1Pe 1.13 Enquanto estou nessa vida meus olhos devem estar na herança que Cristo conquistou pra mim

1Pedro  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 36 views
Notes
Transcript
Handout
Handout

1 pedro

1Pedro 1.13–21 (RA)
13 Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. 14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. 17 Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação, 18 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, 19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, 20 conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós 21 que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus.
Introdução
Parece haver duas causas principais para a composição desta epístola.
Os leitores estão enfrentando sofrimentos e perseguições por causa da sua fé. (1.6; 3.13–17; 4.12–19) era a primeira;
a segunda é que eles estavam esquecendo a distinção que há entre cristãos e não cristãos em termos de conduta e associação (2.11–12, 16; 4.1, 15).
Ao procurar animá-los a continuarem firmes na sua dedicação a Jesus Cristo, o apóstolo mostra:
que os sofrimentos servem para provar que a fé que eles têm é verdadeira (1:7).
Ele cita o exemplo de Cristo, que suportou o sofrimento e a morte em favor deles; aconselha que eles, por sua vez, sigam o exemplo do Mestre (2:21–25).
Recomenda que, acima de tudo, eles vivam uma vida que traga honra e glória para o nome de Deus (1:15–16).
E o autor faz lembrar de novo aos leitores a razão de eles terem sido salvos:
1Pedro 2.9 RA
9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Próposito: Encorajar o viver cristão que honra a Deus no meio de oposição crescente. O sofrimento por causa da justiça não deve nos surpreender; os cristãos devem se submeter ao sofrimento injusto da mesma forma que Cristo se submeteu; Cristo sofreu em nosso lugar para nos libertar do pecado; o povo de Deus deve viver de modo justo em todas as épocas, mas principalmente em face da hostilidade; a nossa esperança para o futuro se baseia na certeza da ressurreição de Cristo. Grandiosas e preciosas promessas nos foram dadas em Cristo.
Sobre o objetivo desta epístola Calvino afirma:
Epístolas Gerais Capítulo 1

o principal objetivo desta epístola é elevar-nos acima do mundo, a fim de nos prepararmos e nos encorajarmos a sustentar a disputa espiritual de nossa guerra. Para este fim, o conhecimento dos benefícios divinos é de grande valor; porque, quando seu valor se nos exibe, todas as demais coisas serão julgadas como sem valor, especialmente quando consideramos o que é Cristo e suas bênçãos; pois sem ele todas as coisas não passam de escória. Por esta razão, ele enaltece soberanamente a maravilhosa graça de Deus em Cristo, isto é, para que não julguemos como sendo demais a renúncia do mundo, a fim de que possamos usufruir o inestimável tesouro de uma vida por vir; e também para que não desfaleçamos ante as tribulações da presente vida, mas as suportemos pacientemente, vivendo satisfeitos com a felicidade eterna.

