A IGREJA REUNIDA - PARTE 1 - J. LEEMAN

IGREJA  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 18 views
Notes
Transcript
A NECESSIDADE DA IGREJA SE REUNIR SEMANALMENTE
INTRODUÇÃO
Uma das questões que a pandemia do Coronavirus trouxe para a igreja trata-se da importância da reunião semanal da igreja.
E então, quando notamos a ausência de alguns nas reuniões da igreja, podemos pressupor que há uma falta de compreensão bíblica sobre a necessidade da igreja se reunir semanalmente.
É a igreja reunida que exerce a autoridade das “chaves do reino”, representando o governo e os julgamentos do céu, estabelecendo um posto avançado visível do reino de Cristo, testemunhando o Rei, identificando cidadãos do reino, formando um povo, mobilizando um povo e exaltar o Rei.
Uma igreja se torna uma igreja na reunião. Ela exemplifica a igreja universal na reunião. É onde nós, como crentes, mostramos o que somos, aprendemos o que somos, nos tornamos o que somos, nos regozijamos e louvamos a Deus pelo que somos. Somos o povo de Deus, o corpo de Cristo, o templo do Espírito, o rebanho do Pastor, o ramo da videira, os cidadãos do reino, a demonstração da sabedoria e graça de Deus. E a assembleia - ekklesia representa e ilustra tudo isso.
Vamos considerar neste estudo, o que é uma reunião da igreja e a que propósito ela serve.
I. REUNIÕES REPRESENTAM AS REGRAS E JULGAMENTOS DO CÉU:
Igreja universal - reunião celestial de Jesus (Hb 12: 22–23; Ef 2: 6).
A reunião semanal de uma igreja local é uma expressão da maior reunião celestial de Jesus ou a igreja universal.
A igreja reunida é uma embaixada do reino de Cristoaqui na terra.
Uma embaixada, representa uma nação dentro de outra nação: representa oficialmente um país em outro país. A embaixada atua como procurador, ainda que provisoriamente.
Por exemplo, se você é um brasileiro e trabalha nos EUA, a embaixada doBrasil nos EUA irá reconhecer você formalmente como um cidadão brasileiro e lhe dará o suporte necessário alí naquele país.Embora você seja um cidadão brasileiro, a embaixada possui uma autoridade que você não possui - a autoridade para falar e tomar decisões provisórias em nome do governo doBrasil.
Quando Jesus entregou as chaves do reino, primeiro a Pedro e os apóstolos e depois às igrejas reunidas, Jesus deu às igrejas uma autoridade semelhante à da embaixada doBrasil nos EUA: a autoridade de fazer julgamentos provisórios sobre o que é uma confissão correta do evangelho (Mt 16: 13–19) e que é um cidadão do reino dos céus (18: 15–20).
É isso que Jesus quis dizer quando disse que as igrejas possuem autoridade para ligar e desligar na terra o que está ligado e desligado no céu (16:18; 18: 17-18).
Com isso, Jesus não pretende dizer que uma igreja reunida poderia tornar as pessoas cristãs ou tornar o evangelho o que é - uma igreja reunida não pode fazer mais do que uma embaixada poderia fazer num país onde ela o representa.
Em vez disso, Jesus quis dizer que uma igreja local poderia fazer pronunciamentos ou julgamentos oficiais sobre o quê e o quem do evangelho. O que é uma confissão correta? Quem é um verdadeiro confessor?
Para uma igreja ser uma igreja, os cristãos individuais devem concordar com esses julgamentos:
"Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem em pedir acerca de qualquer questão, isso lhes será feito por meu Pai, que está no céu” (Mt. 18:19- AS21).
No entanto, essa concordância se dá na reunião da igreja:
“Pois onde dois ou três se reúnem em meu nome, ali estou eu no meio deles” (Mt. 18:20 - AS21).
Uma igreja pode se reunir em Nome de Jesus, porque concorda com Seu nome - quem é Jesus e o que ele fez. Jesus então sela esse acordo com sua própria presença.
Quando Jesus diz que “ali estou” , ele não quer dizer que está pairando como uma névoa mística na sala. Ele quer dizer que a reunião O representa.
A igreja reunida fala por Ele. A igreja carrega a autoridadede Jesus. Ele se identifica com ela, como se estivessem hasteando sua bandeira.
A igreja reunida é a embaixada do reino de Deus aqui na terra: a reunião representa a autoridade celestial de Jesus, onde quer que a igreja se reúna.
Às vezes, alguns dizem que a igreja é um povo, não um lugar - isto é verdade, porque uma igreja permanece uma igreja mesmo quando não está reunida. Mas tem um porém: uma igreja só pode exercer o poder das chaves, quando reunida.
