Cuidado com os falsos profetas

Mateus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 13 views
Notes
Transcript
Mateus 7.15–20 RA
15 Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. 16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? 17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. 18 Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. 19 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. 20 Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.

Introdução

Três advertências

a) O caminho para se andar
b) O mestre a quem seguir
c) O fundamento sobre o qual construir
Jesus tem colocado, seus primeiros discípulos e a nós, diante de uma decisão de consequências eternas. Duas, e não mais que duas, são as opções. Cada uma com seu próprio destino eterno - Céu ou Inferno. Jesus já disse tudo. Nada foi encoberto. O Reino e sua ética foram expostos. Agora cumpre-nos escolher por qual caminho andaremos, qual mestre seguiremos e sobre qual fundamento construiremos nossa vida. Lembre-se: Jesus não nos dá as opções apenas, mas também nos nos diz, amorosamente qual é a correta. Ele já nos disse para seguir o caminho apertado e agora nos dirá para seguir o mestre certo.

“Cuidado com os falsos profetas” (V. 15a)

Mateus 7.15 RA
15 Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.
Assim como é inevitável que surjam escândalos, também é inevitável que surjam falsos profetas. O povo de Deus sempre conviveu e conviverá com eles.
Jeremias 14:14 “14 Disse-me o Senhor: Os profetas profetizam mentiras em meu nome, nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, adivinhação, vaidade e o engano do seu íntimo são o que eles vos profetizam.”
Mateus 24:11 “11 levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.”
Mateus 24:24 “24 porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.”
2Pedro 2:1 “1 Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.”
A única coisa que podemos fazer a respeito dos falsos profetas é tomarmos cuidado com eles. Cuidado com o falsos profetas. Mesmo entrando pela porta estreita e pelo caminho apertado, encontraremos muitos falsos profetas cuja vontade é nos fazer desviar do caminho. Mantenha-se longe deles.

“Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores” (V. 15b)

Mateus 7.15 RA
15 Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.
A natureza do falso profeta não se revela em sua aparência ( Mateus 6). Aparentemente são pessoas inofensivas e não despertam suspeitas. Podem até parecer mais santos que os demais crentes. Como veremos adiante, o falso profeta se reconhece pelo que ele fala é não pelo que aparenta ser.
Ap 13.11 “11 Vi ainda outra besta emergir da terra; possuía dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como dragão.”

Vocês os reconhecerão por seus frutos

Mateus 7.16–18 (RA)
16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? 17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. 18 Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons.
A ilustração: A árvore e seu fruto (V. 16-18)
Os frutos revelam a natureza do falso profeta. Ele pode mudar sua aparência, mas não pode mudar sua natureza, consequentemente ele também não pode mudar a qualidade do seu fruto. Eles serão sempre ruins. Não é possível colher uvas de espinheiros.
Deu 13:1 — Deu 13:3 “1 Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio, 2 e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, 3 não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o Senhor, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o Senhor, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.” (observe que o fruto do falso profeta é a idolatria).
2Ts 2.9-12 “9 Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, 10 e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. 11 É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, 12 a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.” (Ver 1Rs 22.19-24). (O falso profeta tem suas raízes em Satanás, portanto seu fruto é o engano que leva a perdição).
O falso profeta oferece um caminho mais fácil (largo) um fundamento que dê menos trabalho para construir. Um evangelho sem cruz, uma santificação moralista, mas sem a ética do Reino e com uma justiça inferior. Sua proposta é um vida baseadas em experiências e distante da Palavra de Deus cuja a fé está na minha fé e não em Cristo e sua obra perfeita. Consequentemente seu fruto é a incredulidade e a desobediência.
O fruto do falso profeta é a desobediência: “Diz, mas não FAZ”
Mateus 7.22–23 RA
22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.
Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo
Mt 7.19-20 “19 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. 20 Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.
Há um juízo que aguarda os falsos profetas e seus seguidores.
2Pedro 2.1–3 RA
1 Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 2 E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; 3 também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.

Aplicação

Os corações têm inclinação para seguir falsos profetas.
Os falsos profetas são juízo para os incrédulos.
Os falsos profetas são uma prova para fidelidade dos crentes.
Related Media
See more
Related Sermons
See more