LITURGIA EM SALMOS 3

LITURGIA  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

saúdo a congregação em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt. 28.19), ou usando outra saudação bíblica (p. ex., I Co. 16.23, Gl. 6.18, Ef. 6.23, Ef. 6.24, Fp. 4.23 etc.).

ORAÇÃO INTRODUTÓRIA

Oração feita pelo Oficiante pela aceitação por Deus do Culto que será prestado.
O grande destaque desse salmo de Davi, que às vezes é chamado de “salmo da noite”, não é a realidade da noite, mas a promessa de Deus quanto à manhã e a salvação por meio de Jesus Cristo.
H. J. Selderhuis, Timothy F. George, e Scott M. Manetsch, Salmos 1–72, trad. Heber Carlos de Campos Jr., Paulo José Benício, e Vagner Barbosa, 1a edição, Comentário Bíblico da Reforma (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2018), 78.
Neste Salmo temos um índice:

Salmo de Davi quando fugia de Absalão, seu filho

Davi tinha um projeto ele unificou todas as tribos ele estava determinado a construir um templo para abrigar a arca da aliança que ele tinha levado para Jerusalém 2SM6.
No entanto agora ele deixa o trono sob uma conspiração de seu filho Absalão que quer mata-lo e assumir o trono.
2sm15.1-6 “Depois disto, Absalão fez aparelhar para si um carro e cavalos e cinquenta homens que corressem adiante dele. Levantando-se Absalão pela manhã, parava à entrada da porta; e a todo homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, o chamava Absalão a si e lhe dizia: De que cidade és tu? Ele respondia: De tal tribo de Israel é teu servo. Então, Absalão lhe dizia: Olha, a tua causa é boa e reta, porém não tens quem te ouça da parte do rei. Dizia mais Absalão: Ah! Quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça! Também, quando alguém se chegava para inclinar-se diante dele, ele estendia a mão, pegava-o e o beijava. Desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo e, assim, ele furtava o coração dos homens de Israel.”
Caso dos Cavalcante (bispo) ou Zusana histofem
2sm15.13-18 “Então, veio um mensageiro a Davi, dizendo: Todo o povo de Israel segue decididamente a Absalão. Disse, pois, Davi a todos os seus homens que estavam com ele em Jerusalém: Levantai-vos, e fujamos, porque não poderemos salvar-nos de Absalão. Dai-vos pressa a sair, para que não nos alcance de súbito, lance sobre nós algum mal e fira a cidade a fio de espada. Então, os homens do rei lhe disseram: Eis aqui os teus servos, para tudo quanto determinar o rei, nosso senhor. Saiu o rei, e todos os de sua casa o seguiram; deixou, porém, o rei dez concubinas, para cuidarem da casa. Tendo, pois, saído o rei com todo o povo após ele, pararam na última casa. Todos os seus homens passaram ao pé dele; também toda a guarda real e todos os geteus, seiscentos homens que o seguiram de Gate, passaram adiante do rei.”
Quando a rebelião foi ventilada a Davi, ele fugiu, e a narrativa histórica fornece um quadro gráfico do rei chorando enquanto subia o Monte das Oliveiras, descalço e com a cabeça coberta (2Sm 15.30). Aqui Davi apresenta a Deus seu apelo. Este é o primeiro de uma coleção de salmos davídicos (3–41).
Vc está com problema com seu filho imagina Davi -
Allan Harman, Salmos, trad. Valter Graciano Martins, 1a edição, Comentários do Antigo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2011), 81.

Perspectiva Aliança

Criação - Queda - Redenção
sl89.3-4 “Fiz aliança com o meu escolhido e jurei a Davi, meu servo: Para sempre estabelecerei a tua posteridade e firmarei o teu trono de geração em geração.”

