Do que você tem medo? - Marcos 4:35-41

Emoções  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 34 views
Notes
Transcript

Introdução

Na série de filmes O Exterminador do Futuro e na série As Crônicas de Sarah Connor, a Skynet é uma inteligência artificial altamente avançada criada no fim do século XX. Ela opera principalmente por meio de robótica avançada e sistemas de computador. Nos filmes a inteligência artificial fica muito poderosa e acaba tomando o controle da situação e a partir daí a trama se desenrola.
Deus nos fez com a capacidade de sentir e de expressar sentimentos, nós temos essa capacidade pois Deus nos fez dessa forma, logo os sentimentos e as emoções não são ruins ou maus em si mesmo. O problema como tudo em nossas vidas após a entrada do pecado no mundo é que quando a ordem das coisas em nossas vidas é invertida as coisas começam a ir mal e nessas horas questionamos até mesmo se Deus realmente existe e se importa conosco.
A nossa geração é marcada fortemente pela individualidade e liberdade e nada pode se opor ou estar no caminho da sua busca pela felicidade. O importante é ser feliz, é estar bem, é fazer o que bem entender sem dar satisfação a ninguém ou se preocupar com o que vão falar ou pensar, porém é a geração mais depressiva, ansiosa e suicida da história da humanidade.
Os nossos sentimentos e emoções às vezes se parecem com essa Skynet, alimentamos tanto eles que agora parece que eles tomaram o controle das nossas vidas em suas mãos e nos tornamos reféns deles e isso assusta. Como colocar as coisas de volta no lugar?

Texto

Marcos 4.35–41 NVI
Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: “Vamos para o outro lado”. Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam. Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água. Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: “Mestre, não te importas que morramos?” Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: “Aquiete-se! Acalme-se!” O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. Então perguntou aos seus discípulos: “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?” Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”

O tempo fechou

Marcos 4.35–37 NVI
Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: “Vamos para o outro lado”. Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam. Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água.
Os discípulos se viram em uma situação, um tanto complicada: era noite, estavam atravessando o Mar da Galileia e agora também estavam no meio de uma tempestade. As ondas eram tão fortes que o barco começou a se encher de água. Eles não tinham para onde ir, eles tinham apenas eles mesmos e a experiência prévia de alguns deles como pescadores acostumados com aquelas águas. Mas será que isso seria o suficiente?
Um dia levantamos as nossas mãos para o céu e dissemos: “Jesus eu te aceito, como meu único e suficiente salvador” e depois desse dia todos os nossos problemas sumiram como que num passe de mágica, certo? Depois que passamos a ser cristãos nunca mais apareceram situações que nos deixam preocupados, com medo e ansiosos, certo? A nossas vidas são perfeitas e não temos com o que nos preocupar jamais, certo?
A verdade é que Jesus nunca prometeu uma vida cercada numa redoma de vidro e sem problemas, Jesus disse: Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Jo 16.33.
Quantas vezes não nos sentimos como aqueles discípulos, cercados de incertezas, com medo e com expectativas?
Quantas vezes a nossa mente e o nosso coração se parecem com um barco furado e cada vez que tentamos consertar um furo outros 2 aparecem no lugar?
Quantas vezes estamos tão perdidos em nossos pensamentos e emoções, estamos com tanto medo e tão ansiosos que mal conseguimos reagir diante da realidade colocada diante de nós?
O que é o medo? Medo é um estado emocional que surge em resposta a consciência perante uma situação de eventual perigo. A ideia de que algo ou alguma coisa possa ameaçar a segurança ou a vida de alguém, faz com que o cérebro ative, involuntariamente, uma série de compostos químicos que provocam reações que caracterizam o medo.
O que é a ansiedade? Ansiedade é um sentimento ligado à preocupação, nervosismo e medo intenso. Apesar de ser uma reação natural do corpo, a ansiedade pode virar um distúrbio quando passa a atrapalhar nosso dia a dia.
A questão não é se em algum momento iremos nos deparar com nossos medos, inseguranças, incertezas e preocupações, mas quando teremos que lidar com todos esses sentimentos (e muitas vezes de uma só vez).

