Um chamado a santidade: Estamos diante de um Deus santo- 1pe 1.17

1Pedro  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
Handout

Um chamado a santidade: Estamos diante de um Deus santo;

Parece haver duas causas principais para a composição desta epístola.
Os leitores estão enfrentando sofrimentos e perseguições por causa da sua fé. (1.6; 3.13–17; 4.12–19) era a primeira;
a segunda é que eles estavam esquecendo a distinção que há entre cristãos e não cristãos em termos de conduta e associação (2.11–12, 16; 4.1, 15).
Ao procurar animá-los a continuarem firmes na sua dedicação a Jesus Cristo, o apóstolo mostra:
que os sofrimentos servem para provar que a fé que eles têm é verdadeira (1:7).
Ele cita o exemplo de Cristo, que suportou o sofrimento e a morte em favor deles; aconselha que eles, por sua vez, sigam o exemplo do Mestre (2:21–25).
Recomenda que, acima de tudo, eles vivam uma vida que traga honra e glória para o nome de Deus
E o autor faz lembrar de novo aos leitores a razão de eles terem sido salvos:
1Pedro 2.9 (RA)
9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Próposito da carta: Encorajar o viver cristão que honra a Deus no meio de oposição crescente. O sofrimento por causa da justiça não deve nos surpreender; os cristãos devem se submeter ao sofrimento injusto da mesma forma que Cristo se submeteu; Cristo sofreu em nosso lugar para nos libertar do pecado; o povo de Deus deve viver de modo justo em todas as épocas, mas principalmente em face da hostilidade; a nossa esperança para o futuro se baseia na certeza da ressurreição de Cristo. Grandiosas e preciosas promessas nos foram dadas em Cristo.
viva esperança v3
salvação preparada para revela-se no ultimo tempo v5
revelação de Jesus Cristo v8
obtendo o fim de vossa fé: a salvação de vossa alma
dessa salvação inquiriram os profetas v10
graça a vos outros destinada v10
sofrimentos de Cristo e as glorias que seguiram v11
Um chamado a santidade (1.13 — 2.3)
qual deve ser meu comportamento enquanto estamos neste mundo?
diante de todas verdades a respeito do cristão e da gloriosa salvação, como deve ser minha vida? O que devo esperar?
todas as cartas do NT visam fortalecer as igrejas e exortá-las para uma vida santa perante Deus e as pessoas
todo restante da carta mostra como estas grandes verdades da vida cristã devem ser vividas na prática por aqueles que creem.
Quando sua vida não corresponde àquele “que os chamou” (v. 15), não está correta sua relação com Deus e as pessoas. Dessa forma, porém, torna-se questionável também sua credibilidade perante o mundo. Por isso os apóstolos praticamente lutaram em prol de uma vida santa dos que eram confiados a seu cuidado pastoral
somente é possível desafiar pessoas para uma conduta consagrada se elas já nasceram de novo.
Quem alcançou a fé precisa ser impreterivelmente instruído para também viver uma vida que corresponda à fé.
a salvação descrita nos capítulos anteriores devem resultar em homens e mulheres vivendo para a glória de Cristo;
1Pedro 1.17–21 (RA)
17 Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação, 18 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, 19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, 20 conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós 21 que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus.
1Pedro 1.13–16 (RA)(A vida terrena do crente precisa refletir o caráter santo de Deus por meio de obediência e temor (14-16))
13 Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. 14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
17 Ora, se invocais como Pai
Todo aquele que recebeu Jesus como Senhor e salvador se tornou filho de Deus;
João 1.12–14 RA
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. 14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
por causa da obra de Cristo somos o povo de Deus;
1Pedro 2.9 RA
9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
não existe maior honra, privilégio do que ser chamado filho de Deus;
é a maior honra que um ser humano pode ter. Não há nada parecido, nada que se compare. Quem tem a Cristo tem tudo, tem todos tesouros celestiais. Esses sim tem motivos para se alegrar.
Lucas 10.20 RA
20 Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus.
1Pedro 1.17 (RA)
17 Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação,
Porém nosso texto também chama nossa atenção para o fato que estamos diante de um Deus santo, reto, justo, imparcial. Nos relacionamos com o Senhor de toda a terra. Há uma grande responsabilidade nesta realidade. SEMPRE estamos diante deste Deus santo.
JULGA
separar, colocar separadamente, selecionar, escolher, aprovar, estimar, preferir, ser de opinião, julgar, pensar, determinar, resolver, decretar, pronunciar uma opinião relativa ao certo e errado, ser chamado à julgamento para que o caso possa ser examinado e julgado, sujeitar à censura, daqueles que atuam como juízes ou árbitros em assuntos da vida comum, ou emitem julgamento sobre as obras e palavras de outros, presidir com o poder de emitir decisões judiciais, porque julgar era a prerrogativa dos reis e governadores, contender juntos, de guerreiros ou combatentes, num sentido forense, recorrer à lei, processar judicialmente
OBRA