Tomemos como exemplo, um "time" de futebol.
O Tubarão é um time de futebol mesmo quando os jogadores não estão reunidos dentro do campo para jogar futebol. Porém, você não pode ser um jogador do time defutebolse nunca comparecer aos jogos.
De modo semelhante ao time de futebol, uma igreja se torna uma igreja reunindo-se em um lugar, e só podemos nos tornar membros quando nos reunimos com ela.
Você não pode ser um membro da igreja sem se reunir. Porque é na reunião da igreja que ela representa o governo e os julgamentos do céu, de Deus.
II. REUNIÕES ESTABELECEM UM ÁREA GEOGRÁFICA E VISÍVEL DO REINO DE CRISTO:
Essa ideia de que as reuniões da igreja representam a geografia do reino do céu, está intimamente relacionada ao ponto anterior: é na reunião da igreja que ela representa o governo e os julgamentos do céu, de Deus.
Essa ideia de geografia pode parecer uma coisa estranha de se dizer.
Mas se voltarmos na linha da história bíblica, podemos entender melhor.
Originalmente, Deus habitou com Adão e Eva no Jardim do Éden - em um terreno geográfico. Quando eles pecaram, Deus os expulsoudaquele espaço geográfico - o Éden. Adão e Eva não podiam mais morar ou se reunir com seu Deus ali no Éden.
Deus então chama Abraão para por meio dele formar um povo para se reunir e cumprir o mandato que Deus deu a Adão (ver Gn. 28: 3; tbm 35:11, 48: 4).
Por fim, Deus reuniu seu povo abraâmico na terra de Canaã, onde de tempos em tempos, Deus convocava esse povo para se reunir - e, realmente esse povo se reunia fisicamente.
A palavra usada pelo Antigo Testamento grego para descrever essas assembléias físicaséekklesia.
Por exemplo:
l Os israelitas se reuniram ao pé do Monte Sinai em meio a fogo no “dia da assembléia” - o dia de ekklēsia (Dt. 9:10; 10: 4; 18:16).
l As regras de cidadania excluíam certas pessoas da adoração na “assembléia do Senhor” - a ekklēsia do Senhor (Dt.23: 1-8).
l Moisés instruiu “todo o Israel” a se “reunir” a cada sete anos para ouvir as palavras da lei e então ofereceu seu encargo final à “assembléia de Israel” - a ekkesia de Israel (Dt. 31: 10-12, 30 )
l Séculos depois, o Rei Salomão dedicou o templo orando a Deus e abençoando “toda a assembleia de Israel” (2Cr. 6: 3).
A ekklēsia desempenhou um papel crucial em tornar o reino de Deus visível entre o povo de Israel, assim como era visível no Jardim do Éden.
Deus estabeleceu sua aliança com seu povo na assembleia. E o povo se reuniu para adorar a Deus na assembleia:
“Aleluia! Cantai ao Senhor um cântico novo,e oseu louvor na assembleia [ekklēsia] dos santos!” (Sl. 149: 1- AS21)
Quando Deus exilou Israel e Judá da terra, Deus efetivamente dissolveu a assembleia.
No entanto, o profeta Joel, ao mesmo tempo em que prometeu o derramamento do Espírito de Deus (Joel 2: 28-32; Atos 2: 17-21), também disse a Israel para “congregai o povo” (ARC) e “santificai a congregação” (ARC) - a ekklēsia (Joel 2:16).
Toda a carreira política e história nacional de Israel é retratada como uma reunião/assembleia/ekklesia, depois da dispersão pelo exílio, vem a promessa de outra reunião/assembleia/ekklesia.
É nesse cenário do Antigo Testamento que precisamos ouvir Jesus entrando em cena e dizendo:
“Edificarei a minha ekklesia” (Mt 16:18).
Por que Jesus escolheu a palavra ekklēsia em vez de “sinagoga” ou “comunhão” ou outra coisa?
Jesus tinha em mente a coligação de um novo Israel. Aqui estava o verdadeiro fim do exílio. Aqui estava um novo corpo político. Aqui estava a reconstituição do reino de Deus por meio de postos avançados desse reino celestial na terra. Jesus veio para reunir uma nova assembleia, uma nova ekklēsia.
Jesus não pretendia que seus discípulos tomassem um pedaço de terra geográfica pela espada. Mas também não pretendia que fossem uma “religião” meramente caracterizada por certas crenças ou um “fã clube” cujos membros se reuniriam voluntariamente em torno de um interesse comum. Em vez disso, ele queria constituí-los como um reino - uma realidade política - que desafia e transcende as fronteiras políticas deste mundo.
