A Centralidade do Chamado na Unidade da Igreja Madura [1Co 1.26-31]

1 Coríntios: Maturidade Cristã   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript

Introdução

Questões Introdutórias Relevantes

A Cidade de corinto era uma cidade conhecida pela carnalidade, sexualidade, filosofia pagã e arrogancia. A igreja vinha absorvendo essas características e confundiu a mensagem do evangelho com a filosofia humana, especialmente após o impacto de um excelente orador como Apolo. De modo que a igreja ficou dividida entre os líderes de acordo com suas preferencias pessoais.
O propósito da Carta é Desenvolver a Maturidade da Igreja de Corinto. E sua Mensagem é que A verdadeira maturidade espiritual na vida de uma igreja desenvolve relacionamentos de amor sob o poder libertador e a graça unificadora de Cristo.

Contexto

Paulo incia a argumentação de que a Maturidade Espiritual é Expressa Pela Unidade [1.10-4.21], evidencia essa realidade de duas formas, a primeira mostrando que as divisões vinham pela Falta de compreensão da Mensagem do Evangelho [1.10-3.4] e do Ministério do Evangelho [3.5-4.21]. Ao corrigir a mensagem do Evangelho Paulo mostra a Centralidade da Pessoa de Cristo na Unidade da Igreja Madura[1.10-17], a Centralidade da Mensagem da Cruz na Unidade da Igreja Madura [1.18-25] e a Centralidade do Centralidade da Vocação na Unidade da Igreja Madura [1.26-31].

Congregação Mostra que Deus não Chamou a Elite Financeira, Política ou Acadêmica [1.26]

Paulo inicia um novo argumento para a Unidade de uma Igreja Madura que compreende a Mensagem do Evangelho. Ela é Unida pela Pessoa de Cristo, Obra de Cristo e agora pelo Chamado de Cristo ao Cristão. Assim a própria congregação dos coríntios que vinham batalhando com as divisões pela arrogância, dons, condições sociais e habilidades acadêmicas deveriam mostrar a eles o quanto nada disso fazia sentido.
O desenvolvimento lógico de Paulo é impressionante. A mensagem e obra de Cristo são o centro da igreja madura de modo que os chamados a formar essa igreja expressam essa realidade, assim ao olhar para sua própria congregação não haveria motivos para colocar qualquer cosia acima do evangelho ou substituir a “sabedoria divina” pela “sabedoria humana” como vimos nos textos anteriores, afinal os que foram chamados para a igreja não eram filósofos, políticos, teólogos, ricos ou tinham qualquer outra característica em comum, mas essa vocação vinha da sabedoria e obra sobrenatural da Mensagem do Evangelho e da Obra de Cristo!
A diversidade da igreja e o destaque as pessoas que mais eram rejeitadas pela sociedade mostrava o valor sobrenatural daquela comunidade sobrenatural que era dividida por ainda não ter atingido a Maturidade Espiritual que como veremos adiante Paulo já considerava que era tempo.
Paulo relembra esses crente de que poucos tinham valor pela sabedoria, poder ou nascimento nos padrões humanos, ainda assim Deus os escolheu pela graça soberana de Cristo para formar a igreja de Deus que se reunia em corinto. Que apesar de arrogante e problemática eram os santos eleitos de Deus para formar ali uma comunidade do Reino de Cristo em naquela cidade terrível.
Provavelmente é essa convicção que faz com que Paulo tenha esperança de crescimento, afinal nos critérios do próprio apóstolo aquela igreja não tinha muito futuro (ele não elogia a igreja na apresentação), ainda assim ele tem consciência de que Deus pode mudar essa realidade, porque foi Deus quem escolheu essas pessoas para formar a sua Igreja em Corinto.

