Vitalidade e aprimoramento do Evangelho entre os Filipenses - Oração de Paulo

0 ratings
· 12 views

Estudo na carta de Paulo aos Filipenses

Notes
Transcript

Texto

Nova Versão Internacional 1.3 Ação de Graças e Oração

9 Esta é a minha oração: Que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, 10 para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo, 11 cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

Introdução

Vimos em nosso último encontro lá em 9 de Janeiro, a introdução à carta aos Filipenses, o porquê de Paulo ter escrito essa carta, quando ele escreveu essa carta, para quem… obviamente a igreja que fica ao norte da Grécia hoje, na macedônia, à cidade de Filipos ou seja aos Filipenses.!
Então vemos que Paulo junto com Timóteo envia essa carta através de Apafrodito, que angustiado, pois sabia que os Filipenses ja sabiam de sua dificuldade a chegar até Paulo, onde quase morreu, mas foi enviado para dar essa carta.
Quando lemos no verso 3 o recordar de Paulo com imensa Gratidão e Glória a Deus pelos Filipenses , então inicia sua intercessão cheia de alegria no verso 4, ah e detalhe de que a Carta aos Filipenses é também conhecida por ser uma carta de alegria, Alegria essa que veros de:
1. ver Jesus sendo proclamado,
2. alegria da Fé dos Filipenses
3. de ver os cristãos unidos, mesmo no sofrimento por Cristo
4. de vê-los orando e apoiando uns aos outros
5. da alegria na hospitalidade (2.29)
6. Alegria de estar em Cristo
Dentro da Teologia Bíblica - Paulo mostra aos Filipenses assim como aos Tessalonicenses re-iniciado pelo Paulo na semana passada, algumas estratégias de como se lidar com:
A Nova identidade - lembrando-os que embora fossem renegados por suas famílias e sociedade por serem cristãos, eram membros ded uma nova família e de uma nova sociedade.
Paulo apela também aos elementos escatológicos do evangelho para lembrar a cada um dos filipenses e a nós de que o sofrimento deles era apenas uma parte de um plano de Deus mais amplo no qual o resultado seria a salvação deles
e a 3a consistia em instigá-los a IMITAR o sofrimento fiel de outros cristãos , e , em particular adotar sua própria atitude em relação ao papel que Deus dá ao sofrimento na conquista de seus propósitos também de salvação.
Esse é o panorama teológico de Paulo e vou voltar a falar disso na sequencia das pregações
Do texto que lemos quanto a intercessão de Paulo e fazendo referência a Hernandes dias Lopes, Ele diz assim:
Filipenses: A Alegria Triunfante no Meio das Provas Um Agradecimento Cheio de Entusiasmo (1.5–8)

Paulo os traz nas orações (1.4,9). Quem ama, ora. A forma mais efusiva de demonstrar amor por alguém é interceder por ele. Paulo jamais esteve tão ocupado a ponto de não poder se dedicar à oração. Ele nunca esteve tão ocupado com a Igreja a ponto de não ter tempo para Deus. Ele jamais esteve tão envolvido com a terra a ponto de não ter tempo para o céu. Paulo nunca separou o ministério da pregação do ministério da intercessão.

A Oração de Paulo é, sobretudo, uma oração por crescimento. e destaco aqui alguns pontos dessa oração de Paulo:
Em 1º lugar, amor, mais amor (1.9). Paulo não escreve aos filipenses como a um povo que tem falta de amor e precisa rogar por ele, mas como um povo que possui amor e precisa fazê-lo crescer. Paulo não pede prosperidade, uma vez que eles eram pobres, nem pede livramento, uma vez que eles eram perseguidos, mas pede que eles avancem na escalada do amor. Não há limites para o crescimento do amor.
2º lugar, de que maneira cresce o amor? (1.9b). Quando perguntamos em que caminhos o amor pode crescer mais e mais, a resposta é que o crescimento do amor é controlado e dirigido pelo conhecimento e discernimento do próprio Deus, na pessoa de Cristo
Um teólogo chamado Werner de BOOR vai dizer assim:
Filipenses: A Alegria Triunfante no Meio das Provas Uma Oração Cheia de Fervor (1.9–12)