1Pedro 1.13 (RA)
13 Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.
CONTEXTO(Por isso...)
viva esperança v3
salvação preparada para revela-se no ultimo tempo v5
revelação de Jesus Cristo v8
obtendo o fim de vossa fé: a salvação de vossa alma
dessa salvação inquiriram os profetas v10
graça a vos outros destinada v10
sofrimentos de Cristo e as glorias que seguiramv11
1Pedro 1.13 RA
13 Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.
Enquanto estou nessa vida meus olhos devem estar na herança que Cristo conquistou pra mim
1.13 — 2.3 Um chamado a santidade
qual deve ser meu comportamento enquanto estamos neste mundo?
diante de todas verdades a respeito do cristão e da gloriosa salvação, como deve ser minha vida? O que devo esperar?
todas as cartas do NT visam fortalecer as igrejas e exortá-las para uma vida santa perante Deus e as pessoas
todo restante da carta mostra como estas grandes verdades da vida cristã devem ser vividas na prática por aqueles que creem.
Quando sua vida não corresponde àquele “que os chamou” (v. 15), não está correta sua relação com Deus e as pessoas. Dessa forma, porém, torna-se questionável também sua credibilidade perante o mundo. Por isso os apóstolos praticamente lutaram em prol de uma vida santa dos que eram confiados a seu cuidado pastoral
somente é possível desafiar pessoas para uma conduta consagrada se elas já nasceram de novo.
Quem alcançou a fé precisa ser impreterivelmente instruído para também viver uma vida que corresponda à fé.
a salvação descrita nos capítulos anteriores devem resultar em homens e mulheres vivendo para a glória de Cristo;
Vivam em concordância com sua esperança – 1 Pe 1:13-21
EXPOSIÇÃO
1Pedro 1.13 (RA)
13 Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.
NVI: 13 Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para agir; estejam alertas e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado.
NTlin.hoje: 13 Portanto, estejam prontos para agir. Continuem alertas e ponham toda a sua esperança na bênção que será dada a vocês quando Jesus Cristo for revelado
Os cristãos vivem em uma nova realidade que começou por seu novo nascimento(conversão). Agora, porém, importa termos sempre claro em nossa mente essa nossa nova realidade. Esse entendimento deve moldar nossa conduta e vida . Agora nossa vida esta em outra direção. Por sermos filhos de Deus em Cristo, tudo mudou.
2Coríntios 5.17 RA
17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
(......cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios ). Apesar de nossa realidade em Cristo e todos benefícios de nossa salvação, não podemos esquecer que enquanto estivermos aqui, estamos numa batalha. Estamos em terreno hostil. Somos atacados de todos os lados. Esquecer esta realidade é fatal
1Pedro 5.8 RA
8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;
João 16.33 RA
33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
Efésios 6.10–12 RA
10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; 12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
Devemos nos livrar da terrível mentira que por sermos cristãos, não teremos problemas neste mundo. Que tudo vai tranquilo e sereno.
João 15.18–22 RA
18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. 19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. 20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21 Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou. 22 Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado.
A promessa de paz eterna, de um lugar que não há sofrimento e lutas e infinitas bênçãos não é aqui, este lugar esta no futuro.
Aqui teremos lutas, devemos esperar por elas, nos preparar para elas. O mundo vai tentar nos engolir, nos confundir, nos amoldar a ele, nos fazer negar nossa fé. A pressão das lutas querem nos fazer ceder, em prol de uma suposta paz com nossos inimigos. Se não nos prepararmos vamos sucumbir. Por isso o apostolo Pedro, depois de descrever as gloriosas promessas que nos são dadas em Cristo, nos exorta a estarmos preparados. As lutas virão, tentações, perseguições....
todo cristão esta em batalha, em conflito. se você não vive este conflito, certamente já se tornou prisioneiro do inimigo.
1Pedro 1.13 RA
13 Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.
CINGINDO VOSSO ENTENDIMENTO
Na NVI : Estejam com a mente preparada
ENTENDIMENTO:

1271 διανοια dianoia

de 1223 e 3563; TDNT - 4:963,636; n f

1) mente como centro das habilidades intelectuais, afetivas e volitivas

2) entendimento

3) mente, i.e. espírito, meio de expressão do pensamentos e do afeto

4) pensamentos, tanto bons quanto maus

há uma terrível batalha contra nossa mente.
nossa mente deve estar arraigada na Palavra de Deus, nas sãs doutrinas.
um dos grandes inimigos da igreja em todas as épocas são os falsos profetas, com suas falsas doutrinas destrutivas.
nossa mente é um campo de batalha. É contra ela que satanás lança seus dardos inflamados.
Efésios 6.16 RA
16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
Fé (corpo de doutrina)

4102 πιστις pistis

de 3982; TDNT - 6:174,849; n f

1) convicção da verdade de algo, fé; no NT, de uma convicção ou crença que diz respeito ao relacionamento do homem com Deus e com as coisas divinas, geralmente com a idéia inclusa de confiança e fervor santo nascido da fé e unido com ela

