1 Coríntios 2.6-16: Ministério de Paulo Evidencia a Centralidade da Mensagem do Evangelho em seu Conteúdo

1 Coríntios: Maturidade Cristã   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 19 views
Notes
Transcript

Introdução

Questões Introdutórias Relevantes

A Cidade de corinto era uma cidade conhecida pela carnalidade, sexualidade, filosofia pagã e arrogância. A igreja vinha absorvendo essas características e confundiu a mensagem do evangelho com a filosofia humana, especialmente após o impacto de um excelente orador como Apolo. De modo que a igreja ficou dividida entre os líderes de acordo com suas preferencias pessoais.
O propósito da Carta é Desenvolver a Maturidade da Igreja de Corinto. E sua Mensagem é que A verdadeira maturidade espiritual na vida de uma igreja desenvolve relacionamentos de amor sob o poder libertador e a graça unificadora de Cristo.

Contexto

Paulo incia a argumentação de que a Maturidade Espiritual é Expressa Pela Unidade [1.10-4.21], evidencia essa realidade de duas formas, a primeira mostrando que as divisões vinham pela Falta de compreensão da Mensagem do Evangelho [1.10-3.4] e do Ministério do Evangelho [3.5-4.21].
Ao corrigir a falta de compreensão da mensagem do Evangelho Paulo mostra a Centralidade da Pessoa de Cristo na Unidade da Igreja Madura[1.10-17], a Centralidade da Mensagem da Cruz na Unidade da Igreja Madura [1.18-25] e a Centralidade da Vocação na Unidade da Igreja Madura [1.26-31], em seguida mostra mostrando como o Seu Ministério Evidencia a Centralidade da Mensagem do Evangelho em seu Fundamento [2.1-5] e como Seu Ministério Evidencia a Centralidade da Mensagem do Evangelho em seu Conteúdo [2.6-16]

Captação

Enchei-vos do Espírito
Três jovens, a fim de entenderem melhor uma passagem bíblica, chegaram para o seu pastor e perguntaram: – Pastor, a palavra diz “enchei-vos do Espírito Santo”, mas estamos muito em dúvida: como se faz isso?
O pastor lhes entregou uma peneira e disse: – Vão até o rio e encham essa peneira com água, quando conseguirem vocês terão a resposta.
Os três jovens foram ao rio um tanto quanto duvidosos e incrédulos. Chegando à água, eles discutiram, mas não conseguiam pensar em alguma forma de encher aquela peneira de água.
Então, dois disseram: – O nosso pastor está louco. Isso é inútil. Vamos embora, senão ficaremos o dia todo aqui feito bobos.
Horas mais tarde o pastor foi até aquele rio e encontrou apenas o jovem que não desistiu. Ao ver o pastor, ele disse meio triste: Ah pastor, não consigo encher essa peneira de água! Já quebrei a cabeça, mas é impossível!
Disse-lhe o pastor: – Você só conseguirá ter água nesta peneira, meu jovem, se a mantiver mergulhada no rio. Assim também é para ser cheio do Espírito Santo. Só conseguirá ser cheio se permanecer mergulhado n’Ele!
Enchei-vos do Espírito!

Paulo falou com Sabedoria Sobrenatural (Mistério Oculto) com os que tem Maturidade [2.6-7]

Paulo inicia definindo o assunto que ele vai desenvolver sendo uma consequência direta do parágrafo anterior [fundamento], agora ele mostra que seu ministério não apenas foi fundamentado no evangelho, mas tem seu conteúdo ali também e não na sabedoria humana, mas sabedoria divina, refletindo parte do que ele já havia introduzido no capítulo 01 a discutir a mensagem da cruz e a sabedoria humana como opostas.
Introduz a perícope não apenas mostrando sua mensagem, mas desafiando seus leitores que não compreenderam essa mensagem pela falta de maturidade [3.1-4] como veremos semana que vem no encerramento dessa seção que descreve a Falta de Compreensão dos Coríntios na Mensagem do Evangelho e já inicia a transição para lidar com a falta de compreensão do Ministério do Evangelho [3.5-4.21]. Essas duas seções constroem o Argumento de que a Maturidade Cristã leva a Unidade e não as Divisões [1.10-4.21]
Paulo já inicia afirmando categoricamente que eles falaram de sabedoria aos tem maturidade, mas não da sabedoria mundana que está condenada, mas da sabedoria sobrenatural que só pode ser compreendida por aqueles que tem maturidade e que não era o caso dos coríntios [3.1-4]
Essa sabedoria sobrenatural tinha sua fonte no próprio Deus e não nas filosofias, culturas ou expectativas humanas. Era o mistério que estava oculto e que Deus revelou para a nossa glória (exaltação sobrenatural). Aqui evidentemente ele usa imagens parecidas com as de colossenses porque ele lida com problemas parecidos, o conhecimento humano que não compreende a revelação do evangelho que é um paradoxo.
O mistério ou a sabedoria sobrenatural é a revelação do Evangelho do Cristo morto e ressurreto que retornará em carne, poder e glória.

