Jesus, o bom pastor - João 10.11-21

Os eu sou de Jesus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 75 views

Jesus o Bom Pastor

Notes
Transcript
Jesus, o bom pastor - João 10.11-21
João 10.11–21 NAA
11 — Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. 12 O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê o lobo chegando, abandona as ovelhas e foge; então o lobo as arrebata e dispersa. 13 O mercenário foge, porque é mercenário e não se importa com as ovelhas. 14 Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15 assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. 16 Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco. Preciso trazer também estas. Elas ouvirão a minha voz e, então, haverá um só rebanho e um só pastor. 17 Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para recebê-la outra vez. 18 Ninguém tira a minha vida; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para entregá-la e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai. 19 Por causa dessas palavras, houve nova divisão entre os judeus. 20 Muitos deles diziam: — Ele tem demônio e enlouqueceu. Por que vocês ouvem o que ele diz? 21 Outros diziam: — Este modo de falar não é de endemoniado. Será que um demônio pode abrir os olhos aos cegos?
João escreve seu evangelho com um propósito apologético e polêmico. Seu objetivo claro é demonstrar que Jesus é o Verbo de Deus. Ele é o próprio Deus e diante dele todos devem tomar uma decisão: Crer ou rejeitá-lo.
Para isso joão está focado em descrever apenas 7 sinais de Jesus que demonstravam sua identidade e 7 discursos de Jesus onde ele proclamou ser o próprio Deus.
Os 7 Sinais são:
O casamento de Caná (2.1-11);
a cura do filho do oficial do rei (4.43-54);
a cura de um paralítico de Betesda (5.1-15);
a multiplicação dos pães e peixes (6.1-15);
andar sobre as águas (6.16-21);
cura do cego de nascença (9.1-41)
a ressurreição de Lázaro (11.1-45).
Os 7 EU SOU:
Eu Sou o pão da vida. (João 6:35; cf. 6:41,48,51)
Eu Sou a luz do mundo. (João 8:12)
Eu Sou a Porta das Ovelhas. (João (João 10:7-9)
Eu Sou o Bom Pastor. (João 10:11-15)
Eu Sou a ressurreição e a vida. (João 11:25)
Eu Sou o caminho, a verdade e a vida. (João 14:6)
Eu Sou a Videira Verdadeira (João 15:1,5)
As declarações de Jesus são supreeedentes, pois ao usar a mesma expressão que Deus usou com moisés no êxodo (אֶֽהְיֶ֖ה), ele está se auto-proclamando Deus.
Em todos esses eventos vemos que acontece alguma reação, ou de crença ou de Rejeição. Esse é o objetivo polêmico de João: Diante de Jesus, você precisa tomar uma decição.
E agora Jesus está em uma discussão com os Religiosos Mestres da lei que ele Chama de cegos no capítulo Anterior. Jesus cura um cego, mas os religiosos estão cegos para entender que Jesus é o cumprimento de todas as profecias, ele é o Filho de Deus, salvador do Mundo.
Jesus então conta uma parábola para ilustrar toda essa situalção entre ele e os mestres da Lei. Uma parábola dizendo que os ladrões busacam as ovelhas de forma desonesta, mas somente o pastor fica na posta e as chama pelo nome.

O Antigo testamento frequentemente se refere a Deus como Pastor e o povo como rebanho.

Salmo 23.1 NAA
1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
Ezequiel 34.23 NAA
23 Porei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará: o meu servo Davi. Ele as apascentará e será o seu pastor.
Para entender, precisamos comprender a prática pastoril da época.
João: As Glórias do Filho de Deus A Parábola do Verdadeiro Pastor (10.1–6)

Na Judeia, lugar de montanhas e vales, havia poucos lugares seguros com pastos suficientes para as ovelhas. Os pastores saíam com seus rebanhos e à noite precisavam colocar essas ovelhas no aprisco, um lugar seguro para protegê-las dos lobos e hienas. Havia dois tipos de aprisco. No inverno, havia um grande aprisco para onde vários pastores levavam seus rebanhos. Esse aprisco tinha uma porta forte que ficava trancada, e a chave era confiada ao porteiro. No dia seguinte, o pastor chamava suas ovelhas e saía com elas em busca de pastos verdes e águas tranquilas. No verão, os pastores ficavam com seus rebanhos nos campos e os recolhiam a um pequeno aprisco de pedras. Esse aprisco tinha uma abertura por onde as ovelhas entravam e saíam, e o próprio pastor era a porta. Jesus está se referindo a esses dois apriscos

Os fariseus não compreenderam a parábola de Jesus, pois na verdade eles não eram pastores, mas ladrões e salteadores. Não cuidavam das ovelhas, mas buscavam apenas seus interesses.