1a) relativo a Deus

1a1) a convicção de que Deus existe e é o criador e governador de todas as coisas, o provedor e doador da salvação eterna em Cristo

1b) relativo a Cristo

1b1) convicção ou fé forte e benvinda de que Jesus é o Messias, através do qual nós obtemos a salvação eterna no reino de Deus

1c) a fé religiosa dos cristãos

1d) fé com a idéia predominante de confiança (ou confidência) seja em Deus ou em Cristo, surgindo da fé no mesmo

2) fidelidade, lealdade

2a) o caráter de alguém em quem se pode confiar

devemos estar atentos. Duvidar de nossos pensamentos, desejos, vontades.
2Coríntios 10.3–6 RA
3 Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. 4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas 5 e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, 6 e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão.
concentrem seu pensar, sentir e querer! Toda vida espiritual começa com um direcionamento claro dos pensamentos. Pessoas distraídas não realizam nada grandioso. Além disso, quem procura a distração torna-se imprestável para a obra de Deus. Essa exortação tem conseqüências para a configuração de nossa vida
Efésios 4.17–24 (RA)
17 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, 18 obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, 19 os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. 20 Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, 21 se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, 22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, 23 e vos renoveis no espírito do vosso entendimento(aqui é um sentido mais completo incluindo a capacidade espiritual. Só Deus pode renovar nosso entendimento.), 24 e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
“Não permita que qualquer coisa atrapalhe seu entendimento”.
devemos estar num relacionamento consciente com Deus.
nossa deve mente está pronta e capaz de pensar ativamente no sentido de promover o nome de Deus, sua vontade e seu reino (comparar com Mt 6.9,10). O entendimento deve estar livre de qualquer coisa que lhe sirva de empecilho (como, por exemplo, medo ou preocupação) para servir o Senhor.
2. SEDES SÓBRIOS
NVI: prontos para agir; estejam alertas

13 Portanto, estejam prontos para agir. Continuem alertas e ponham toda a sua esperança na bênção que será dada a vocês quando Jesus Cristo for revelado

sobrios

3525 νηφω nepho

de afinidade incerta; TDNT - 4:936,633; v

1) ser sóbrio, estar calmo e sereno de espírito

2) ser moderado, controlado, circunspecto

Ele quer que nossa mente esteja lúcida e o julgamento apurado para que possamos estar prontos para a volta de Jesus Cristo. A mente deve estar livre de precipitação ou confusão.
Sóbrios são aqueles que observam tanto o “já” como o “ainda não”. Aquele que conhece sobriamente o “ainda não”, que sofre com o fato de os cristãos, o reino de Deus e o mundo ainda serem imperfeitos, aguardará com forte anseio o futuro de Jesus Cristo. Essa tensão deve ser suportada na oração, na fé e na espera. Não deve ser encoberta pela negação dos limites de nossa existência física, transitoriedade, enfermidade e coisas semelhantes
1Tessalonicenses 5.4–9 (RA)
4 Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa; 5 porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. 6 Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios. 7 Ora, os que dormem dormem de noite, e os que se embriagam é de noite que se embriagam. 8 Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação; 9 porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo,