A Sabedoria do Evangelho é Revelada por Deus, por meio de seu Agente [2.7-12]

Esse mistério ou sabedoria sobrenatural não tem a ver com a sabedoria humana, os homens por mais sábios que sejam de forma independente não conseguem compreender esse mistério, afinal se fossem capazes não teriam crucificado o SENHOR da glória!
Em seguida Paulo cita Isaías para descrever a revelação do Evangelho como algo grandioso e eterno muito maior do que qualquer coisa que poderia ser imaginada pela capacidade humana e destaca que o agente dessa revelação não foram homens sábios ou capazes, mas o Espírito Santo que é o único que conhece a profundamente e plenamente a Deus de onde vem essa Sabedoria sobrenatural e pode ser compreendida apenas pelo Espírito e não intelectualidade.
Em seguida, caso não tenha ficado claro, ele destaca ainda mais que o Evangelho, o mistério ou a sabedoria sobrenatural podem ser conhecida apenas por meio da atuação do Espírito Santo ele o faz gratuitamente e não por capacidade ou mérito como esperavam os coríntios.

A Sabedoria Sobrenatural é pregada e Compreendida por Aqueles que tem a Mente de Cristo e não do Mundo [2.13-16]

Encerra esse trecho concluindo com base na atuação do Espírito como agente de revelação e iluminação e na profundidade de Deus que seu ministério teve um conteúdo sobrenatural, não com palavras de sabedoria humana, mas palavras do Espírito interpretando verdades espirituais aos que são espirituais para compreendê-las.
Aqueles que não tem o Espírito as vem como loucura, os coríntios precisavam ter isso em mente e caminhar para a maturidade para compreender as verdades espirituais que vão além da carnalidade, cultura ou intelectualidade.
Toda essa realidade é compreendida por nós cristãos maduros porque temos a mente de Cristo e não do mundo, caso contrário o evangelho parece não fazer sentido.

Princípios Eternos

Sabedoria sobrenatural é superior e oposta a sabedoria do mundo
Evangelho produz mudança de vida, mas não depende dela
O Evangelho produz sabedoria, mas não é a sabedoria humana
Homem comum não é capaz de compreender o evangelho a menos que seja revelado pelo Espírito Santo.
O Evangelho é a revelação da obra incompreensível de Deus aos que são alcançados por essa revelação.
Espírito Santo é o agente da revelação e o centro da maturidade cristã na igreja de Cristo
Para compreender as realidade espirituais é necessário a mente de Cristo por meio do Espírito Santo que habita nos crentes

A Sabedoria Sobrenatural é Revelada pelo Espírito Santo e Compreendida pela Mente de Cristo

Desafios

Confie na cruz de Cristo para atravessar as dificuldades do dia a dia e não em sua própria capacidade
Compartilhe do Evangelho confiando que a conversão depende do agente de revelação e não de sua capacidade

Reflexão para os PGM’s

Qual a diferença da sabedoria sobrenatural e humana?
Sabedoria humana é baseada no conhecimento e eloquência humana, enquanto a sabedoria sobrenatural é o mistério revelado, o evangelho paradoxal de Cristo.
Por que é tão difícil compreender o Evangelho Plenamente?
Buscamos colocar nossas expectativas tanto de “graça” quanto “santidade”, quando parece que a cruz resolveu ambos os casos de uma vez.
Temos cultura e expectativas que influenciam a forma como olhamos as escrituras, a igreja e o Evangelho
Só pode ser vivenciado e compreendido por meio de uma vida com o Espírito Santo e não com algo que dependa de nós, é ele quem revela.
Temos dificuldade com uma “religião” que não precisa de sacrifícios ou entregas. O Evangelho é Cristo que se entregou e não temos nada para oferecer em troca.
Quem é o Agente da Revelação? Como isso impacta minha espiritualidade?
Espirito Santo, compreendo que apenas conhecimento, regras, estudo ou cultura não são suficientes para caminhar na maturidade
A unica forma de compreender o evangelho por meio do Espírito.
Devo priorizar a devocional e vida de oração, buscando sabedoria do alto e pedindo que Deus de a graça de que minha bagagem não atrapalhe minha compreensão do Evangelho.
Related Media
See more
Related Sermons
See more