Somos ovelhas indefesas que dependemos de um pastor;

É revelador o fato de Jesus nos comparar com ovelhas. As ovelhas são animais indefesos, inseguras, miopes, que não podem alimentar a si mesmas, proteger a si mesmas e limpar a si mesmas. A ovelha é totalmente dependente.
A pior coisa da vida, é querer ser idenpendente, não tendo condições de ser.
O ser humano é o único animal que dejesa ser aquilo que não é.
Como diz Jonas madureira, fomos criados em situação de humilhação, de dependencia, isso antes mesmo da queda. Somos carente de um pastor. E temos buscado esse pastor em em ladrões, que não se importam de fato com as ovelhas.
Pois aqui vai outra coisa que é estranha, porém verdadeira: nas trincheiras do dia-a-dia da vida adulta, na realidade não existe algo tal qual o ateísmo. Não existe algo tal qual a não-adoração. Todo mundo cultua. A única escolha que temos é o que cultuar. E a razão que talvez nos  força a escolher algum tipo de deus ou espiritualidade […] é que todo o resto que você adorar vai te comer vivo. Se você cultua dinheiro e posses, se eles são o que te faz atingir o verdadeiro sentido da vida, então você nunca terá o suficiente, nunca sentirá que tem o suficiente. É a verdade. Cultue seu corpo e beleza e sensualidade e você sempre se sentirá feio. E quando o tempo e a idade começarem a aparecer, você morrerá um milhão de vezes antes deles finalmente sentirem pesar por você. Em algum nível, todos nós já sabemos disso.
Cultue poder, você vai acabar se sentindo fraco e com medo, e você sempre precisará de mais poder sobre os outros para anular seu próprio medo. Cultue seu intelecto, sendo visto como inteligente, você acabará se sentindo idiota, uma fraude, sempre à beira de ser descoberto. David Foster Wallace
A questão é.. onde podemos encontrar vida plena?
João 10.10 NAA
10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

Jesus é o bom pastor

João 10.11–18 NAA
11 — Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. 12 O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê o lobo chegando, abandona as ovelhas e foge; então o lobo as arrebata e dispersa. 13 O mercenário foge, porque é mercenário e não se importa com as ovelhas. 14 Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15 assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. 16 Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco. Preciso trazer também estas. Elas ouvirão a minha voz e, então, haverá um só rebanho e um só pastor. 17 Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para recebê-la outra vez. 18 Ninguém tira a minha vida; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para entregá-la e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.
Jesus faz mais um contraste, agora entre o pastor e o mercenário. O mercenário é alguém contratado para cuidar das ovelhas, mas ele não é pastor nem dono das ovelhas. Faz o seu trabalho para receber um salário. Não está ali para arriscar sua vida e, sim, para ganhar seu sustento. O pastor, porém, sendo dono das ovelhas, importa-se com elas, defende-as e até está pronto a dar sua vida por seu animais.
Evangelho de João JESUS TESTEMUNHA SEU ENVIO COM ILUSTRAÇÕES DA VIDA PASTORIL – João 10:1–21

O “misthotos” é o “assalariado”, uma pessoa que por determinado salário realiza determinado trabalho. Em decorrência, ele também pode ser contratado como “assalariado” para pastorear as ovelhas. As ovelhas não lhe pertencem, não possui um interesse real por elas. Cuida delas como é seu dever, mas não se considera obrigado a empenhar sua vida. Quando a fera se aproxima, ele abandona as ovelhas e salva a sua vida.

