Cães e porcos

Mateus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript
Mateus 7.6 (RA)
6 Não deis aos cães (kýōn)o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.

Explicação

Ligação com os versículos anteriores

Não podemos ser nem rápidos nem impiedosos em nossos julgamentos. Eles precisam ser feitos sem hipocrisia e com consciência pura. Este é o sentido de “não julguem” no ensino de Jesus nesta passagem. O v. 6 nos leva à segunda parte do ensino, na qual o Senhor nos manda discernir entre ovelhas e porcos e cães, ou melhor, entre os que são dignos do evangelho e os que não são.

2) As figuras da passagem

“O que é santo”: obviamente tem a ver com as coisas de Deus. Algo tão preciosos que é comparado a pérolas (Mt 13.45-46). Pela contexto anterior (Mt 7.1-5), deve referir-se às exortações que fazemos a fim de demovermos pessoas de seus pecados, buscando que se arrependam. É provável que Jesus tenha em mente aqui a pregação do evangelho inclusive.
“Os cães e os porcos”: no mundo antigo os cães não eram animais domésticos, eles viviam nas ruas ou em lugares mais remotos e se alimentavam de carniça. Assim também eram os porcos. Ambos eram animais impuros e desprezíveis para as pessoas do mundo antigo e especialmente para os judeus.
Sagrado e pérolas estão do lado das coisas santas e preciosas. Cães e porcos do lado das coisas impuras e desprezíveis. Jesus está ensinando que não é justo dar coisas santas e preciosas a animais impuros e perigosos.
Aquilo que ao nossos olhos é santo e precioso é desprezível e sem valor para os cães e ou porcos. Os porcos podem até se voltar contra nós se lhes dermos pérolas em vez de bolotas.

3) A interpretação das figuras

O ensino de Jesus nesta passagem é que as santas exortações do seu evangelho devem ser dirigidas a todos os homens, porém é necessário que não gastemos tempo com aquelas pessoas que escarnecessem do evangelho, da mesma forma que porcos desprezam pérolas. Devemos pregar o evangelho a todos, falando-lhes do respeito do amor de Deus e do perdão que Ele oferece aos pecadores arrependidos. Contudo, devemos saber a hora de parar porque o glorioso evangelho de Cristo não deve ser mais oferecido àqueles que deliberada e insistentemente desdenham dela.
Provérbios 3.13–15 RA
13 Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; 14 porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. 15 Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela.
Provérbios 9.8–9 RA
8 Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e ele te amará. 9 Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda; ensina ao justo, e ele crescerá em prudência.
O Senhor está nos ensinando a não gastarmos tempo e recursos com certos indivíduos escarnecedores que desdenham da verdade santa e preciosa do evangelho. Estes se condenam por sua própria rejeição e rebeldia.
Mateus 10.11–15 RA
11 E, em qualquer cidade ou povoado em que entrardes, indagai quem neles é digno; e aí ficai até vos retirardes. 12 Ao entrardes na casa, saudai-a; 13 se, com efeito, a casa for digna, venha sobre ela a vossa paz; se, porém, não o for, torne para vós outros a vossa paz. 14 Se alguém não vos receber, nem ouvir as vossas palavras, ao sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés. 15 Em verdade vos digo que menos rigor haverá para Sodoma e Gomorra, no Dia do Juízo, do que para aquela cidade.
Atos dos Apóstolos 18.5–6 RA
5 Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, Paulo se entregou totalmente à palavra, testemunhando aos judeus que o Cristo é Jesus. 6 Opondo-se eles e blasfemando, sacudiu Paulo as vestes e disse-lhes: Sobre a vossa cabeça, o vosso sangue! Eu dele estou limpo e, desde agora, vou para os gentios.
Os que desprezam o evangelho não devem ser bajulados. Contudo, devemos discernir entre os resistem ou se demoram a atender à mensagem da salvação. Há pessoas que, embora não recebam o evangelho, o tratam com consideração e estão sempre dispostas a ouvi-lo. Devemos ser pacientes com elas. Mas há as que zombam e perseguem, que escarnecem do evangelho do glorioso Cristo. Segundo Jesus, tais pessoas são como porcos, que nunca perceberão o valor de um pérola. Não devemos perder tempo com elas. Além de não ser justo, pode ser perigoso.

Aplicação

Humildade diante da oferta que muita mais preciosa no nós mesmos.
Mateus 15.21–27 (RA)
21 Partindo Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidom. 22 E eis que uma mulher cananeia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada. 23 Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós. 24 Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. 25 Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me! 26 Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos (kynárion). 27 Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos (kynárion) comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more