Um por todos e todos por um!

Efésios  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 41 views

Paulo nos mostra a importância da igreja viver em unidade de fé, com os irmãos sendo humildes, amáveis e tolerantes uns com os outros.

Notes
Transcript

Introdução

Texto-base:
Efésios 4.1–6 BSNVT
Portanto, como prisioneiro no Senhor, suplico-lhes que vivam de modo digno do chamado que receberam. Sejam sempre humildes e amáveis, tolerando pacientemente uns aos outros em amor. Façam todo o possível para se manterem unidos no Espírito, ligados pelo vínculo da paz. Pois há um só corpo e um só Espírito, assim como vocês foram chamados para uma só esperança. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de tudo, o qual está sobre todos, em todos, e vive por meio de todos.

Contextualização:

Até o capítulo 3, Paulo se preocupa em ensinar sobre a história do evangelho e como ele afeta nossa vida e muda nossa natureza, quem somos e o que temos em Cristo;
Agora, a partir do capítulo 4, ele começa a expor quais são os nossos deveres (vs 1-3);
Porém, nos versos 4-6 ele faz um paralelo entre a natureza de Deus e a natureza da igreja e essa natureza se resume em uma palavra: unidade.
Pois há um só corpo e um só Espírito, assim como vocês foram chamados para uma só esperança. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de tudo, o qual está sobre todos, em todos, e vive por meio de todos (v. 4-6).
Ao nos salvar Deus não tinha em mente apenas nos redimir individualmente, mas como igreja.
A igreja não é uma obra humana, mas divina!
Em Atos capítulo 20.28, aos presbíteros de Éfeso, Paulo se referiu à igreja como algo que Deus “adquiriu com seu próprio sangue”.
E agora temos Paulo, cujo foco não está na prisão, mas em como a igreja cativa seu coração, no versículo 1 “suplicando”, pedindo pelo amor de Deus, para vivermos nosso chamado como igreja de forma digna:
Efésios 4.1 BSNVT
Portanto, como prisioneiro no Senhor, suplico-lhes que vivam de modo digno do chamado que receberam.
A vida prática da igreja precisa ser coerente com o chamado que ela recebeu. vivenciamos isso:

1 - SENDO HUMILDES E AMÁVEIS

Efésios 4.2 (BSNVT)
Sejam sempre humildes e amáveis, tolerando pacientemente uns aos outros em amor.
Ego transformado - 2 Rs 5 - Naamã, herói de guerra, porém… nossos poréns;
Humildade não é aquele não tem nada, mas tendo tudo não se apega;
Filipenses 2.1–6 BSNVT
Há alguma motivação por estar em Cristo? Há alguma consolação que vem do amor? Há alguma comunhão no Espírito? Há alguma compaixão e afeição? Então completem minha alegria concordando sinceramente uns com os outros, amando-se mutuamente e trabalhando juntos com a mesma forma de pensar e um só propósito. Não sejam egoístas, nem tentem impressionar ninguém. Sejam humildes e considerem os outros mais importantes que vocês. Não procurem apenas os próprios interesses, mas preocupem-se também com os interesses alheios. Tenham a mesma atitude demonstrada por Cristo Jesus. Embora sendo Deus, não considerou que ser igual a Deus fosse algo a que devesse se apegar.

2 - TOLERANDO PACIENTEMENTE UNS AOS OUTROS

Efésios 4.2 (BSNVT)
Sejam sempre humildes e amáveis, tolerando pacientemente uns aos outros em amor.
A igreja de éfeso era composta por judeus e gentios (divergência de opinião). Sempre haverá divergências (carne de porco; etc);
1Coríntios 11.19 BSNVT
Suponho que seja necessário haver divisões entre vocês para que se reconheçam os que são aprovados!
Há momentos em que seremos insuportáveis uns para outros; unidade não é uniformidade - ao invés de ir embora devemos exercitar nossa lealdade o tempo tempo com paciência para responder com calma e saber ouvir o outro.

3 - MANTENDO-NOS UNIDOS NO ESPÍRITO

Efésios 4.3 BSNVT
Façam todo o possível para se manterem unidos no Espírito, ligados pelo vínculo da paz.
Mesmo espalhados em denominações diferentes nós somos partes do mesmo corpo, uma obra de Deus, um povo eleito por Deus desde a eternidade passada (Igreja invisível: aqueles de qualquer lugar ou tempo que creram verdadeiramente em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador), conforme Jesus orou em
João 17.11 BSNVT
Agora deixo este mundo; eles ficam aqui, mas eu vou para tua presença. Pai santo, tu me deste teu nome; agora protege-os com o poder do teu nome para que eles estejam unidos, assim como nós estamos.
Portanto, essa unidade já existe, cabe a nós demonstrá-la diante de todos;
Vínculo da paz - Ter paz com as pessoas significa não estar em guerra com elas;
Isso não é ecumenismo: erro com relação a salvação (heresia) não dá pra considerar como irmão, devemos ser civilizados, mas não considerar que temos unidade espiritual e precisamos nos afastar.

CONCLUSÃO

Um por todos, todos por um (un pour tous, tous pour un) é um lema tradicionalmente associado com os heróis protagonistas do romance Os Três Mosqueteiros escrito por Alexandre Dumas e publicado inicialmente em 1844. No romance, era o lema de um grupo de mosqueteiros franceses chamados Athos, Porthos, Aramis e d'Artagnan que mantiveram-se leais uns aos outros apesar das circunstâncias e provações

REFLEXÃO E ORAÇÃO

Será que estou quebrando a unidade me afastando de alguém da igreja por discordar dela?