O único caminho

Mateus  •  Sermon  •  Submitted
1 rating
· 21 views
Notes
Transcript
Mateus 7.13–14 RA
13 Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), 14 porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

Introdução

Ultimatos!
Você já recebeu um ultimato?
Daqui até praticamente o final deste capítulo, Jesus nos fará ultimatos. Não são ameaças do tipo “ou você faz o que eu quero ou você morre”. Embora, realmente, vida e morte eternas estejam envolvidos, o que Jesus está fazendo não uma ameaça propriamente dita, mas uma oferta sincera e amorosa de salvação para pessoas que ainda caminham para o inferno.
Ele quer que nós saibamos que nossas vidas acabarão ou no céu ou no inferno; morte eterna ou vida eterna. São destinos inevitáveis. A minha e a sua vida acabará em um dos dois necessariamente.
Jesus nos nos mostra isso através de figuras em pares:
Duas portas e dois caminhos - vida e perdição: Mt 7.13-14
Duas árvores (boa e má) - a má é destinada ao fogo: Mt 7.15-23 (v. 19)
Duas casas e seus fundamento - uma fica em pé e outra é arruinada (Mt 7.24-27)
Por meio dessas figuras Jesus nos mostra que escolhas têm consequências, inclusive, eternas. Ele também nos ensina que seremos recompensados por nossas escolhas com vida ou morte, ou melhor, com céu ou inferno. Em especial, Ele nos faz olhar para a tolice de não nos preocuparmos com isso e esperarmos despreparados o dia que teremos que prestar contas a Deus. Você pode pensar - “mas não há Deus” - este é o pensamento dos insensatos. Você sabe que um dia terá que prestar contas. Sua consciência lhe lembra disso de vez em quando. Jesus amorosamente diz que você precisa fazer a escolha certa agora e viver com Ele na eternidade.
O que veremos, a partir de hoje em três sermões, é que Jesus coloca diante de nós a vida e a morte e amorosamente manda que escolhamos a vida.

Os dois caminhos

Mateus 7.13–14 RA
13 Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), 14 porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.
A má notícia é que já nascemos no caminho que conduz ao inferno, ou seja, se nada mudar, morreremos e, ao abrir os olhos na eternidade, estaremos no inferno.

Sim o inferno é real!

Nossas imaginação sempre capturadas pelo prazer. O paradisíaco é que nos seduz. Mas assim como há um paraíso eterno (Céu), há também o contrário disso: uma existência eterna caracterizada por dor e sofrimento (o inferno).
Jesus ensina que inferno:
É como uma fornalha acesa (Mt 13.50) onde há choro e ranger de dentes.
É castigo eterno (Mt 25.46).
O estágio último desse existencial infernal é o lago de fogo e enxofre (Ap 20.14-15). Tudo que é mau no mundo será lançado nesse lugar de sofrimento eterno.
Jesus fala muito sobre o inferno, não por que Ele tenha qualquer prazer masoquista em nos assustar e em nos controlar pelo medo. Nada disso! Ele quer que saibamos que há uma realidade eterna terrível e indescritível, a qual é o destino natural de todos os homens. Contudo, há salvação. Há um Céu, uma existência de bem-aventurança em comunhão com Deus. De gozo e felicidade jamais experimentados neta vida. Jesus é o caminho para o Céu e quer nos livrar do Inferno.

A porta larga e o caminho espaçoso

O inferno é o fim caminho espaçoso! Esse é o caminho que leva para perdição. É o típico caminho “que parece ser bom” não apenas pela largura e facilidade em andar nele, mas também porque muita gente anda por nele.
A porta laga e o caminho espaçoso é caminho natural para nós! Por isso ele é concorrido. Mas, veja bem, ainda que não possamos ver claramente agora, Jesus está dizendo que esta porta e esse caminho conduzem a perdição.
Êxodo 23.2 RA
2 Não seguirás a multidão para fazeres mal; nem deporás, numa demanda, inclinando-te para a maioria, para torcer o direito.
Efésios 2.1–3 RA
1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.

A porta estreita e o caminho apertado

O caminho do Reino; o caminho proposto pelo Sermão do Monte.
Não moralismo
Um caminho de auto-negação
Um caminho para os qual precisamos ser salvos.
Provérbios 3.6 RA
6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Conclusão

É um caminho exclusivo
João 14.5–6 RA
5 Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? 6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
É uma proposta sincera e amorosa
Deuteronômio 30.19 RA
19 Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
Related Media
See more
Related Sermons
See more