Justificação

Evangelho  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO : Avivamento:

Conversão genuina a Deus.
No AT é usado 250 vezes, tem o sentido de preservar ou manter vivo. trazer de volta para algo.
Habacuque 3.2 “Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia.”
então avivamento seria trazer de volta a o que eramos, trazer de volta ao primeiro amor.
No NT é usado 7 vezes , mantendo a mesma ideia de voltar ao padrão.
2Timóteo 1.6 “Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.”
Filipenses 4.10 “Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.”

1 ª ▬ O que é o Evangelho ?

A Palavra Evangelho vem do Grego Euaggelion, que significa “boas notícias” .
( em que consiste o evangelho) ?
Essas boa notícia consiste na obra de Deus em salvar o mundo através da morte do Seu filho Jesus Cristo, na Cruz do Calvário.

A morte de Jesus

O tema central do Evangelho é a vida, a morte, o sepultamento e a ressureição de Jesus Cristo, como Paulo afirma em :
1 Coríntios 15.1-4 “Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.”
Essa é a essencia da EVANGELHO = Dizer o que Deus fez pelo homem, atraves da morte de Jesus Cristo na cruz do calvário, para que atraves dessa obra o homem seja perdoado os seus pecados e ele reeba a vida eterna.

2ª▬ QUESTIONAMENTOS ?

PORQUE ELE TEVE QUE SE TORNAR HOMEM
PORQUE ELE TEVE QUE SE ENCARNAR
MAS PORQUE JESUS TEVE QUE MORRER NA CRUZ ?
O QUE EXATAMENTE ACONTECEU NAQUELA CRUZ ?
RESPOSTA = JUSTIFICAÇÃO. A doutrina mais difundida na reforma, foi o coração das 95 teses de martinho Lutero. e de Calvino e etc....
SLIDE 1 = O caráter de Deus : Para entender essa OBRA é preciso entender o caráter de Deus.
As Escrituras nos ensinam que Deus é um Deus justo. Sendo Justo, Ele não pode ser moralmente neutro ou apático. Ele ama a justiça e odeia o mal.
A santidade de Deus : Levítico 19.2
Exemplo : Uzá / Adão / Nadabe e Abiu/ Serafins no trono
Salmo 7.11 “Deus é justo juiz, Deus que sente indignação todos os dias.”
Salmo 9:7 “ Mas o Senhor está assentado perpetuamente ; já preparou o seu tribunal para julgar.
Gênesis 18:25 “(...) Não faria justiça o Juiz de toda a terra ?”.
Habacuque 1.13 “Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar; por que, pois, toleras os que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele?”
EXEMPLO : SOMO PECADORES ? os 10 mandamentos.

SLIDE 2

3 ª ▬ Como se dá a condenação ?

Essa condenação é aplicada enviando o pecador ao INFERNO.
A justiça de Deus, demanda que ele aplique a punição no pecador. Essa punição vem na forma de condenação ETERNA.
Como então o pecador pode ser salvo ?
Como um pecador pode ser perdoado dos seus pecados ?
Como ele pode escapar do inferno e ir para o céu ?
O salmista fez essa mesma pergunta no salmo 24.
Salmo 24 : “ Quem subirá no monte do Senhor, ou quem estará nos seu lugar ?
Ele mesmo dá a resposta :
Salmo 24 : 4-5 “ Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma á vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a benção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação.
“ Aquele que é JUSTO ” = Só o justo pode ir ao céu, só um justo pode escapar da condenação. O pecador, para ser salvo, necessita da justificação, ele necessita ser justificado.

4ª▬ O que é Justificação?

Significa = “ Vindicar, inocentar, pronunciar e tratar como justo”
Este é um termo (gr. Dikaiosis) que se refere a julgamento judicial. Não significa torna alguém completamente reto ou santo ( sem pecado), mas anunciar um veredito favorável, declarar o pecador legalmente justo diante de Deus.
JUSTIFICADO = (gr. Dikaióo) reconhecer, ou declarar alguém como justo.
Romanos 5:16 “porque o juízo derivou de uma só ofensa, na verdade, para a condenação; mas o dom gratuito veio de muitas ofensas, para a justificação”.
Gálatas 2.16 “ Sabendo que o homem não é justificado pelas as obras da Lei, mas pela a fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados ( ... )”.
Tito 3:7 “ Para que, sendo justificado pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna” .
Mas a justificação do pecador por parte de Deus, nos leva a um grande DILEMA contido nas escrituras :
Provérbios 17:15 “ o que justifica o ímpio, e o que condena o justo, tanto um como o outro são abominação para o Senhor.
5ª▬ o dilema :
Como Deus justifica o ímpio (que é merecedor do inferno) sem se tornar abominação.
RESPOSTA = Através da morte de Cristo na Cruz do calvário
Para entendermos de que maneira fomos justificados pela morte de cristo na CRUZ, primeiro precisamos conhecer uma Doutrina chamada IMPUTAÇÃO:

