Jesus Cristo é a Luz do Mundo (Jo 8.12-20)

Evangelho de João  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 75 views
Notes
Transcript
Introdução: O contexto ali era o da Festa dos Tabernáculos, uma das principais do calendário judeu, com duração de sete dias. A festa celebrava a providência graciosa de Deus no deserto e o encerramento da colheita anual. Haviam dois rituais importantes durante a festa, o memorial da água corrente e o cerimonial do acender das lâmpadas. No último dia, Jesus se levantou no meio do povo e afirmou ser fonte de água para todos que tem sede. Durante aquele período, os judeus acampavam em tendas para remeter o período que eles peregrinavam no deserto. Por isso, havia muita luz nas tendas, para clarear a escuridão. Jesus, então se levanta e afirma: “Eu sou a luz do mundo”. E isso é maravilhoso!
12 De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.
Novamente Jesus fala ao povo. Existia ali um ambiente de opiniões acerca de quem era Jesus. Alguns pensavam ser ele o profeta libertador (7.40) ou mesmo o Messias [Cristo] (7.41). Ou seja, existe um problema sobre a concepção verdadeira sobre quem é Jesus. Essas divergências de opiniões chegavam a levantar dissenções e desordem no meio do povo (7.43).
Um problema fundamental humano causado pelo pecado está intimamente ligado à nossa inteligência. Sim, isso mesmo. Evidências podem estar diante de nós estampadas, mas não conseguimos enxergá-las. Nosso coração está tão apegado a concepções errôneas que temos a vista turva para a realidade. Isso fica claro em nossa relação a Deus: Estamos sem enxergar, pois, estamos imersos em total escuridão, envolvidos nas trevas do pecado. Nosso problema não é apenas a escuridão causada pela ausência de luz – embora isso cause transtornos em nossas vidas. O nosso problema é que existe densa escuridão em nosso coração, em nossa mente e no mundo que vivemos [Rm 1.21]. Aquele povo estava em meio a claridade provocada pelo seu cerimonial do acender de lâmpadas [no pátio das mulheres: área pública do templo onde era aceso um candelabro representando a coluna de fogo], mas Jesus Cristo se levanta novamente e pronuncia o seu segundo “EU SOU”: “Eu sou a luz do mundo”.
A tentativa humana de tornar todo aquele espaço luminoso não pôde aplacar a escuridão do pecado, como aqueles que “se assentam nas trevas e nas sombras da morte, presos em aflições e em ferros por se terem rebelado contra a palavra de Deus e haverem desprezado o conselho do Altíssimo” (Sl 107.10). Porém, Jesus é a luz do mundo! Sua afirmação é a de que o homem não pode produzir por si mesmo a luz, mas ele é a luz! Ver João 1.1-9. “Deus é luz, e não há nele treva nenhuma” (1João 1.5).
Na frase de Cristo temos reveladas grandes verdades do Evangelho: Jesus é Deus; Ele não é criado nem derivado de nada; Ele é o que é! O mundo está em trevas, mas Ele é a luz que guia. Ele não é apenas a luz que guia, pois mortos não são guiados por luz alguma – morto não veem. Ele é a luz que gera vida! Eis aqui a verdade de que Jesus é o caminho e a vida. Ele gera a vida e não nos deixará no meio da jornada.
13 Então, lhe objetaram os fariseus: Tu dás testemunho de ti mesmo; logo, o teu testemunho não é verdadeiro. 14 Respondeu Jesus e disse-lhes: Posto que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei donde vim e para onde vou; mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou.
É levantada uma questão aqui: Jesus falar de si mesmo não tem validade. À princípio, dá para entender a questão. Uma pessoa que fala de si mesmo pode não fazer uma afirmação verdadeira. Deus mesmo estabelece que uma sentença acreditável deveria ser confirmada por duas ou três testemunhas (Ex 17.6; 19.15) – e disso aqueles fariseus sabiam muito bem, por isso acusam Jesus de não possuir um testemunho verdadeiro. Mas o problema deles não era falta de lógica, mas era cegueira espiritual. Jesus já havia levantado argumento acerca disso (5.31-37; 7.16-18). Se eles fossem verdadeiros conhecedores da lei, teriam compreendido que Jesus era enviado pelo Pai (5.39; 7.19) e, por isso, seu testemunho era verdadeiro.
Jesus também revela que a verdade de suas afirmações está baseada em que Ele sabe de onde vem e para onde vai. Jesus é aquele que pode ter certeza daquilo que sabe simplesmente porque ele é Deus – e é isso que Ele faz aqui. Em nossa limitação humana, só podemos ter qualquer conhecimento se revelado por Deus, seja na natureza, seja em sua Palavra. Por isso, todo nosso conhecimento depende de Deus – inclusive o conhecimento sobre nós mesmos. Você só se conhecerá verdadeiramente se conhecer primeiro a Deus, a fonte de sua identidade. Se somos sua imagem e semelhança, só conhecemos de verdade quem somos se olharmos para Ele. Por isso, nessa frase Jesus não está apenas afirmando que seu conhecimento deriva de conhecer a Deus, mas que Ele é o próprio Deus de eternidade a eternidade. Sua origem e seu destino estão em Deus. Aqueles fariseus podiam duvidar de sua glória e veracidade presente [naquele momento], mas não tinham conhecimento de sua glória passada e futura.