Então Jesus escolheu uma palavra política que tinha um significado espacial: ekklēsia.
Seus discípulos se submeteriam a ele e o fariam essa ekklesia juntos. Visivelmente. Em um lugar. Como testemunho de sua regra. Como se fossem um reino com terras como qualquer outro reino.
Neste momento, a geografia do reino é temporária, mas visível.
É temporária porque dura apenas algumas horas por semana.
É temporária porque ainda não alcançamos nossa herança permanente. Mesmo assim, a geografia é real. É espacial. É física. Isso existe. Não é teórico. É visível. E é onde a ação acontece.
As igrejas se reúnem porque, como postos avançados ou embaixadas do céu, devem se tornar visíveis, audíveis e tocáveis.
Os humanos são criaturas físicas. Corpos são importantes. O espaço é importante. A união física é importante. E as igrejas precisam de um pedaço de geografia para se reunir para que possam se tornar o que são - uma assembleia (no grego original) ou uma igreja (na tradução para o português). Mais uma vez, Jesus diz a seus discípulos que, de alguma forma, ele estará especialmente presente quando dois ou três cristãos se reunirem em seu nome (Mt 18:20).
Nós costumamos usar esse versículo para justificar um pequeno grupo de pesoas crentes. Mas não é isso o que Jesus está falando. Ele está falando sobre uma igreja. O versículo não contém tudo o que é necessário para uma igreja, como as ordenanças. Mas coloca a estrutura de autoridade no lugar: uma reunião do povo de Cristo carregando suas chaves e fazendo declarações judiciais em nome do reino.
Com certeza, se você ou eu, entrarmos em uma embaixada dodo Brasil uma capital estrangeira, a equipe da embaixada dirá que você está pisando em solo brasileiro.
Por quê? Porque a autoridade do governo brasileiro controla esse espaço. O espaço físico em si é inerte, mas seu significado social é transformado pela imposição da autoridade do Brasil. A autoridade “santifica” a terra e o espaço.
Da mesma forma, a autoridade de Cristo transforma a geografia. Jesus santifica o espaço onde os cristãos se reúnem. Jesus dá a esse espaço um novo significado social com suas palavras "ali estou eu no meio deles” (Mt 18:20).
Jesus está “ali”. Ele está “no meio”. Isso é verdade quer o senhor daquele reino em particular reconheça ou não, quer o nome desse senhor seja o Partido Comunista Chinês ou o aiatolá iraniano ou o dono de um cinema.
Quando associada à pregação do evangelho e às ordenanças, essa reunião se torna uma igreja. Jesus reivindica temporária e simbolicamente a presença do seu reino no mundo físico.
O reino de Jesus se torna visível e geográfico na reunião da igreja. Quando a igreja se espalha, eles permanecem membros, mas a geografia desaparece. O espaço não é mais sagrado.
Um dia, todo o povo de Deus se reunirá - “uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e na presença do Cordeiro" (Apocalipse 7: 9).
E essa reunião nunca terminará.
Mas até que chegue esse dia, a igreja deve se reunir para representar o governo e os julgamentos de Deus aqui na terra e para estabelecer postos avançados visíveis e geograficamente localizados do reino de Cristo aqui na terra, como expressão daquela assembleia vindoura.
Conclusão
As igrejas não se reúnem apenas por razões pragmáticas ou instrumentais - porque é uma coisa boa a se fazer ou porque é benéfico. As igrejas se reúnem porque é essencial para uma igreja ser uma igreja. É essencial para a missão da igreja de proclamar as excelências de Deus.
Uma igreja se torna uma igreja na reunião. Estritamente falando, uma pessoa pode pertencer à igreja sem nunca se reunir com ela. O ladrão arrependido na cruz se qualifica. E ainda assim, a pessoa questiona se ela pertence à igreja ao tentar seguir seus passos. Não diga que você é um membro da família se nunca estiver com a família. As coisas agem como são.
Da mesma forma, não devemos dizer que estamos participando da missão da igreja se nunca nos reunirmos. Uma pessoa não alegaria estar no time de basquete se nunca comparecesse aos jogos.
O que é a igreja reunida? É uma embaixada e a geografia do reino de Cristo. Nós nos reunimos a fim de representar as regras e julgamentos de Deus aqui na terra e estabelecer um posto avançado visível do reino de Cristo.
Na próxima semana ...,
testemunhar para o rei,
identificar os cidadãos do reino,
formar um povo,
mobilizar um povo,
exaltar o rei.
https://www.thegospelcoalition.org/essay/the-church-gathered
Related Media
See more
Related Sermons
See more