Ágape, o amor na afeição de Cristo, interessa-se realmente pelo outro, deseja ajudá-lo, levá-lo ao alvo. Por isso esse amor precisa de “conhecimento”, de percepção clara da natureza e da situação do outro, percepção clara dos meios pelos quais de fato se pode ajudá-lo exterior e interiormente

A palavra traduzida por “conhecimento” aqui no texto é (epignósis) ocorre 21 vezes no Novo Testamento, sempre se referindo ao conhecimento das coisas de Deus, ou seja, é um conhecimento religioso, espiritual e teológico. Esse conhecimento é o meio da salvação, pois salvação é descrita como “conhecer a verdade” **LER**(1Tm 2.4; 2Tm 2.25; ). O conhecimento também é Obediência - quem ama a Deus verdadeiramente - OBEDECE seus mandamentos (1Pe 1.2). O conhecimento também é uma das evidências do crescimento cristão **LER** (Cl 1.10; 2.2; 3.1–10; 2Pe 1.8). e por último resultado do conhecimento é o estado do cristão que atingiu a plena maturidade (Ef 4.13). A grande questão que vivemos nos dias de Hoje quanto ao pecado e o desconhecimento de Deus está no fato de continuarmos pecando, seja por conveniência, descaso, aí onde entra o verso 26 de Hb 10.26 “26 Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados,”
Ouçam essa frase do Teologo - J.A. Motyer:
Filipenses: A Alegria Triunfante no Meio das Provas Uma Oração Cheia de Fervor (1.9–12)

Crescemos na proporção em que conhecemos. Sem conhecimento da salvação, não haverá progresso rumo à maturidade. Se não conhecermos o Senhor, como poderemos amá-Lo? No entanto, quanto mais o conhecemos, tanto mais o amamos […] A verdade é um ingrediente essencial na experiência cristã. Sendo assim, todo cristão deve ser um estudante, pois para ser um cristão é preciso conhecer a verdade. Crescer como um cristão é crescer na verdade. Nada impede tanto o crescimento quanto a ignorância

em 3º terceiro lugar, para que o amor deve crescer? (1.10). Paulo lista três razões pelas quais o amor deve crescer em todo o conhecimento e em toda a percepção:
Para os crentes aprovarem as coisas excelentes. O discernimento deve levar os crentes a escolherem as coisas boas e a rejeitarem as más. É como provar o metal ou a moeda, com o fim de verificar se é genuíno, puro, sem mescla nem falsificação. Sabe o falso que parece verdadeiro? então saber olhar para as coisas, .... para as situações e ter uma clara percepção de que aquilo é falso ou verdadeiro.
Para os crentes serem sinceros e inculpáveis (Ou puros). Um amor maduro desemboca em sinceridade e inculpabilidade. Se sinceridade tem que ver com a vida íntima , a inculpabilidade tem que ver com a vida pública.
1, 2, 3João: Como Ter Garantia da Salvação Capítulo 7: Quando a Heresia Ataca a Igreja (1Jo 2.18–29)

Primeira, uma enfermeira, num hospital, dá um remédio para um paciente e logo ele começa a passar mal. A enfermeira é sincera, mas deu o remédio errado e o paciente quase morre.

Segunda, um homem escuta um barulho dentro de casa durante a noite e, certo de que é um ladrão, levanta-se, pega a sua arma e atira “no ladrão”, que na verdade era sua filha! Sem sono, a menina havia se levantado para fazer um lanche e acabou tornando-se vítima da “sinceridade” do pai.