A condição humana diante de Deus é sempre humilhada por mais soberbo que seja o homem. O testemunho dos fariseus, por outro lado, era falso. Não porque lhes faltava conhecimento acerca de si [o que é verdade], mas porque lhes faltava saber de onde vinha Cristo e para onde Ele iria. Jesus não diz: vocês não sabem de onde vem e nem para onde vão. Mas que para ter um conhecimento verdadeiro acerca de Jesus é preciso reconhecer sua divindade.
Se você quer conhecer qualquer coisa verdadeiramente você deve conhecê-la em relação a Jesus[1]. Conhecer as coisas a partir de Jesus é saber do que as coisas se tratam – o seu fundamento e propósito, pois nele toda a verdade subsiste.
15 Vós julgais segundo a carne, eu a ninguém julgo. 16 Se eu julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, porém eu e aquele que me enviou. 17 Também na vossa lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. 18 Eu testifico de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também testifica de mim.
Jesus não julga? O que Jesus está afirmando aqui é que “eu a ninguém julgo desta forma”, segundo a carne. Ele usa essa frase para convencer seus acusadores de soberba. Jesus não era como os fariseus e como nós, que julgamos de pontos de vista perversos, provenientes da carne. Aqueles fariseus não julgavam conforme o Espírito de Deus. Mas Jesus sim. Ele conhece o decreto, a lei de Deus. Em seu julgamento e parecer ele não está sozinho, mas na companhia daquele que o enviou[2]. Sua autoridade em julgar advém da consideração de que Ele age conforme o mandamento do Pai.
Nessa passagem João deixa explícito um de seus propósitos acerca de seu evangelho: Jesus foi enviado pelo Pai. É preciso ter conhecimento sobre isso para a salvação. O conhecimento dos fariseus não tinha proveito para a vida eterna, pois eles não entendiam que Jesus havia sido enviado por Deus, e que o Pai testemunhava isso. Isso é essencial para o evangelho. Em João 17.3 é dito que “a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. Crer verdadeiramente em Cristo é saber que Jesus é enviado por Deus.
Próximo de encerrar seu evangelho, João afirma em 20.31 que seu propósito em registrar esses sinais eram para que “creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”. Crer que “Cristo, o Filho de Deus”, ou seja, enviado por Deus.
19 Então, eles lhe perguntaram: Onde está teu Pai? Respondeu Jesus: Não me conheceis a mim nem a meu Pai; se conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai.
Os fariseus agora tentam ridicularizar as palavras de Jesus: “Quem é seu pai? Seu pai não é Deus”.
Meus irmãos, as trevas em que vivemos não está relacionada apenas a cegueira, mas a incapacidade de entender. Quando Jesus vem, a verdade sobre todas as coisas vem também, e a verdade suprema está em Deus. Quando Jesus vem, conhecemos a Deus e todas as nossas obras feitas nele são reveladas. Jesus, sendo aquele que revela a Deus, ele é a verdade. Por isso que quando os cristãos são chamados para serem “luz do mundo” só o podem ser se ligados a Cristo, pois ele é a fonte de luz – e seu Evangelho é, sua palavra é.
Esse texto também apresenta a trindade. Há um só deus, mas três pessoas. Existe unidade na Trindade. Não há divisão, mas há distinção. João 14. 16,17 revela a distinção das três pessoas. Diante disso, percebemos que a religião dos fariseus era uma religião de Deus sem Cristo. E não é possível conhecer a Deus sem Cristo. Vejamos João 1.14-18: só conhecemos a Deus através de Cristo. No Deus Homem Jesus Cristo que conhecemos a Deus. Jesus é a luz que ilumina o conhecimento de Deus. Jesus responde o “onde” com “quem”.
20 Proferiu ele estas palavras no lugar do gazofilácio, quando ensinava no templo; e ninguém o prendeu, porque não era ainda chegada a sua hora.
O gazofilácio era a parte do templo onde as ofertas sagradas eram depositadas. Eram também colocadas ofertas para os necessitados – Jesus está naquele lugar afirmado que Ele é a maior riqueza que o homem pode ter. Jesus é o suprimento das necessidades eternas. Só ele pode iluminar o entendimento.
Observemos também que essa era uma parte do templo em que haveria regência dos sacerdotes. Porém, é neste lugar que Jesus prega às multidões. De uma forma soberana Deus obriga os homens a ouvir seu testemunho.
E mais uma vez, como pregamos outrora, Jesus não é preso porque não havia chegado sua hora. Meus irmãos, até o momento de nossa partida está nas mãos de Deus.
Aplicações:
- A condição humana pecaminosa é muito grave e só Cristo pode nos libertar dessa condição: Ele é a luz do mundo;
- O conhecimento de qualquer coisa é dependente de Deus – para termos acesso a verdade precisamos de sua graciosa revelação e iluminação;
- No Deus Homem Jesus Cristo que conhecemos a Deus - Ter “vergonha ao falar de Jesus simplesmente significa que você é ignorante”[3]
- Rejeitar a Cristo é cair em julgamento Jo 3.19/Jo 8.21;
- Ele é nosso guia em toda a jornada – chegaremos até onde Ele quiser.
[1]John Piper – Sermão: Eu Sou a Luz do Mundo. [2]Quem tem o testemunho de Deus não precisa de mais nada! [3]John Piper – Sermão: Eu Sou a Luz do Mundo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more