foram redimidos por Jesus Cristo. De fato, o próprio Jesus é a verdadeira e última encarnação da sabedoria: ele é aquele “que se tornou para nós sabedoria de Deus, justiça, santificação e redenção” ( 1 Cor. 1:30).
1 Corinthians 1:30 (RAStr)
30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção,
I - Quem era Tiago
O nome Tiago Ιακωβος Iakobos, é a forma helenizada de Ιακωβ Iakob (Jacó - יעקב), que significa suplantador.
Dos quatro indivíduos identificados no NT como Tiago, somente dois são propostos como autor desta carta - Tiago, filho de Zebedeu (e irmão de João), e Tiago, o meio-irmão de Jesus. É pouco provável que Tiago, o filho de Zebedeu, tenha sido o autor, uma vez que foi martirizado em 44 d.C. (Ac 12:2 ).
Acts 12:2 (RAStr)
2 fazendo passar a fio de espada a Tiago, irmão de João.
O tom de autoridade na carta não apenas elimina os outros dois Tiagos menos conhecidos do Novo Testamento (“Tiago, o menor”, e o Tiago de:
Luke 6:16 (RAStr)
16 Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou traidor.
mas também aponta para o meio-irmão de Jesus, que veio a ser o líder reconhecido da igreja em Jerusalém.
Acts 12:17 (RAStr)
17 Ele, porém, fazendo-lhes sinal com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão e acrescentou: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, retirou-se para outro lugar.
Acts 15:13 (RAStr)
13 Depois que eles terminaram, falou Tiago, dizendo: Irmãos, atentai nas minhas palavras:
Acts 21:18 (RAStr)
18 No dia seguinte, Paulo foi conosco encontrar-se com Tiago, e todos os presbíteros se reuniram.
Esta conclusão é apoiada pelas semelhanças existentes no texto grego entre esta carta e o discurso de Tiago no concílio de Jerusalém.
James 1:1e (RAStr)
1 Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações.
Acts 15:23 (RAStr)
23 escrevendo, por mão deles: Os irmãos, tanto os apóstolos como os presbíteros, aos irmãos de entre os gentios em Antioquia, Síria e Cilícia, saudações.
James 1:27 (RAStr)
27 A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.
Acts 15:14 (RAStr)
14 expôs Simão como Deus, primeiramente, visitou os gentios, a fim de constituir dentre eles um povo para o seu nome.
Acts 2:5 (RAStr)
5 Ora, estavam habitando em Jerusalém judeus, homens piedosos, vindos de todas as nações debaixo do céu.
Acts 15:13 (RAStr)
13 Depois que eles terminaram, falou Tiago, dizendo: Irmãos, atentai nas minhas palavras:
Os estudiosos concordam que o escritor da epístola é o irmão de Jesus.
Matthew 13:55 (RAStr)
55 Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas?
Tiago tornou-se líder da igreja central em Jerusalém depois de Pedro ter partido.
Acts 12:17 (RAStr)
17 Ele, porém, fazendo-lhes sinal com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão e acrescentou: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, retirou-se para outro lugar.
Foi porta-voz do Concílio de Jerusalém
Acts 15:13–21 (RAStr)
13 Depois que eles terminaram, falou Tiago, dizendo: Irmãos, atentai nas minhas palavras:14 expôs Simão como Deus, primeiramente, visitou os gentios, a fim de constituir dentre eles um povo para o seu nome.15 Conferem com isto as palavras dos profetas, como está escrito: 16 Cumpridas estas coisas, voltarei e reedificarei o tabernáculo caído de Davi; e, levantando-o de suas ruínas, restaurá-lo-ei. 17 Para que os demais homens busquem o Senhor, e também todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome, 18 diz o Senhor, que faz estas coisas conhecidas desde séculos. 19 Pelo que, julgo eu, não devemos perturbar aqueles que, dentre os gentios, se convertem a Deus,20 mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue.21 Porque Moisés tem, em cada cidade, desde tempos antigos, os que o pregam nas sinagogas, onde é lido todos os sábados.
Foi um dos “pilares” para os quais Paulo relatou sua experiência missionária (Gal 2.2,9 Ac 21.18,19).
Galatians 2:9 (RAStr)
9 e, quando conheceram a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, que eram reputados colunas, me estenderam, a mim e a Barnabé, a destra de comunhão, a fim de que nós fôssemos para os gentios, e eles, para a circuncisão;
Acts 21:19 (RAStr)
19 E, tendo-os saudado, contou minuciosamente o que Deus fizera entre os gentios por seu ministério.
II - Servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo
Tiago identifica-se como “servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo”. Essa designação nos faz lembrar das palavras de Jesus “tal como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir” (Mt 20.28).
Matthew 20:28 (RAStr)
28 tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
Tiago poderia ter dito que era irmão do Senhor. Ao invés disso, ele usa o termo servo com toda humildade, apesar de ocupar uma posição de autoridade dentro da igreja. Tiago é um disposto e obediente servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo. Na verdade, ele é um escravo (δουλος doulos) não por necessidade ou força, mas por escolha. Ele reconhece Jesus como o Senhor de sua vida.