2041 εργον ergon

de uma palavra primária (mas absoleta) ergo (trabalhar); TDNT - 2:635,251; n n

1) negócio, serviço, aquilo com o que alguém está ocupado.

1a) aquilo que alguém se compromete de fazer, empreendimento, tarefa

2) qualquer produto, qualquer coisa afetuada pela mão, arte, indústria, ou mente

3) ato, ação, algo feito: a idéia de trabalhar é enfatizada em oposição àquilo que é menos que trabalho

PORTAI-VOS
metáf. conduzir a si mesmo, comportar-se, viver
TEMOR

5401 φοβος phobos

da palavra primária phebomai (amedrontar); TDNT - 9:189,1272; n m

1) medo, temor, terror

1a) aquilo que espalha medo

2) reverência ao próprio marido

PEREGRINAÇÃO
estadia por pouco tempo, habitar num terra estranha3) metáf. a vida do ser humano aqui na terra é semelhante a uma residência temporária
1Pedro 1.17 (RA)
17 Ora, aquele que, sem acepção de pessoas(IMPARCIAL), julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação,
se invocais como Pai
INVOCAR
colocar um nome em, dar um sobrenome, deixar-se dar um sobrenome, depositar algo sobre alguém, alguém como um auxiliar, como minha testemunha, como meu juíz, recorrer, invocar pelo ato de pronunciar o nome de Jeová, expressão que encontra a sua explicação no fato de que orações dirigidas a Deus normalmente começam com uma invocação do nome divino
O CRISTÃO TRAZ O SOBRE NOME DO DEUS SANTO SOBRE SI;
Chama como juiz;
caminhar do lado;
recebe o nome de Deus;
UM DEUS QUE TUDO SABE, TUDO VÊ. NÃO PODE SER ENGANADO, ILUDIDO. TUDO ESTA DIANTE DELE;
sem acepção de pessoas(IMPARCIAL), julga segundo as obras de cada um
UM DEUS IMPARCIAL. DE UMA SÓ MEDIDA. NÃO É UM DEUS QUE DÁ JEITINHO.
Não há como fingirmos ser o que não somos diante de Deus.
o que o impio ignora que nada pode ser escondido diante dos olhos de Deus. Nada pode ser encoberto
Hebreus 4.12–13 (RA)
12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. 13 E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.
1Pedro 4.5 RA
5 os quais hão de prestar contas àquele que é competente para julgar vivos e mortos;
Eclesiastes 12.13–14 RA
13 De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. 14 Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.
Salmo 14.1–3 RA
1 Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem. 2 Do céu olha o Senhor para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. 3 Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
Salmo 10.2–4 RA
2 Com arrogância, os ímpios perseguem o pobre; sejam presas das tramas que urdiram. 3 Pois o perverso se gloria da cobiça de sua alma, o avarento maldiz o Senhor e blasfema contra ele. 4 O perverso, na sua soberba, não investiga; que não há Deus são todas as suas cogitações.
Salmo 53.1 RA
1 Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam iniquidade; já não há quem faça o bem.
TUDO SERÁ JULGADO. PRESTAÇÃO DE CONTAS. INDIVIDUALMENTE. NÃO É POSSÍVEL SE ESCONDER NO MEIO DO GRUPO, NADA ESTA EM TREVAS DIANTE DELE. CONHECE AS MOTIVAÇÕES. TUDO ESTA CLARO DIANTE DAQUELE QUE PRESTAREMOS CONTA. ESTAMOS DIANTE DESTE DEUS SANTO. PRESTAREMOS CONTA DE NOSSA VIDA E CONDUTA.
o que plantarmos colheremos.
não há como agirmos errados e tudo dar certo no final.
no mundo os corruptos muita vezes se dão bem.
os que trabalham mal, recebem salário no final do mês
os que mentem se livram de uma situação difícil
o jeitinho brasileiro é marca conhecida em nosso meio
a idéia é que podemos fazer o que é errado, e tudo vai bem se não formos pegos.
as vezes as pessoas são pegas, as vezes não
as vezes o radar pega um carro em alta velocidade, mas a maioria das vezes não...
as vezes a mentira da esposa do marido é descoberta, e as vezes não. E se não for descoberta tudo parece dar certo
O ímpio ignorar a existência de Deus, é comum a sua estulticia do impío. Porém aqui o apostolo Pedro exorta aos cristãos que não esqueçam esta verdade.
