O justo injustiçado (Mt 5:10-12)

Bem Aventuranças  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Introdução

10Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.

11Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.

12Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.

Como vimos anteriormente, as quatro primeiras bem aventuranças encontram paralelo nas quatro seguintes. Assim, a oitava tem relação com a quarta.

6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.

O que acontece com quem tem fome e sede de justiça, essa pessoa sem dúvida será perseguida.
"Nenhum Cristão pode passar pela vida sem enfrentar alguma forma deste sofrimento" (R.C Sproul)
A cultura da nossa sociedade associa a felicidade a sucesso, conquistas, vitórias, mas aqui Jesus está dizendo que é possível ser feliz mesmo em meio a perseguição.
Proposição: O crente que tem real compreensão do evangelho não é feliz somente quando vence os inimigos, mas a todo momento.
Isso é possível porquê o cristão sabe da vitória que lhe está preparada, o que desvincula a felicidade das circuntâncias.
A fragilidade da nossa fé é demonstrada quando atrelamos nosso contentamento á mudança das circunstâncias.
Transição: Três razões porquê somos felizes mesmo em meio a perseguição.

Somos felizes na perseguição porquê é sinal de que a justiça de Cristo é espelhada.

Quem ama a Cristo quer ser parecido com ele!
2 Timóteo 3:12 “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.”
O crente na verdade deveria se preocupar quando em vez de perseguição recebe muitos elogios!
Lc 6:26 “Ai de vós, quando todos vos louvarem!Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas.”
A nossa perseguição é por causa de cristo!
Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 5)
11Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem...
E porquê nos perseguem?

os perseguidos por causa da justiça

Porquê o evangelho de Cristo expõe a miséria e a sujeira das pessoas e elas não gostam disso, logo revidam.

Somos felizes na perseguição porquê estamos em boa companhia

O senhor fechou a bem-aventurança dizendo:
Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 5)
12Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.
Os verdadeiros profetas de Deus também foram perseguidos e se o mesmo lhe acontecer, é sinal de que você está seguindo os passos de homens e mulheres que agradaram oo coração de Deus. Significa que você está no mesmo barco de Isaías, Jeremias e João Batista, homens como aqueles de Hebreus 11.
Atos dos Apóstolos 5.40–42 BEARA
Chamando os apóstolos, açoitaram-nos e, ordenando-lhes que não falassem em o nome de Jesus, os soltaram. E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome. E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo.
Os apóstolos estavam felizes porquê a justiça de Deus estava sendo espalhada e eles sabiam que estavam em boa companhia, sofrendo pelo nome de Cristo.

Somos felizes na perseguição porquê Deus promete grandes recompensas

"porque deles é o reino dos céus..."
"porque é grande o vosso galardão nos céus"
O Senhor deseja que tenhamos em mente que já uma recompensa aos fiéis.
Nós devemos seguir a Cristo pensando naquilo que ganharemos adiante e não no que ele pode nos dar aqui e agora.

Conclusão

Hebreus 11.24–26 BEARA
Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão.
As vezes estamos insatisfeitos com as circuntâncias e desejamos alguma vitória ou sucesso e até depositamos nessas conquistas a esperança da felicidade.
Jesus nos ensina que a nossa felicidade é independente das circuntâncias. Jesus nos ensina que podemos até mesmo ser feliz em meio a perseguição. O justo inclusivo, muita vezes prefere ser maltradado em nome de Cristo.
Sucesso, vitórias… não irá lhe dar a felicidade verdadeira, somente Jesus Cristo é capaz de lhe oferecer a felicidade verdadeira.
Related Media
See more
Related Sermons
See more