Deus Chamou a Igreja aqueles que não tinham Valor Humano [1.27-29]

A organização simples da igreja mostra que o chamado de Deus não tem a ver com as qualificações humanas que muitas vezes seria esperado. Descreve como Deus escolheu o que é loucura, vergonha, fraqueza ou que é insignificante para o mundo para revelar a Sua sabedoria, força e valor que não depende das capacidades humanas, mas daquele que chama.
Ao contrário do que os corintios vinham fazendo eles não deveriam olhar para as qualificações humanas onde quer que sejam porque Deus não usou esses critérios e os que Deus chama torna insignificante aqueles que acham que são alguma coisa. Os coríntios precisavam compreender que os critérios de Deus e a sabedoria do alto são superiores e maiores do que os padrões humanos em todos os sentidos e isso é a essência do evangelho, um Deus que escolhe quem não merece e não tem nada a oferecer e forma dessas pessoas uma comunidade escatológica profunda e larga (linguagem de comunidade cativante) para revelar a sua graça, poder e ação.

O Chamado não Depende da Qualidade do Escolhido, mas de quem Escolheu, sendo portanto, suficiente para a Unidade [1.30-31]

A referencia de competência e sabedoria não vem da expectativa humana. A iniciativa é de Cristo, soberano e poderoso que juntou aquela congregação e este Cristo é a verdadeira sabedoria, ou seja, Justiça, santidade e redenção, para que todos se gloriem no SENHOR.
Aqui Paulo alinha a expectativa e corrige a percepção dos coríntios. Eles não deveriam olhar para a congregação ou a expectativa humana para julgar quem pertence ou não a igreja de Cristo, mas para o Cristo que a salvou, mesmo aquelas pessoas que eles poderiam julgar que não deveriam estar no meio delas.
Cristo é o que unifica a igreja e não as capacidade, dons ou habilidades de um indivíduo, por isso se alguém quiser se gloriar, glorie-se no SENHOR.
Os coríntios não poderiam ficar qualificando os membros da igreja pelas habilidades ou suas próprias expectativas, visto que Deus as tinha chamado para fazer parte da igreja e isso fazia parte do processo de maturidade espiritual da igreja reconhecer que Deus escolhe quem faz parte da igrejas e isso é o essencial, a maturidade é um processo pelo qual a igreja de corinto, mesmo sendo igreja de Cristo ainda não havia passado e já estava atrasada.

Princípios Eternos

Sabedoria humana é diferente da sabedoria divina
Preciso reconhecer o chamado de Deus como suficiente para formar a igreja de Cristo debaixo da sua graça e soberania
O padrão de Deus muitas vezes é loucura ao homem natural
O padrão de Deus pode parecer fraqueza ou vergonha, mas revela a verdadeira força e poder.
Sabedoria de Deus é sua justiça, santidade e redenção que são sobrenaturais
A igreja é a comunidade escatológica do Reino e não deve ser medida por critérios humanos, mas pela escolha soberana de Deus, ainda que não plenamente compreendida
A glória da igreja está no SENHOR e não em seus membros.

Uma Igreja Madura é Unida na Medida em que Reconhece seu Chamado que vem de Cristo com Padrões Sobrenaturais

Desafios

Ore para que a Igreja Reconheça esse padrão sobrenatural naqueles que são chamados a salvação e não seja ofuscada por padrões humanos sejam eles quais forem
Ore para que Deus traga maturidade aos membros imaturos
Ore para que Deus traga a nossa igreja aqueles que ele deseja alcançar

Perguntas para os PGM’s

Como a comunidade de corinto revelava o poder de Deus na escolha soberana?
Unia pessoas desprezadas pelo mundo
Capacitava pessoas diferentes a formar uma comunidade escatológica do Reino de Deus
Não dependia de critérios humanos, mas divinos
Qual é a expectativa humana para a formação de uma igreja?
Pessoas sem falhas
Bem educadas
“Perfeitas”
Não precisam ser desenvolvidas
Conhecem doutrinas perfeitamente
Qual é a Expectativa divina para a formação da igreja
Escolha soberana de Cristo
Liderança pronta a promover a maturidade com ensino, exemplo e disciplina bíblica
Pessoas falhas, fracas e limitadas de baixo da graça de Cristo
O que é a sabedoria de Deus nesse texto?
Justiça, santidade e redenção
Elementos essenciais para a fé cristã e que precisavam ser desenvolvidas nos imaturos coríntios
Qual é o motivo de se gloriar que a igreja pode ter?
O Senhor que chama pecadores para a sua igreja e molda a pessoa de Cristo, mais nada.
Related Media
See more
Related Sermons
See more