É preciso muito mais do que “sinceridade” para que algo seja verdadeiro. A fé em uma mentira sempre traz consequências desastrosas. O apóstolo João já adverte a igreja com contrastes ou conflitos, sobre o conflito entre luz e trevas (1.5–2.6) e entre amor e ódio (2.7–17), e o terceiro conflito: o conflito entre a verdade e a mentira (2.18–29). Não é suficiente ao cristão andar na luz e no amor, ele deve também andar na verdade. Portanto a Sinceridade, precisa ser precedida de ANDAR na LUZ, ANDAR em Amor e obviamente Na Verdade!
Um verso que falaremos daqui a ha algumas pregações que faz mensão prática Aprovarem coisas excelentes e serem sinceros, inculpáveis é **LER** Filipenses 4.8-9 “8 Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. 9 Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.” Lembram-se do que eu disse sobre a IMITAÇÂO lá na introdução, a Teologia de Paulo sempre vai estar atrelada a isso.
Para os crentes estarem preparados para a segunda vinda de Cristo. Devemos viver hoje como se Cristo fosse voltar amanhã. Vivemos à luz da eternidade. A esperança da segunda vinda de Cristo nos motiva à santidade. Toda sua vida deve ser uma preparação para aquele grande dia, porque será quando o verdadeiro caráter da vida do homem for revelado ***LER*(1Co 3.10–15), e quando cada um for julgado segundo suas obras (Dn 7.10; Ml 3.16; Mt 25.31–46; Lc 12.3; 1Co 4.5; Ap 20.12).William Hendriksen, Efésios e Filipenses, ed. Cláudio Antônio Batista Marra, trans. Valter Graciano Martins, 3a edição., Comentário do Novo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1992), 425.
Em 4º lugar (11 cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
), como o amor deve se manifestar? (1.11). Estamos a caminho do céu para prestarmos contas da nossa vida e não devemos comparecer diante de Cristo de mãos vazias, mas nos apresentar a Ele cheios do fruto de justiça. De forma alguma, Paulo vê, naquele dia, a Igreja pobre e de mãos vazias diante de Cristo, mas “cheia do fruto de justiça”. A palavra “justiça” é tomada aqui no sentido de justiça prática, interna, fazer o que é correto e não no âmbito da justificação, ou seja fazer alguma coisa boa para ser justificicado como bondade e merecer alguma coisa de Deus. Lembram-se da discussão que o Fabio nos trouxe pela manhã quando entraremos numa festa vestidos com uma vestimenta que não temos?
Em 5º lugar, mas qual é a fonte do fruto de justiça? (1.11b). O fruto de justiça é por meio de Jesus Cristo. Não produzimos frutos por nós mesmos. O fruto não é produção própria da Igreja. A seiva que nos faz frutificar é Cristo. Dele vêm a força e o poder. O que existe de bom em nós é obra de Cristo. **** OLHAR A HORA e **LER** Romanos 11.16-17 “16 Se é santa a parte da massa que é oferecida como primeiros frutos, toda a massa também o é; se a raiz é santa, os ramos também o serão. 17 Se alguns ramos foram cortados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado entre os outros e agora participa da seiva que vem da raiz da oliveira cultivada,”
Em 6º lugar, qual é o propósito final da apresentação do fruto de justiça no dia de Cristo? (Filipenses 1.11 . O propósito final da vida do cristão é a glória e o louvor de Deus. Tudo vem Dele, por meio Dele e para Ele. Deus é o fim último de todas as coisas. O cristão não é bom porque pretende ganhar louvor, crédito, honra e prestígio para si mesmo, senão para Deus
Concluindo essa sublime oração de Paulo digo que o Pai (no versículo 6) está incessantemente trabalhando para a glória do Filho; o Filho (no versículo 11) está incessantemente trabalhando para a glória do Pai.
SOLI DEO GLORIA - A Deus toda Hora e toda a Gloria - Amém!
Related Media
See more
Related Sermons
See more