O bom combate da fé cristã - I Tm 1.18-20

Cartas Pastorais - I Timóteo   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

Introdução -

Aqui no ínico do versículo 18 ocorre uma “Instrução” - NVI ; “Admoestação” NAA ; “Mandamento” ACF ; “Instruções” NVT - no grego a palavra é “parangelia” - dever; instrução; ordem - ou seja, uma declaração formal de uma ordem para fazer alguma coisa.
A tradução ficaria assim: “este é o dever ou a instrução” que te encarrego. No final do primeiro capítulo Paulo volta-se mais uma vez para o combate às falsas doutrinas. Veja, não é sem razão que ele retoma o assunto, pois é nesse contexto que o jovem Pastor Timóteo desenvolverá seu ministério. Sem dúvida, a missão que Paulo encarregou a Timóteo nos versículos 3 a 5. No capítulo 1 Paulo tratou sobre os falsos mestres que pregavam um falso evangelho; falou sobre sua conversão e agora caberá a Timóteo proclamar a verdade do Evangelho Glorioso de Cristo. Sendo assim, ele pede para Timóteo permanecer em Éfeso para pastorear a Igreja e combater falsos ensinos. Vamos há algumas lições no texto:

Combater falso ensino é um dever de toda Igreja, mas acima de tudo da liderança - 1.18

Timóteo deveria lutar bravamente contra os ensinos falsos que estavam adentrando a Igreja de Éfeso. A vida cristão é maravilhosa? sim, mas é também um combate, uma guerra! E, não podemos entrar nessa batalha com armas carnais, ou com vãs filosofias, mas com a Palavra de Deus que apresenta o verdadeiro Evangelho. Os falsos mestres rejeitavam pontos inegociáveis da fé cristã, inclusive sobre a pessoa e a autoridade de Cristo. Ignoravam a verdade absoluta do evangelho, desprezavam a boa consciência e, por essa razão, naufragaram na fé. Perseverar é não se dobrar, é lutar até o fim (2Tm 4.6-7). Essas declarações proféticas prévias provavelmente foram da seguinte natureza. Destacavam Timóteo para um serviço especial no reino de Deus, resumiam seus deveres, prediziam seus sofrimentos e o confortavam com a promessa do auxílio divino em suas tribulações.Deve ter-se em mente que anteriormente o próprio Paulo e Barnabé foram “separados” pela igreja com a cooperação de alguns profetas (At 13.1–3.); 1Tm 4.14. Cf. 1Tm 6.12; 2Tm 2.2; At 14.23.

Esse combate ocorre com a “fé e a boa consciência” - 1.19a

A maneira na qual esse combate deve ser empreendido é agora estabelecido: mantendo a fé e uma boa consciência.

Timóteo é admoestado a “manter a fé”, ou seja, persistir nela. Ele deve continuar apegado a verdade e não abrir mão dela. ver II Tm 2.17-19.
1 e 2 Timóteo e Tito (1.3–11)
Não se pode ter dúvida de que “a consciência é a resposta do senso moral do homem à revelação divina acerca de si mesmo, de suas atitudes e atividades”
A consciência citada aqui é :
a) guiada pela Palavra de Deus como sua norma;
b) produz a tristeza segundo Deus produz arrependimento que leva à salvação e a fugir do erro.
Related Media
See more
Related Sermons
See more