Deus é rico em misericórdia

Efésios  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 18 views

Observando o texto bíblico é possível compreender porque a misericórdia de Deus não deve ser algo abstrato, mas uma verdade concreta dentro de nós.

Notes
Transcript
Handout
Texto-base:
Efésios 2.1–10 RA
Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Introdução

Sobre a carta aos Efésios
Paulo começa com uma uma brilhante exposição acerca do que os cristãos creem com relação a Deus e, como um cirurgião trabalhando habilidosamente numa fratura exposta, insere em nosso comportamento os pinos da crença em Deus, de modo que os ossos - crença e comportamento - se unam e sejam curados.
Por que precisamos de salvação? (1-3)
O problema: Estávamos mortos espiritualmente.
O que é essa salvação (5-6)
A solução: Deus nos dá vida.
Por que Deus nos salvou (4)?
Deus quis consertar esse problema em vez de nos deixar resolver por conta própria;
Deus não é pobre em misericórdia. Ele é rico em misericórdia;
Em nenhum lugar da Bíblia Deus é descrito como sendo rico em qualquer outro ponto. Apenas se diz que ele é rico em uma coisa: misericórdia;
Em sua justiça Deus é rigoroso. Em sua misericórdia, Deus é transbordante. É por isso que ele tem prazer na misericórdia
Miquéias 7.18 RA
Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia.
Banco do amor;
Deus é bilionário na moeda da misericórdia e as retiradas que fazemos ao pecar durante nossa vida aumentam a fortuna dele, em de diminuir;
Ele é perfeitamente justo e santo. Ele é retamente irado contra o pecado e pecadores. Mas seu coração é misericordioso.

Transição

Misericórdia é um conceito um pouco vago. Soa bem, mas o que isso quer dizer no meu dia-a-dia;
como quem caminha num chão escorregadio porque está molhado e ensaboado, nós também temos dificuldade de percorrer o caminho da misericórdia divina numa sociedade meritocrática.
Observando o texto bíblico é possível compreender porque a misericórdia de Deus não deve ser algo abstrato, mas uma verdade concreta dentro de nós. A mistura dessa argamassa possui dois elementos, sendo que o primeiro é entender que:

1 - JESUS VEIO RESSUSCITAR MORTOS

Efésios 2.1–3 RA
Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
Jesus não veio alertar desavisados ou educar ignorantes. Ele veio ressuscitar os mortos;
Pecados como gripe em uma pessoa geralmente saudável;
O diabo em nós: mesmo sem saber (filhos da ira);
filhos da ira. Mereciamos a ira. Gostávamos de viver no pecado;
Imorais ou morais de qualquer jeito estávamos mortos e condenados a encarar a fúria de Deus;
Mas Cristo é misericórdia. Ele não oferece misericórdia a alguns tipos de pecadores e outros não, porque ele é rico em misericórdia.

2. A MISERICÓRDIA VIROU GENTE

Efésios 2.4–7 RA
Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.
A misericórdia pode parecer vaga, mas ela pode ser vista, ouvida e tocada. Jesus é a encarnação da misericórdia;
Tito 2.11 RA
Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens,
Pois a graça de Deus foi revelada e a todos traz salvação;
Enxergando a misericórdia - Quando olhamos para o ministério de Cristo nos quatro evangelhos, enxergamos o que é ser rico em misericórdia - na forma como ele se porta com pecadores e como se comove com sofredores;
Misericórdia contínua - Deus manifestou sua misericórdia de uma vez por todas em nossa conversão, mas ele continua a fazê-lo vez só de vez em nossa tolice e pecado;
A prova da misericórdia - Alguns dizem, "se a minha vida é pra ser a prova da misericórdia de Deus em Cristo, eu não estou impressionado". Mas a prova da misericórdia de Deus para conosco não é a nossa vida, mas é a vida de Cristo - violentado, traído abandonado, mal compreendido, no nosso lugar;
Os imperdoáveis - Talvez você tenha dificuldade de receber a rica misericórdia de Deus não por causa do mal que as pessoas lhe fizeram, mas pelo mal que você fez a elas e nesse caso, mas saiba que esse é o material com o qual ele mais gosta de trabalhar.

CONCLUSÃO

Efésios 2.8–10 RA
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
Quando chegarmos diante de Deus, creio eu, estaremos com lágrimas nos olhos e menos triunfantes, por causa de sua misericórdia por nós;
Obra prima: Paulo pinta um quadro cinzento com apenas um detalhe colorido: a misericórdia de Deus;
Como aplicamos?
As boas obras são a consequência e a evidência vital e indispensável da vida com Deus!