A presunção é castigada

Pregações  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views

Moisés relata no seu primeiro discurso para a geração que entraria na Terra Prometida. Orienta e exorta relembrando a consequencia dos 40 anos no deserto. E um dos fatores foi a desobediência pela incredulidade dos pais.

Notes
Transcript
Dt 1.19-46
Introdução
1. A escolha dos hebreus revelou também como Deus age com o pecado do seu povo. Como é necessário que esse mal seja eliminado. E a rebeldia sem arrependimento leva-os ao castigo.
2. Mas a escolha de Deus nunca deixará o escolhido sem a orientação para prosseguir. Deus chamou Moisés para liderar a caminhada. Homem manso, que procurava praticar a justiça. Não um guerreiro, mas um homem humilde a ponto de lutar contra a vocação de liderar seus irmãos. Moisés era um homem de oração.
3. No 40º ano, 11º mes - Moisés está fazendo conhecer à geração que vai entrar em Canaã, os perigos de não acreditar nas palavras de Deus. E até o próprio Moisés que liderou o povo até ali, sabia que não lhe foi permitida essa benção.
4. O fim de uma geração está terminando. Isso se cumpre com a morte dos irmãos Mirian, Arão e Moisés às portas da Terra Prometida. Mas antes de sua morte, Moisés encarrega Josué como sucessor e as suas últimas orientações são de exortações à obediência para com Deus e as promessas de libertação da escravidão.
5. O relato mostra a saída do Egito até a chegada em Cades Barnea que foram dois anos. Em Horebe (Monte Sinai) dois anos e de Cades Barnea até a entrada de Canaã foram 38 anos.
6. Por que tiveram que passar tanto tempo no deserto, se era possíevel chegar em até tres meses?
I - O melhor está diante de vós (v.19-25).
7. Como deixar o tesouro de Deus, que já está nas suas mãos ser lançado fora?
8. Ao chegarem nos limites ao sul do território que seria a região de Judá. Ouça o que Moisés diz: (v.21) - Eis aí a terra, possui-a, como te falou o Senhor, Deus de teus pais: Não temas e não te assustes.
9. O plano de todos - enviar os espias. Depois de quarenta dias eles tem uma pequena mostra do que Deus havia prometido. E concordaram - a terra é boa.
10. Irmãos, o que Deus promete está cumprido. Mas, todos precisamos crescer. Ninguém será lançado no céu sem passar por experiências. E muitas delas são muito duras. Mas voce precisa enxergar nas pequenas experiências o cumprimento da palavra de Deus.
11. Veja, a seguir o que aconteceu.
II - A relutância em acreditar em Deus (v.26-33).
12. A palavra de Deus diz: Eis aí o que o Senhor teu Deus te dá, mas vós não quisestes subir. Antes quiseram voltar para a escravidão.
13. O que Moisés quer dizer com fostes rebeldes? A relutância em acreditar em Deus? Onde ficou a confiança que eles declararam no Monte Sinai - Moisés, tudo que o Senhor te disser, ouviremos e cumpriremos (Dt 5.27).
14. Como era a percepção desse povo? Deus mostrou uma terra maravilhosa, mas ele quer nos destruir!
15. Irmãos, eu assisti o repórter Roberto Cabrini falando pela grade de um alpendre com duas mulheres, e a mais nova disse chorando: nós não vamos sair da nossa terra, esta terra é muito boa! Elas estavam dispostas a morrer, mas continuar confiando.
16. Quando Noemi como um boa nora, e querendo o melhor para, Orfa e Rute, mandou-as voltar para a casa de seus pais, Rute fez uma das declarações mais corajosas da Bíblia: Rt 1.16,17 - Não me instes para que te dixes e me obrigue a não seguir-te, porque aonde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus 17Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” Não é a toa que temos um livro, entre os 66 que descreve a coragem e a confiança dessa mulher.
17. Reflita sobre a fé e a coragem de Rute e a falta de confiança dos 10 espias. Os covardes venceram e contagiaram toda a congregação, que se revoltou contra Moisés, a ponto de quase apedrejá-los.
18. Qual o desejo? Voltar para o Egito? Que Deus havia devastado? Que choravam a morte dos seus primogênitos? Que tinham saído com ouro e prata, dádivas que o Senhor concedeu pelas mãos dos próprios egípcios? Faraó deveria recebê-los de braços abertos? Que sensato - voltar para o coxo ou comer o vômito como disse Pedro.
III - A incredulidade gera a ira de Deus (v.34-40).
19. Essa atitude foi duríssima para com Deus, que tinha carregado cada um deles como uma criança que sua mãe carrega no colo. Eles estavam quase dentro da terra. Estavam nos limites daquele território que foi a tribo de Judá. Mas Deus diz: (Nm 14.33Vossos filhos serão pastores neste deserto quarenta anos e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que o vosso cadáver se consuma neste deserto.”
20. Irmãos, nosso cadáver nossos filhos poderão ver passar diante deles, mas jamais deixe de se arrepender, e deixar um legado de coragem pelos princípios que Deus estabeleceu. Não envergonhe seus filhos, não deixe um legado de irresponsabilidade na caminhada que Deus já preparou. Sê forte e corajoso, Deus diz para Josué.
21. Temos uma verdade indissociável da obediência pela fé. Ninguém receberá a benção que Deus entregou ao que tem fé. Não andamos pelo que vemos, poi o justo viverá pela sua fé.
22. Paulo faz uma afirmativa que muitos precisam refletir - o espírito dos profetas está sujeito aos profetas. Jesus ao proferir a parábola das dez virgens, ensina que não é possível transferir o azeite de um para o outro, nem que ele queira fazer isso não é possível.
- parece que Deus não tinha capacidade de fazê-los entrar na Terra que havia lhes prometido
23. Deem meia volta, voltem para o deserto, de tal forma que ficaram mais 38 anos no deserto, até serem consumidos Dt 2.14 “O tempo que caminhamos, desde Cades-Barneia até passarmos o ribeiro de Zerede, foram trinta e oito anos, até que toda aquela geração dos homens de guerra se consumiu do meio do arraial, como o Senhor lhes jurara.”
24. Nem Moisés foi inocentado por não liderar de forma como Deus havia ordenado (v.37).
IV - O Castigo sobre a presunção (v.41-46).
25. Parece que se arrependeram, mas na verdade foi outra desobediência. Deus já havia negado a terra. Deus nunca responderá sim à presunção. Quando Deus disse vão, eles não queiseram ir, mas quando Deus disse não, eles se arvoraram pela sua própria força.
26. Eles descobriram que não seria pela força que conseguiriam entrar na Terra Prometida. Quando Deus não inclina os ouvidos é porque falta obediencia.
26. O que aprendemos - A salvação não é conquistada por nossa força. Ela é uma dádiva aos que se aproximam de Cristo com um coração quebrantado e arrependido. Não podemos arrancar a salvação do jeito que queremos.
27. Por que todo pecado será punido.
Related Media
See more
Related Sermons
See more