Onde está o rei?

Natal  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 24 views

A pergunta Onde está o Rei perturbou Herodes. Essa pergunta abala qualquer coração humano cujo desejo é reinar. Então, o que fazer para que Cristo reine em nossos corações.

Notes
Transcript
Handout

Onde está o Rei?

Textos-base:
Mateus 2.1–3 BSNVT
Jesus nasceu em Belém, na Judeia, durante o reinado de Herodes. Por esse tempo, alguns sábios das terras do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. Ao ouvir isso, o rei Herodes ficou perturbado, e com ele todo o povo de Jerusalém.
Mateus 2.11 BSNVT
Ao entrar na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e se prostraram e o adoraram. Então abriram seus tesouros e o presentearam com ouro, incenso e mirra.

Introdução

Contextualização;
Naquele tempo a Judeia tinha um rei: Herodes. Algumas de suas características:
Descendente de Esaú;
Convertido ao judaísmo por razões políticas;
Pau mandado do Império Romano; odiado pelos judeus
Violento; Assassino; Falso; Inimigo de Cristo
Herodes é uma figura interessante que Mateus escolheu para narrar o nascimento de Jesus com a qual nós pouco nos identificamos. Mas veremos que temos muitas semelhanças com ele;
Em Romanos 8.7
Romanos 8.7–8 BSNVT
Pois a mentalidade da natureza humana é sempre inimiga de Deus. Nunca obedeceu às leis de Deus, e nunca obedecerá. Por isso aqueles que ainda estão sob o domínio de sua natureza humana não podem agradar a Deus.
Paulo praticamente diz que que o coração humano abriga ódio contra Deus;
No centro do coração humano há um impulso que diz: “Ninguém me diz o que eu devo fazer”;
O coração humano é por natureza:
Enganoso Jr 17.9
Arrogante Pv 21.4
Inimigo de Deus Tg 4.4
Depravado Rm 1.29
Violento Rm 1.30
Religioso Rm 2.12
Cada um de nós deseja que o mundo gire a nossa volta e em função de nossas necessidades e desejos;
Não queremos servir a Deus ou a nosso próximo: queremos que eles nos sirvam.

Transição

Em cada coração, portanto, existe um “pequeno rei Herodes” que quer ser onipotente e soberano; o mestre de seu próprio destino.
Tentamos mostrar que somos pessoas boas, mas não há terapia ou treinamento capaz de remover essa rebeldia;
Por isso, há uma pergunta que perturba o coração humano: onde está o rei?
Ora, quando você entra em um palácio e pergunta “Onde está o rei?”, deixará alarmada a pessoa que estiver ocupando o trono. O texto nos fala que Herodes
“perturbou-se” e com ele toda Jerusalém
Se você quer ser rei e aparece alguém se dizendo rei, um dos dois terá de desistir da ideia. Só um pode ocupar um trono absoluto. Como vimos, Jesus veio até nós afirmando ser Deus, o Rei. Disse Jesus:
Lucas 14.26 BSNVT
“Se alguém que me segue amar pai e mãe, esposa e filhos, irmãos e irmãs, e até mesmo a própria vida, mais que a mim, não pode ser meu discípulo.
Trata-se de uma reivindicação de autoridade absoluta, um chamado à lealdade incondicional, e é inevitável que ela desencadeie profunda resistência no interior do coração humano;
“Onde está o verdadeiro Rei?”. Essa pergunta é a mais perturbadora possível para o coração humano, uma vez que queremos a todo custo permanecer no trono da nossa própria vida.
Podemos usar a religião para ficar sobre esse trono, tentando colocar Deus na posição de ter de cumprir nossas ordens porque somos justos demais, em vez de servi-lo incondicionalmente.
A reação do rei Herodes a Cristo, nesse sentido, é um retrato de todos nós.
Mas graças a Estrela da Graça nos aponta para uma direção que nos traz esperança. Ele aponta pra Jesus, como apontou para os Magos. Nos leva até o menino Deus.
Quando olhamos para Jesus percebemos que Ele é:
Descendente de Davi;
Cumpridor da lei;
Servo de todos;
Manso e humilde de coração;
Deu sua vida em resgate de muitos;
Verdadeiro amigo de pecadores;
A bondade de Deus em pessoa.
Precisamos olhar para Cristo para sermos iluminados. Sl 34.5 “Os que olham para ele ficarão radiantes; no rosto deles não haverá sombra de decepção.”

Desenvolvimento

1 - CRISTO NOS RECONCILIA COM DEUS; MAS A CARNE AINDA É FRACA

Graciosamente Jesus nos reconcilia com Deus. O que gera a seguinte pergunta: “Como podemos ser inimigos de Deus? Paulo não diz que por meio de Jesus fomos reconciliados com ele, que temos paz com ele” (Rm 5.1-11)? Sim, isso é maravilhosamente verdadeiro. Ele nos perdoou e fomos reconciliados com ele;
Mas você precisa reconhecer (como Paulo nos mostra em Romanos 6—8) que ainda tem um coração com raiva e com hostilidade residuais contra Deus;
Nosso coração continua aí. Enquanto não chegarmos ao fim dos tempos e não formos glorificados, recebendo nossos corpo e alma perfeitos, ele continuará aí. Precisamos sempre levar isso em consideração;
Por que você acha que é tão difícil orar? Por que acha que é tão difícil se concentrar na pessoa mais gloriosa possível? Por que, quando Deus responde a uma oração, você promete: “Ah, jamais me esquecerei disso, Senhor”, mas, mesmo assim, se esquece logo em seguida? Quantas vezes você disse: “Nunca mais farei isso!” e repetiu o mesmo ato duas semanas depois?
Em Romanos 7.15, Paulo confessa: “… não pratico o que quero, e sim o que odeio”. Ainda há um pequeno rei Herodes no seu interior.
Isso significa que você tem de ser muito mais intencional no que diz respeito a crescimento cristão, a oração e a prestar contas a outras pessoas de modo a vencer seus maus hábitos. Não dá para simplesmente deslizar pela vida cristã como se não houvesse obstáculos. Ainda existe algo em você que luta contra o reinado de Cristo.

2 - HÁ UM CONSOLO

Lc 5.32 “Não vim para chamar os justos, mas sim os pecadores, para que se arrependam”.”
Jesus veio para os fracos. Todas as outras religiões e filosofias morais o instruem a reunir suas forças e viver como se deve. Portanto, se agradam do forte, de pessoas capazes de se recompor sozinhas, de “reunir grande coragem”. Só Jesus diz: “Vim para o fraco. Vim para quem se reconhece fraco. Eu os salvarei não pelo que fazem, mas pelo que eu faço”;
Não importa o tamanho da confusão que você aprontou. Se você se arrepender e se achegar a Deus por meio de Jesus, não só Deus há de aceitá-lo e de trabalhar em sua vida. Ele tem feito isso ao longo de toda a história do mundo.

3 - MAS TAMBÉM HÁ UM DESAFIO

No entanto, eis o desafio: compreender que o Reino de Jesus não é desse mundo: Jo 18.36
João 18.36 BSNVT
Jesus respondeu: “Meu reino não é deste mundo. Se fosse, meus seguidores lutariam para impedir que eu fosse entregue aos líderes judeus. Mas meu reino não procede deste mundo”.
Por isso, Mateus nos capítulos 5, 6 e 7 de seu evangelho mostra o Estatuto do Reino;

Conclusão

Jesus Cristo deixa a ideia que o mundo faz de sucesso de cabeça para baixo.