6ª▬ “DOTRINA DA IMPUTAÇÃO” :

1ª IMPUTAÇÃO

Imputação vem do verbo imputar que significa atribuir a alguém alguma coisa, colocar na conta, creditar.
EXEMPLO : Aputação x Imputação
Gálatas 3:6 “Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.”

Imputação no AT:

Levítico 1.4-5 : “ E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação. Depois degolará o bezerro perante o Senhor”.
Levítico 16:21-22 “Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele confessará todas as iniquidades dos filhos de Israel, todas as suas transgressões e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode e enviá-lo-á ao deserto (...)”.
Porque o sacerdote fazia isso ?
Ele estava transferindo (imputando) simbolicamente os pecados do povo de Israel no animal.
Jesus é visto no novo testamento como O CORDEIRO DE DEUS que tira e remove o pecado do mundo .
João 1. 29 No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
Como ELE fez isso ? A CRUZ

7ª▬O que aconteceu na cruz ?

Slide 3
Slide 4
Slide5
2Coríntios 5.21 “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.”
1Pedro 2.23–24 “pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente, carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.”
Logo quando Deus olha para o seu Filho na Cruz o que ele vê ? Justiça? Santidade? NÃO ! Uma mutidão de pecados. Eles foram imputados a Jesus.

Slide 6

Então na cruz Deus o Pai descarrega sua santa ira justa em Jesus, a ira que era nossa, foi despejada em Jesus Cristo por nosso pecados serem imputados Nele.
SLIDE 7
Isaías 53.5 “Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”

2ª ▬ Imputação

Entretanto se isso foi tudo o que aconteceu na cruz ▬ a imputação dos nossos pecado a cristo▬ isso não é suficiente para te justificar. Isso apenas deixa você inocente dos pecados. No máximo te livra do inferno
Esse fato não te torna Justo, não te dá méritos para ir ao céu; “Pois não é a inocência que te leva ao céu, mas sim a justiça”
Mateus 5.20 “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.”
Exemplo : casa branca x inocentado de crimes.
SLIDE 8
Não há justiça no homem para ele ser salvo, não há justiça nele para ele ser considerado justo diante de Deus. Para isso ocorrer , a justiça de Cristo deve ser imputada no homem.
Por isso Cristo obedeceu todos os mandamentos, cumpriu toda a justiça de Deus, foi obediente a toda a Lei de Moisés. Ele foi o único Homem justo na terra.
Mateus 5.17–18 “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.”
Mateus 3.14–15 “Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu.”
Jesus cumpriu toda a Lei
Jesus satifez a Justiça de Deus
Ele foi considerado totalmente Justo, sem pecado e possuia todos os méritos da Lei.
Então na Cruz houve uma DULPLA IMPUTAÇÃO ▬ dupla tranferência▬ no momento que o pecador crê, ele não só tem seus pecados imputados em Jesus, mas a justiça de Cristo imputada a sobre ele.
SLIDE 9
SLIDE 10
2Coríntios 5.21 “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.”
Não significa que o homem se torna santo, ou que o homem nunca mais peque - mas que os méritos de cristo por ter cumprido toda a Lei, os méritos da sua obediencia, a sua justiça é colocada sobre o homem.

8ª▬QUANDO ISSO OCORRE?

No momento que o pecador Crê. Pela Fé !
Romanos 5.1 “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;”
Romanos 3.24–26 “sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.”

Conclusão:

A justificação de um pecador ▬ a imputação dos seus pecados em Cristo e a imputação da justiça de Cristo a ele ▬ ocorre pela fé . e como vem a fé ? Ouvindo o Evangelho.
Romanos 1.16–17 “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.”
João 19.30 “Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.”
Está consumado= (gr. tetelestai- está pago) significa que a Lei da Antiga Aliança como escravidão esta finalizada .
Por isso podemos nos consolar, pois Jesus também quitou toda a nossa divida com o Pai, com as palavra tetelestai isto é está pago . isso quer dizer que Cristo expiou os nossos pecados passados, nossos pecados presentes e nossos pecados futuros.
Romanos 8.1 “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”
Romanos 5.8 “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more