1 Coríntios: 1.1-3: Apresentação do apóstolo e do Público

1 Coríntios: Maturidade Cristã   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Introdução

A carta de Paulo aos Coríntios foi escrita por Paulo a uma igreja que batalhava com a sensualidade, impureza, filosofias mundanas e imaturidade. Por volta de 55 em uma cidade plural e diversificada reconhecida pela imoralidade.
O tema geral da carta é a maturidade cristã diante de uma igreja imatura, imoral, dividida e egoísta. De modo que o Paulo, o fundador dessa comunidade precisa demonstrar a sua autoridade e corrigir uma das comunidades mais desafiadoras do Novo Testamento.

Paulo sabia quem era e qual era o seu papel [1.1]

Paulo identifica-se imediatamente e a semelhança de outras epístolas identifica seu papel e vocação. Mas para essa comunidade que amava posições e poder revelando uma compreensão limitada do evangelho e do serviço cristão era importante perceber que as correções duras que viriam a seguir vinham de um apóstolo reconhecido pelas igrejas, chamado por Deus!
Paulo destaca que não é apóstolo pela sua vontade ou desejo de poder, Paulo sabia exatamente quem era e o que Deus queria dele no serviço da igreja. Tinha consciência do seu papel e talvez, diante de uma igreja imatura e carnal, era essa consciência que o motivava a continuar servindo e confiando que Deus daria êxito apesar das circunstâncias como veremos na semana que vem a forma como ele estrutura a introdução da carta sem elogiar diretamente a igreja, mas a ação de Deus apesar da igreja [1.4,8]

A Igreja Visível e Invisível que os santificados de Corinto faziam parte [1.2]

Se Paulo identifica-se como o autor ele está escrevendo para a igreja visível que ficava na cidade de corinto, mas que ao mesmo tempo fazia parte do escopo maior da igreja de Cristo em todo o mundo.
Essa distinção é relevante aos coríntios visto que a igreja era egoísta e precisava olhar para as outras igrejas e ministérios como marca de maturidade [16] e contribuir financeiramente com outras igrejas de Cristo espalhadas pelo mundo.
Assim pelo distingue dois aspectos da natureza da igreja, a igreja visível que se reúne consistentemente em um local fixo e a igreja invisível que é formada pelo conjunto da igreja visível, o corpo de Cristo.

Santificados e Chamados a Santidade [1.2]

Impressiona o fato de Paulo chamar os crentes em corinto de santificados, eu poderia pensar em muitos adjetivos para os cristãos em corinto tendo por base as duas epístolas de Paulos aos coríntios e a fama da cidade no primeiro século, mas com certeza não seria santificados, e provavelmente não seriam positivos.
Mas Paulo tem consciência que ser santificado é mais do que uma atuação, sobretudo é uma posição! Esses crentes foram salvos em Cristo Jesus apesar da sua imaturidade e carnalidade, eles foram santificados e chamados a santidade (outra marca da maturidade é a pureza do corpo [5-6]), por isso ele tem a convicção de que eles seriam sustentados e se manteriam firmes em Cristo até o final, não com base em suas ações, mas daquEle que os salvou [1.8-9].

Princípios Eternos

Tenha consciência clara olhando para os seus dons e talentos para servir a igreja de Cristo com eficiência
Reconheça que nem mesmo a santidade ou serviço depende de você, mas é concedido graciosamente por Deus
Fazemos parte de uma comunidade muito maior do que conseguimos enxergar na igreja local
Fazemos parte do corpo universal de Cristo e por ele devemos batalhar e nos envolver
Somos santificados em Cristo em termos de posição, e essa posição deve nos motivar a uma vida em santidade

Reconheça como, santificado em Cristo, seu papel servindo a igreja de Cristo

Desafios

Identifique seu papel na igreja de Cristo
Sirva de todo coração como alguém já santificado em Cristo
Related Media
See more
Related Sermons
See more