Jesus se importa

Marcos 4.38–39 NVI
Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: “Mestre, não te importas que morramos?” Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: “Aquiete-se! Acalme-se!” O vento se aquietou, e fez-se completa bonança.
Os discípulos não estavam sozinhos, Jesus também estava barco. Porém enquanto Jesus estava dormindo tranquilamente os seus discípulos estavam tomados pelo medo e pela incerteza do que iria acontecer.
Como Jesus poderia estar dormindo diante daquela situação?
Em primeiro lugar Jesus experimentou 100% da experiência humana, ele era como eu e você, sentia fome, sede, se alegrava, se irava, curtia uma festa com os discípulos e também se cansava. O contexto de Marcos nos dá essa indicação que o ministério de Jesus era muito agitado, e no momento do acontecimento era tarde e depois de um longo dia de ensinamentos.
Em segundo lugar se Jesus estava dormindo era porque realmente a situação estava sob controle, os discípulos podiam até não ter essa percepção, mas sim tudo estava sob controle.
Em terceiro lugar Jesus enquanto homem estava cansado, talvez exausto fisicamente, mas nosso Deus de forma alguma está cansado ou deixou de cuidar dos seus.
Salmo 121 “Cântico de Peregrinação. Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta, sim, o protetor de Israel não dormirá; ele está sempre alerta! O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita. De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite. O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida. O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.”
Será que Jesus estava indiferente aos medos e preocupações dos seus discípulos?
Não, Jesus não estava indiferente aos medos e preocupações dos seus discípulos. Na verdade Jesus se levantou e repreendeu o vento e mar de forma que as forças da natureza se calaram diante do senhorio de Cristo e tudo ficou extremamente calmo e tranquilo.
Mateus 11.28–30 ““Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.”
Jesus se importa com a minha situação?
Você já se deu conta que não está sozinho? Você não esta sozinho, nós não estamos sozinhos. Não precisamos enfrentar nossos medos, nossas preocupações e nossas frustrações sozinhos. Do que você tem medo? O que está tirando o seu sono? O que está te deixando cansado e sobrecarregado? Nós precisamos chamar por Jesus e contar para ele imediatamente. Porque somente ele pode nos trazer alívio. Jesus pode nos trazer alívio e paz porque ele vivenciou as mesmas emoções que nós, porque ele ficou ansioso horas antes de ser entregue aos líderes judeus e romanos.

A confiança é necessária

Marcos 4.40–41 NVI
Então perguntou aos seus discípulos: “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?” Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”
Depois que a tempestade acabou, os discípulos pareciam não conhecer Jesus, ou saber que as forças da natureza poderiam ser submetidas a ele.
A pergunta de Jesus deixa ainda mais claro o verdadeiro problema dos seus discípulos não era o vento, ou a tempestade, mas a falta de confiança de seus discípulos.
Quem está no controle das nossas vidas: nossa confiança no Senhor ou os nossos sentimentos emoções?
Pode ser que nossos medos, a nossa ansiedade exagerada, o nosso desespero seja na verdade um sintoma de que existe um problema mais profundo em nosso coração. Pode mostrar que talvez as nossas prioridades estão invertidas e que as circunstâncias do aqui e do agora se tornaram mais importantes e a nossa confiança em Deus acabou ficando em segundo plano.
Ataques de Ansiedade e Pânico: Confiando em Deus Quando Você Tem Medo A Ansiedade Aponta para Aquilo em que Você Realmente Crê

Independentemente do que você afirma crer sobre Deus e o cuidado dele, sua ansiedade vai destacar o que realmente, lá no fundo, é sua crença sobre Deus. A ansiedade sempre está ligada à convicção de que algo vai acabar mal.

O remédio para isso é confiar que Jesus está cuidando do nosso caminho, dos nossos sentimento e das nossas emoções! Ele quer remover todo o medo do nosso coração, pois ele nos amou e o amor lança fora todo o medo.
1João 4.18 “No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.”
Salmo 37.5 “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:”

Concluindo

Precisamos ter claro em nossas mentes que vamos passar por essas etapas: o tempo vai fechar, que vamos ficar confusos, com medo e ansiosos a ponto de parecer que tudo irá acabar mal, mas precisamos nos lembrar que Jesus está conosco e realmente se importa com as nossas vidas.
Filipenses 4.6-7 “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”
O contrário de medo e ansiedade, não é coragem, mas verdadeira paz que excede todo entendimento. Essa paz somente Deus pode nos dar!
Soli Deo Gloria.
Related Media
See more
Related Sermons
See more