Características do mercenário:
Ele não é Pastor, ele não conhece as ovelhas
Ele não é dono das ovelhas
Ele não se sacrifica pelas ovelhas
Jesus é o cumprimento de salmo 23, de ezequiel! ele é o verdadeiro Pastor.
Bom = Kalós - “poderoso”, “excelente”, “forte”

O bom Pastor dá a vida pelas ovelhas

Os fariseus haviam acabado de expulsar da sinagoga o cego curado por Jesus. Eles usaram seu poder eclesiástico para oprimir as pessoas e lançá-las fora. Jesus, o bom pastor, veio não para expulsar as ovelhas, mas para dar a vida por elas. Jesus veio para morrer pelas ovelhas.
Jesus dá sua vida pelas ovelhas e ele a dá VOLUNTÁRIAMENTE
João 10.17 NAA
17 Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para recebê-la outra vez.
João: As Glórias do Filho de Deus O Bom Pastor (10.11–18)

Não foi Judas que, por ganância, levou Jesus à cruz. Não foi Pedro que, por covardia, negou a Jesus que o levou à cruz. Não foi o Sinédrio judaico que, por inveja, julgou Jesus réu de morte e o levou à cruz. Não foi Pilatos que, por conveniência política, sentenciou Jesus à morte e o levou à cruz. Não foi a multidão ensandecida, insuflada pelos sacerdotes, que levou Jesus à cruz. Ele foi para a cruz voluntariamente. Ele se entregou por amor. Ele se deu voluntariamente.

Meditações no Evangelho de João A Razão Pela Qual Cristo Veio ao Mundo; o Ofício de Jesus Como Pastor; a Morte Voluntária de Cristo (Leia João 10.10–18)

Cristo não veio apenas para ensinar uma nova moralidade, ou ser um exemplo de santidade e autonegação, ou o fundador de novas cerimônias, assim como alguns têm afirmado. Ele deixou os céus e habitou durante trinta e três anos na terra com um propósito mais sublime do que esses. O Senhor Jesus veio para obter a vida eterna ao custo de sua própria morte vicária na cruz e para se tornar uma inesgotável fonte de vida espiritual para todos os homens, fonte da qual os pecadores podem beber pela fé e, bebendo, viver para sempre

Ele dá a sua vida Vicáriamente

O sacrifício de Jesus foi substitutivo. Foi por meio da morte de Jesus que fomos resgatados, nossa dívida foi paga.
Por causa do nosso pecado, uma dívida precisa ser paga, éramos ovelhas desgarradas que não podíamos voltar ao aprisco por causa da santidade de Deus. Jesus morreu em nosso lugar para que pudéssemos ter comunhão com ele outra vez.

O Pastor reconhece suas ovelhas

João 10.14–15 NAA
14 Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15 assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.
João: As Glórias do Filho de Deus O Bom Pastor (10.11–18)

O bom pastor tem intimidade com suas ovelhas. Deleita-se no relacionamento com elas. Não somos chamados mais de servos, mas de amigos. Assim como o Pai o conhece e como ele conhece o Pai, da mesma forma suas ovelhas o conhecem. É um relacionamento pessoal, profundo, íntimo. A vida eterna é comunhão com Deus e com Cristo. A vida eterna é intimidade com Deus e com Jesus. Vamos estar com ele, vê-lo face a face. Vamos ser como ele é. Vamos glorificá-lo e reinar com ele. Vamos servi-lo e fruí-lo por toda a eternidade.

Existem ovelhas que ainda não fazem parte do aprísco

João 10.16 NAA
16 Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco. Preciso trazer também estas. Elas ouvirão a minha voz e, então, haverá um só rebanho e um só pastor.
João: As Glórias do Filho de Deus O Bom Pastor (10.11–18)

Jesus disse que elas ouvirão a sua voz (10.16c). Isso significa que a proclamação do evangelho é uma missão vitoriosa, pois a vocação é eficaz, e o chamado é irresistível. Jesus não apenas estabelece a missão e garante a vocação eficaz, mas também promete comunhão universal com todos os salvos: […] e haverá um rebanho e um pastor (10.16d).

o rebanho de Cristo não estaria mais confinado aos crentes dentre os judeus. Um novo período estava alvorecendo. A igreja se tornaria internacional. A grande bênção do Pentecostes e a era evangélica que o seguiria são preditas aqui.
Jesus tem uma voz poderosa
Um só Rebanho
Ele morreu voluntáriamente e ressusitou por suas ovelhas.

Uma decisão precisa ser tomada

João 10.19–21 NAA
19 Por causa dessas palavras, houve nova divisão entre os judeus. 20 Muitos deles diziam: — Ele tem demônio e enlouqueceu. Por que vocês ouvem o que ele diz? 21 Outros diziam: — Este modo de falar não é de endemoniado. Será que um demônio pode abrir os olhos aos cegos?
Diante de Jesus, uma decisão precisa ser tomada!
Estamos diante do Trilema de C.S. Lewis
Somos escravos de nossa liberdade.
Related Media
See more
Related Sermons
See more