III - Escreve para as doze tribos
Fica evidente, logo no prefácio, que a carta de Tiago é a mais judaica de todas as epístolas do Novo Testamento. “Às doze tribos espalhadas entre as nações”. Tiago dirige sua epístola ao povo de descendência judaica que vive fora de Israel, entre outras nações. São os judeus da Dispersão (Jn 7.35).
John 7:35 (RAStr)
35 Disseram, pois, os judeus uns aos outros: Para onde irá este que não o possamos achar? Irá, porventura, para a Dispersão entre os gregos, com o fim de os ensinar?
O substantivo διασπειρω diaspeiro deixa implícito que os leitores estavam sendo espalhados (uma distribuição) ou que haviam sido espalhados (uma dispersão).
Depois da deportação das dez tribos de Israel para a Assíria (2Ki 17.6) e do exílio das duas tribos na Babilônia (2Ki 25.11), anos mais tarde, milhares de judeus passaram a viver fora das fronteiras de sua terra natal. Lucas enumera todos os lugares do mundo no primeiro século em que “estavam habitando… homens piedosos de todas as nações” (Ac 2.5,9–11 ).
Acts 2:5 (RAStr)
5 Ora, estavam habitando em Jerusalém judeus, homens piedosos, vindos de todas as nações debaixo do céu.
Acts 2:9–11 (RAStr)
9 Somos partos, medos, elamitas e os naturais da Mesopotâmia Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia,10 da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, nas imediações de Cirene, e romanos que aqui residem,11 tanto judeus como prosélitos, cretenses e arábios. Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus?
Esses judeus devotos foram a Jerusalém para a festa de Pentecoste, ouviram o evangelho de Jesus Cristo, tornaram-se convertidos e voltaram para seu lugar de residência. Aqueles que ficaram em Jerusalém foram perseguidos e expulsos depois da morte de Estêvão (Ac 8.1; 11.19).
Acts 8:1 (RAStr)
1 E Saulo consentia na sua morte. Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria.
Acts 11:19 (RAStr)
19 Então, os que foram dispersos por causa da tribulação que sobreveio a Estêvão se espalharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus.
IV - Estava na dispersão
Tiago se dirige aos cristãos judeus que vivem em outros lugares fora de Jerusalém. Pedro também envia sua primeira epístola “aos eleitos que são forasteiros da Dispersão, no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia” (1Pe 1.1; itálico nosso).
1 Peter 1:1 (RAStr)
1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia,
Tiago, porém, é mais geral. Ele escreve aos crentes judeus vivendo espalhados entre as nações. Não temos nenhuma indicação de que ele faça referência específica a cristãos gentios em qualquer parte de sua epístola. Ainda assim, a mensagem de sua carta também diz respeito a eles.
V - Saudações
Saudações, aqui no grego é χαίρω chairō (“feliz pela graça”) tem uma “conexão etimológica direta com charis (graça)”.
Tanto a referência ao Israel espiritual disperso como a saudação simples parecem mostrar um estágio primitivo no desenvolvimento da igreja. Tanto quanto os estudiosos podem determinar, é possível que essa epístola seja o mais antigo dos 27 livros do Novo Testamento. Talvez Tiago tenha escrito a epístola antes do Concílio de Jerusalém reunir-se, em 49 d.C. Ao que parece, Tiago escreveu a carta que o concílio enviou para os crentes gentios na Antioquia, Síria e Cilícia; começou aquela carta com o mesmo cumprimento sucinto: “Saudações” (Ac 15.23).
Acts 15:23 (RAStr)
23 escrevendo, por mão deles: Os irmãos, tanto os apóstolos como os presbíteros, aos irmãos de entre os gentios em Antioquia, Síria e Cilícia, saudações.
A semelhança é inegável. Tiago usa o modo grego de saudar os leitores, pois Cláudio Lísias escreve a mesma palavra em sua carta ao Governador Félix (Ac 23.26).
Acts 23:26 (RAStr)
26 Cláudio Lísias ao excelentíssimo governador Félix, saúde.
Considerações práticas
Se alguém conheceu bem a Jesus, Tiago provavelmente foi essa pessoa. Tiago e Jesus cresceram juntos na mesma família: eles comiam juntos, brincavam juntos e trabalhavam juntos. Depois de sua ressurreição, Jesus apareceu para Tiago que, naquele momento, estava sozinho (1Co 15.7).
1 Corinthians 15:7 (RAStr)
7 Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos.
Se havia uma pessoa que tinha o direito de chamar Jesus de “meu irmão”, essa pessoa era Tiago.
Tiago evita vangloriar-se. Em toda humildade, ele se chama de “servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo”. Jesus não se envergonha de nos chamar de irmãos e irmãs (He 2.11). Nós, porém, fazemos bem em seguir o exemplo de Tiago e nos chamarmos de servos de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo.
Referencias Bibliográficas
Kistemaker, S. J. (2006). Tiago e Epístolas de João (C. A. B. Marra, Ed.; S. Klassen, Trans.; 1a edição). Editora Cultura Cristã.
https://biblehub.com/james/1-1.htm
Strong, J. (2002). In Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.
Related Media
See more
Related Sermons
See more