6 Por isso não vamos ficar dormindo, como os outros, mas vamos estar acordados e em nosso perfeito juízo

concentrar todo o pensar e empenho no grande evento do futuro. Essa é a idéia essencial e por isso a frase principal diz: tenham depositada inteiramente vossa esperança na graça que vos é trazida na revelação de Jesus como Messias
3. ESPERAI INTEIRAMENTE NA GRAÇA QUE VOS ESTA SENDO TRAZIA NA REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO
NVI: coloquem toda a esperança
Pedro envia palavras de encorajamento aos seus leitores. Sabe que, ao passarem pela perseguição e pelas dificuldades, sua esperança está cada vez mais fraca. Ele encoraja o crente a olhar adiante ansiosamente, para a plenitude de sua salvação, pois deseja que ele tenha uma esperança viva quanto à sua herança.
Esse evento é o mais glorioso de toda a história da salvação e também de todos os acontecimentos mundiais. Durante a era presente Jesus de Nazaré ainda é mal-compreendido e ignorado pela maioria da humanidade, considerado geralmente como mero ser humano e, quando muito, classificado talvez apenas como pessoa nobre e exemplar. Somente mediante sua manifestação em glória ele será revelado em sua posição messiânica e em seu poder vitorioso.
os seguidores de Jesus Cristo ainda são pessoas desprezadas, ignoradas e até mesmo perseguidas até o retorno de Cristo. Aí receberão o novo corpo espiritual e finalmente serão pessoas aperfeiçoadas em comunhão com Deus. Esse dia trará a unificação da igreja como corpo com Cristo, o cabeça. Isso significa o começo da consumação em direção do novo céu e da nova terra. Tudo isso, porém, significa: a graça que vos é trazida na revelação de Jesus como Messias.
Graça designa, de forma abrangente, tudo o que Deus concede aos redimidos(salvos), aqui em especial a perfeição futura, a entrega da herança guardada nos céus. Graça é presente imerecido. Agora é decisivo direcionar nosso coração, nosso ser totalmente para a revelação(retorono) de Jesus Cristo, para a herança incorruptível que Jesus nos traz. A formulação é: Tende colocada vossa esperança… Quem deposita sua esperança na graça, desse modo também deposita nela sua confiança.
A palavra inteiramente torna a questão mais radical ainda. Quem segue ao Crucificado de forma decidida vive como quem tem seu tesouro no céu.
Mateus 6.19–21 RA
19 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; 20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; 21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
Quando Jesus chegar, na ocasião apropriada, ele trará para seus crentes o cumprimento de sua salvação. Quando se revelar, sua obra redentora se completará em todos os crentes. Ele lhes conceder a plena salvação por meio do livramento do pecado, da glorificação do corpo e da alma e do conhecimento de que estará no meio deles para sempre.
esperai

1679 ελπιζω elpizo

de 1680; TDNT - 2:517,229; v

1) esperar

1a) num sentido religioso, esperar pela salvação com alegria e completa confiança

2) esperançosamente, confiar em

APLICAÇÕES
não devemos criar falsas expectativas quanto ao mundo. Aqui há enganos, traições, sofrimento, perda, lágrimas, muitas lutas....
se quisermos ser fieis ao Senhor padeceremos mesmo entre irmãos...
Devemos colocar nosso coração no retorno de Cristo. Devemos desejar este dia. Devemos viver como se este dia fosse hoje.
devemos ter as verdades de Deus frescas em nossa mente. Meditar nelas. Ser alimentados por elas.
devemos tomar cuidado com a maneira que vivemos como cristãos diante do mundo.
somos chamados a santidade.
Devemos viver como pessoas que aguardam a vinda de Jesus a qualquer instante.
Marcos 13.32–37 RA
32 Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai. 33 Estai de sobreaviso, vigiai [e orai]; porque não sabeis quando será o tempo. 34 É como um homem que, ausentando-se do país, deixa a sua casa, dá autoridade aos seus servos, a cada um a sua obrigação, e ao porteiro ordena que vigie. 35 Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã; 36 para que, vindo ele inesperadamente, não vos ache dormindo. 37 O que, porém, vos digo, digo a todos: vigiai!
O que não devo fazer?
1Pedro 1.14 (RA)
14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância;
2. o que devo fazer?
1Pedro 1.15–16 RA
15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
3. motivação para um comportamento santo
estamos num relacionamento com um Deus santo.
1Pedro 1.17 RA
17 Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação,
foi pago alto preço por nossa salvação.
1Pedro 1.18–20 RA
18 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, 19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, 20 conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós
nossa esperança tem um firme fundamento.
1Pedro 1.20–21 RA
20 conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós 21 que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more