devemos conduzir nossa vida, nossas decisões tendo sempre em mente esta verdade. Sempre estamos diante deste Deus santo.
ter esta verdade em mente, gera em nós temor.
Salmo 111.10 RA
10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre.
quando mentimos, mentimos diante de Deus.
quando entramos num site, que não deveríamos entrar, entramos diante de Deus; O Deus santo que caminha ao nosso lado, aquele que chamamos como juiz, aquele julga cada atitude e pensamento nosso
quando tratamos mal nossa esposa, fazemos diante de Deus; Ele sempre vê, sempre ouve
tudo esta diante dele;
Salmo 139.1–13 RA
1 Senhor, tu me sondas e me conheces. 2 Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. 3 Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. 4 Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda. 5 Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. 6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir. 7 Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? 8 Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; 9 se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, 10 ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. 11 Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, 12 até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa. 13 Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe.
O cristão precisa ter bem firme em seu coração que nunca irá prosperar no pecado, nunca, jamais, Deus não permitirá; VOCÊ O INVOCOU COMO PAI
Gálatas 6.7–10 RA
7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. 9 E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. 10 Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.
precisamos crer nesta verdade. Parece que muitos filhos de Deus ignoram este fato;
Davi pensou que prosperaria em seu pecado; Ele ludibriou a todos. Depois de dormir com a mulher de Urias(batseba), matou Urias, tomou Batseba por esposa, parecia que tudo deu certo. Ele conseguiu esconder seu pecado. MAS O QUE ELE IGNOROU E QUE ELE - INVOCOU DEUS POR PAI- DEUS VIU. O Deus santo viu. Ele julga imparcialmente. Davi conseguiu calar a bocas de muitos. Talvez por ser rei foi polpado pelos homens. Mas Deus não faz acepção de pessoas. Ele julga retamente. E o pecado de Davi não ficou sem paga.
e por ignorar este fato nos vemos lutando contra o próprio Deus muitas vezes.
se temos Deus por pai; não podemos ignorar que se Ele nos tomou por filhos, receberemos todos privilégios de filhos, inclusive a correção, que nos livra que tira de nós aquilo que não é santo;
ignorar isso é andar por um caminho espinhoso e de lágrimas;
Hebreus 12.4–13 RA
4 Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue 5 e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; 6 porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. 7 É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? 8 Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. 9 Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? 10 Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade. 11 Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça. 12 Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos; 13 e fazei caminhos retos para os pés, para que não se extravie o que é manco; antes, seja curado.
1Coríntios 11.28–32 RA
28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; 29 pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. 30 Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem. 31 Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 32 Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
1Pedro 1.17 (RA)
17 Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação,
nunca devemos nos esquecer que nossa vida aqui é uma peregrinação
ISSO NOS LEVA A NOS CONDUZIR EM TEMOR DURANTE NOSSA CURTA PEREGRINAÇÃO.
COMO DEUS QUER QUE NOS CONDUZAMOS NESTE MUNDO?
.
Related Media
See more
Related Sermons
See more