Dia dos Pais

Dia dos Pais  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views

Três verdades solenes proferidas pelo Profeta Malaquias que bem podem ser aplicadas aos pais.

Notes
Transcript
Ml.4.4-6 - Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, dos estatutos e das normas que lhe mandei em Horebe para todo o Israel. 5 Eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e temível dia do Senhor; 6 e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos aos pais; para que eu não venha e fira a terra com maldição.
INTRODUÇÃO
Hoje é “Dia dos Pais”. Dia do Progenitor e Provedor da família; Dia do Educador dos filhos, daquele que deve promover a unidade da família e direcionar os componentes de sua família de tal maneira que todos os seus participantes sejam felizes, amem-se uns aos outros e amem a Deus.
Isso é possível nos nossos dias se observarmos TRÊS VERDADES SOLENES proferidas pelo Profeta Malaquias, registradas em Ml.4.4-6.
DESENVOLVIMENTO
Malaquias fecha o seu livro trazendo sua última advertência mediante o uso de três verdades solenes.
Primeira verdade - Antes do julgamento final, Deus adverte a todos por intermédio da Sua Palavra (Ml.4.4)
1. Não devemos nos esquecer da autoridade da lei, bem como de que o propósito da lei é conduzir-nos a Cristo, o Salvador (Rm.10.4).
a. A Lei é vista sob o ponto de vista Moral, Cerimonial e Civil. A Cerimonial Jesus já cumpriu; A Lei moral é usada para restringir a pecaminosidade, para convencer os pecadores do pecado e para ensinar os cristãos como viver uma vida que agrade a Deus. lei em instruir os cristãos a como viver. A lei ensina o cristão que deseja andar em boas obras que são agradáveis a Deus.
b. Se a lei fala do castigo aos infratores, ela adverte cada ser humano antes que ocorra o juízo. Antes das taças da ira do Apocalipse, Deus faz soar as trombetas da advertência.
c. Antes do juízo ser completo e final, Deus chama a todos ao arrependimento.
d. A única maneira de nos prepararmos para esse grande dia é lembrarmo-nos da Palavra, voltarmo-nos para ela e vivermos de acordo com ela.
2. Pais precisam se conscientizar da necessidade de ensinar e de compartilhar a Palavra (A Lei de Deus) com sua família - aprenderem e ensinarem aos filhos o conteúdo do Sl.119.11.
Vivemos numa geração analfabeta da Bíblia, num tempo em que a Palavra é desprezada, substituída e desobedecida. Não podemos nos esquecer da Palavra escrita de Deus!
a. A Bíblia nos aconselha: Instrui a criança no caminho em que deve andar... (Pv.22.6)
b. Notemos também que a primeira recomendação de Ef.6.4 para os pais é a de evitar fazer o negativo, isto é, não provocar os filhos à ira:
· Não irritar, nem viver repreendendo, nem os envergonhando diante dos seus colegas.
· Também não sufocar os filhos com muita proteção.
· Os dois extremos são condenáveis. Por isso a advertência.
Segunda verdade - Antes do veredicto final, Deus adverte a todos por meio de Seus instrumentos (Ml.4.5).
1. Deus nos fala de diversas maneiras. Ver Hb.1.1. Malaquias fala de um ministro divinamente comissionado: “Eis que enviarei o profeta Elias” (4.5).
2. Malaquias fala de um ministério abençoado em seus resultados: “ele converterá o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais” (4.6).
3. Deus enviou Elias como um pai para Israel; confrontou a nação num tempo de apostasia e chamou-a ao arrependimento.
4. Deus enviou João Batista para preparar o caminho do Senhor e ele conclamou o povo a arrepender-se. João Batista é o Elias que veio, não em pessoa, mas no poder de Elias. (Mt 11.14; Mt 17.10–13; Jo 1.21; Lc 1.16,17).
5. Em cada período da História Deus envia seus Elias – seus mensageiros para chamar o povo ao arrependimento antes que venha o juízo.
6. Pais precisam agir no Espírito de Elias para com seus filhos; precisam estar revestidos do poder que emana de Deus; pais devem encaminhar seus filhos a ouvirem o que os Elias de Deus têm para eles em nossos dias.
Terceira verdade - antes do veredicto final, é imperativo uma profunda transformação nas relações familiares (Ml.4.6).
1. O bendito evangelho começa no lar. Se o evangelho não funcionar no lar, não funcionará em lugar algum. (2Tm.3.14-15)
2. A mais bela expressão do evangelho se mostra em um lar feliz...
a. onde os pais entendem os filhos e têm tempo para eles;
b. onde os filhos, cercados de amor e de atenção, crescem no conhecimento de Cristo.
3. A transformação do povo de Deus precisa começar na família. Não há igrejas fortes sem lares fortes.
4. A volta para Deus implica restauração de relacionamentos familiares. A conversão do coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais significa mais do que acabar com os conflitos de gerações.
No judaísmo, o lar era um centro de ensino sobre Deus e Sua Palavra. A nova época que Elias viria anunciar e que o Messias viria implantar, teria uma mensagem capaz de reunir toda a família.
5. Pais devem promover a paz no lar – entre o próprio casal e entre seus filhos. Isto se consegue suprindo a família com a Palavra de Deus.
Como os pais podem ser convertidos aos seus filhos?
1. Dando mais valor aos filhos do que ao sucesso profissional.
2. Importando-se mais com o relacionamento com os filhos do que com coisas materiais.
3. Ensinando os filhos no caminho em que devem andar.
4. Criando os filhos na disciplina e admoestação do Senhor.
5. Não provocando os filhos à ira nem os humilhando.
6. Amando os filhos incondicionalmente e não os comparando com outras pessoas.
7. Temperando disciplina com encorajamento.
8. Mantendo um canal de comunicação aberto com os filhos.
9. Perdoando os filhos.
Como os filhos podem ser convertidos aos seus pais?
1. Obedecendo-os no temor do Senhor.
2. Respeitando os pais.
3. Cuidando dos pais.
4. Sendo gratos aos pais e a Deus pelos pais.
5. Procurando ser a alegria dos pais.
CONCLUSÃO
É nossa a tarefa de proclamar as orientações divinas a nossos filhos. Sem essas orientações divinas nossos filhos facilmente se desencaminharão.
Que o Dia dos Pais sirva para nos conscientizar da grande responsabilidade e privilégio de conduzirmos nossos filhos nos caminhos de Deus. Assim fazendo, estaremos contribuindo para uma sociedade melhor e para a salvação eterna de gerações futuras representadas hoje pelos nossos filhos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more