Imitadores de Deus - Ef 5.1-14

EFÉSIOS   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

Introdução -

Realmente a partir do capítulo 4 a carta se torna muito prática pra nós como Igreja. Na semana passada a partir do versículo 25 Paulo diz o que os Efésios deveriam abandonar. Hoje, ele nos fala o que devemos imitar e o que não deve haver na vida de um cristão genuíno.
“sede, pois imitadores” - No grego - “mimites” - uma pessoa que copia as palavras ou comportamento de outra pessoa. Ele está lembrando a Igreja que somos filhos de Deus, e que, portanto, devemos, até onde pudermos, assemelhar-nos a Ele em nossa vida com cárater e atos de beneficência. Se de fato, somos filhos de Deus, então devemos ser seus imitadores. Faz-se necessário, refletir com quem estamos mais nos parecendo em nossa vida! Já fez essa experiência? Ele não só pede para imitar, mas nos mostra o como imitar. Vejamos abaixo:

Filhos Amados - v.1

Na vida natural, os filhos trazem a aparência da família e a honra de manter e proteger o bom nome de todos. Na vida espiritual, como filhos amados, devemos manifestar o nosso Pai ao mundo e andar de maneira digna dele. Uma observação importante, é que para ser filho precisamos nascer em uma família ou sermos adotados. (João 1.12-13; Gálatas 4.17. Assim, se de fato somos filhos de Deus, devemos tentar viver como filhos da luz. Mt 5.16.

O exemplo de Cristo - v.2

Paulo dá o exemplo de Cristo - Esse amor possui duas características distintas : primeiro - o perdão (Deus nos nos amou e perdoou-nos 4.32), assim, também devemos amar e perdoar. segundo - é um amor sacrificial - Esse amor não é mero sentimento, ele tem ação! Ele tudo dá pelo irmão sem levar em conta nenhum sacrifício por aquele a quem é dedicado. Efesios 5.25.

O que não fazer e imitar - v.3 - 7

Paulo, ao tratar do assunto de Santidade, menciona os pecados dos quais é preciso fugir. Os pecados estão ligados a dois grupos: pecados do sexo 5.3 e pecados da língua 5.4.
Andar como filhos da Luz - v.8-14
Devem produzir frutos luminosos.
Os filhos da luz precisam condenar as obras infrutíveras das trevas v. 5.11.
“Desperta tu que dormes” - A nossa condição em Adão é descrita em termos de sono, de mortes e trevas. O evangelho liberta disso tudo! A verdadeira conversão nada mais é do que despertarmos do sono.
Related Media
See more
Related Sermons
See more