LEITURA ALTERNADA

AÇÃO DE GRAÇAS v. 1-3

O salmista fala com Deus

SL3.1-3 “Senhor, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim. São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele. Porém tu, Senhor, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça.”
Davi não faz introdução ele vai direto ao seu problema - como Pedro quando estava naufragando.
Quantos tem dito de vc - chegou ao fim - esse não tem mais jeito - família - negócio - doença -

PEDIR UMA ORAÇÃO

UM HINO

CONFISSÃO DE PECADOS v. 4-6

Um texto bíblico é lido (por exemplo, os Dez Mandamentos, ou I Jo. 1.5-10, ou Hb. 4.14-16). Um hino ou cântico penitencial pode ser cantado. O Oficiante convida o povo a confessar seus pecados (de preferência, se pondo de joelhos) e pedir a Deus perdão e purificação de todo o mal, primeiro cada um individualmente, em silêncio, e depois o Oficiante, ou alguém convidado por ele, faz uma oração pública ("audível") pelo perdão dos pecados de toda a congregação.

O salmista fala sobre Deus - Proteção infalível

SL3.4-6 “Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde. Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta. Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados.”
Gn 15.1 | Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande.

O monte Sião aponta para Cristo.

A expectativa de um Rei ungido que ainda não é Davi
O que significa “monte santo”? RUDOLF GWALTHER: entendemos que “monte santo” é o próprio céu ou a cobertura de misericórdia da arca da aliança que estava no tabernáculo no Monte Sião, pelo qual Deus revela sua vontade, entre outros. O SALTÉRIO
H. J. Selderhuis, Timothy F. George, e Scott M. Manetsch, Salmos 1–72, trad. Heber Carlos de Campos Jr., Paulo José Benício, e Vagner Barbosa, 1a edição, Comentário Bíblico da Reforma (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2018), 82.

FAÇA O AUTOEXAME SOBRE SUA ADORAÇÃO A DEUS

Peço-lhe que olhe, interiormente, e não fique satisfeito com a aparência externa, mas pergunte a sua alma onde e como ela está.
A implicação do Senhor ser o meu escudo, a minha glória dele exaltar minha cabeça é que eu durmo, tenho sustento, não tenho medo embora tenha oposição de todos os lados.
Você acha que as pessoas estão com razão se o que vc fez é odioso, não consegue dormir de noite, não levanta a cabeça.
Quero dizer pra vc se confiar e confessar tem salvação para vc. É Deus quem levanta sua cabeça.
Davi mesmo deixando o trono e correndo risco de morte ele confia no Senhor

PEDIR UMA ORAÇÃO

CANTAR UM HINO

ADORAÇÃO - CONFIANÇA EM DEUS V. 7-8

O salmista fala de novo com Deus

sl3.7-8 “Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu, pois feres nos queixos a todos os meus inimigos e aos ímpios quebras os dentes. Do Senhor é a salvação, e sobre o teu povo, a tua bênção.”
Doutrina da graça - a salvação vem de Deus - não adianta as pessoas falarem - não tem jeito - A palavra final vem de Deus.
Em Jesus Cristo podemos se achegar a Deus em adoração.
No final do salmo, Davi afirma que isso não lhe foi dado individualmente, e sim para todo o povo, para que a igreja universal, cujo bem-estar dependia da segurança e prosperidade do seu reino, fosse preservada da destruição. Por isso, Davi reconhece que a conspiração perversa foi destruída porque a supervisão de Deus protege a igreja. Nessa passagem aprendemos que a igreja sempre será liberta das tragédias que recaírem sobre ela, pois Deus, que é capaz de salvá-la, jamais deixará de derramar sua graça e bênçãos sobre ela. COMENTÁRIO DE SALMOS.
H. J. Selderhuis, Timothy F. George, e Scott M. Manetsch, Salmos 1–72, trad. Heber Carlos de Campos Jr., Paulo José Benício, e Vagner Barbosa, 1a edição, Comentário Bíblico da Reforma (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2018), 82.

COLETA DE DÍZIMOS E OFERTAS

2Coríntios 9.6–7 RA
E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.

CÂNTICOS ESPIRITUAIS

SEPARAÇÃO DAS CRIANÇAS

Related Media
See more
Related Sermons
See more