União da Igreja em Cristo

Série - Efésios   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

Introdução

Na primeira metade do capítulo 2, Paulo traça a salvação tanto do gentio como do judeu. Na semana passada vimos que os gentios podem ter uma nova identidade em Cristo (usamos esse tema). Paulo avança para a abolição das antigas diferenças nacionais e espirituais que os gentios tinham antes para privilégios espirituais. 11 ao 18. E hoje, eu gostaria de compartilhar com vocês 3 figuras (metáforas) que Paulo usa para ilustrar judeus e gentios na Igreja. Ou seja, o que a união em Jesus Cristo nos proporcionou?

1° Somos uma “Nação”.

Assim, não sois mais estrangeiros, nem imigrantes (forasteiros NVI); pelo contrário, sois concidadãos dos santos. Israel é nação escolhida por Deus, era povo separado, era para serem luz para os gentios. Mas, falharam! Hernandes Dias Lopes nos diz que no Antigo Testamento as nações foram formadas pelos filhos de Noé: Sem, Cam e Jafé. de certa forma o pecado trouxe separação. Ele diz : Em Atos 8 um descendente de Cam é salvo, o ministro da Etiópia; Em Atos 9 um descendente de sem é salvo no caminho de Damasco, Saulo de Tarso; Em atos 10 um descendente de Jafé é salvo, Cornélio. O pecado dividiu a humanidade, ele criou muitas diferenças entre nós. Mas, Cristo nos fez uma nova nação. Um novo povo.

2° Somos uma “família” -

… membros da família de Deus - Portanto, pela fé em Cristo entramos para a família de Deus . Deus é o nosso Pai. Essa família está no céu e na terra (3.15). Os crentes vivos na terra e os crentes que dormiram em Cristo no céu, não importa a nacionalidade, somos irmãos em Cristo. somos família de Deus. Falamos na outra mensagem e vou repetir hoje: entre nós não deve haver barreira racial, cultural, linguística ou econômica. Somos um em Cristo. Temos o mesmo Pai, moraremos juntos no mesmo lar. Por favor, não existe “crente” de primeira classe e “crente” de segunda classe. Não façamos isso!
3° Somos um Santuário -
A teologia Bíblica nos mostra que em Gênesis - Deus andou com seu povo; no livro de Êxodo, Deus decidiu morar com seu povo: habitou no tabernáculo, até que os pecados de Israel afastaram a Glória de Deus (I Samuel 4); Depois Deus habitou em um templo (I Rs 8.1-11), mas novamente Israel pecou; o Senhor abandonou o templo (Ez 10.18-19). Assim, a história de redenção continou e Deus habitou no corpo seu filho (Jo 1.14). E a morte e ressurreição do seu filho Jesus nos proporcionou Ele habitar em nós. Finalmente, foram feitos membros da Igreja, tornaram-se pedras no edifício do templo. Esse templo é edificado sobre o fundamento dos apóstolos e profetas. E Cristo é a pedra angular - A Igreja descansa sobre o acontecimento totalmente único de Cristo ser seu centro. Mas, na qual apóstolos e profetas guiados e inspirados pelo Espírito Santo tiveram um papel indispensável: Aos apóstolos de profetas a Palavra de Deus foi revelada de modo único. Eles receberam, creram e testemunharam essa Palavra. O alicerce é Cristo - o cabeça ! Francis Foulkes tem razão em dizer que a igreja não pode ser considerada um edifício terminado enquanto não chegar o dia final, quando o Senhor virá
Related Media
See more
Related Sermons
See more