O trono de Deus e o governo do filho Texto: Ap 4.1-11

Como viver os últimos dias  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 18 views

O livro de Apocalipse traz revelações maravilhosas sobre os finais dos tempos e de como Deus cuida e cuidará de seu povo. João revela o trono de Deus, a sala de controle do mundo e o que acontece ali não são esquemas de corrupção, mas um tributo de louvor a Deus. O caráter de Deus o louvado, o povo de Deus participa do governo e o Cordeiro de Deus é visto em toda a sua glória e louvado por sua beleza. O crente precisa de visão do Reino para saber quem Deus é.

Notes
Transcript
Proposição: Um crente sem visão celestial terminará sua vida em desilusão
Introdução
Como é o céu? Quem ou o que está lá?
O que acontece no céu?
I) O apocalipse revela o céu e não o descobrimento da terra
João tem uma porta aberta no céu. Deus aparece em uma bela cena de adoração que é descortinada para João. Essa cena do apocalipse nos lembra Ezequiel 1 e Daniel 7.19-27 que nos mostram o reinado final de Jesus e de seus santos
O Reinado de Deus é estabelecido em toda a criação (4.11 Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas).
Abraham Kuyper, Teologo holandes, uma vez disse: Não há um cm quadrado nessa terrra que Cristo não possa chamar de seu.
A lição de Kuyper é de que Deus está governando o universo, no Seu trono. Não há acaso nem falta de controle. O futuro está nas mãos de Deus. Não precisamos temer. Tudo o que acontece sobre a terra resulta de algo que sucederá no céu. A causa está no céu, e o efeito se verifica sobre a terra.
Os céus se abrem
Quantas vezes não sentimos como se o céu estivesse fechado? Os céus estão abertos para o povo de Deus/Igreja (“Tornamo-nos como aqueles sobre quem Tu nunca dominaste e como os que nunca se chamaram pelo Teu nome. Oh! se fendesses os céus e descesses! […] para fazeres notório o teu nome aos teus adversários”) (Is 63:19–64:2)
2. João recebe uma ordem (v.1 Sobe aqui…)
João se encontra em Espírito (v.2) teve uma visão. Olhos e ouvidos físicos foram feitos para o mundo físico. Ninguém jamais viu a Deus. Em carne e sangue João não suportaria o esplendor da glória de Deus.
a) A ordem de João o convida a ver as coisas que acontecerão (Devem). João não foi ver uma história perdida e sem rumos, mas a história que está nas mãos de Deus.
O Deus que está no trono é quem determina tudo o que acontece. George Ladd diz que não importa quão temíveis ou incontroláveis as forças do mal pareçam ser na terra, elas não podem anular ou esconder o fato de que, por trás do palco, Deus está governando o universo, no Seu trono. Não há acaso nem falta de controle. O futuro está nas mãos de Deus. Não precisamos temer. Tudo o que acontece sobre a terra resulta de algo que sucederá no céu. A causa está no céu, e o efeito se verifica sobre a terra.
Ensinos
A história da nossa vida tem um rumo. Deus está controlando ela.
A pedra de jaspe (branca) descreve a santidade de Deus e o sardônio (vermelho) o Seu juízo. Tal é Deus, santo e justo! Detalhes sobre a aparência de Deus não são dados para nos lembrar que sua beleza está além da nossa compreensão e somente glorificados e santos e que o veremos. (v.2)
2. Sem arrependimento de pecados a Igreja não avança e os crentes não verão a Deus.
ST: O que acontece no céu?
II) A adoração e o trono de Deus (v4-11)
Deus está assentado no trono do universo
A ênfase da passagem está na adoração a Deus por causa do seu poder e obra criativos. Seres celestes, cuja identidade é muito discutida, tributam louvor a Deus sem cessar; com os quatro seres viventes, 24 anciãos se unem em louvor e adoração celestiais (4.4, 9–10).
Das 67 passagens do Novo Testamento em que aparece a palavra trono, 47 estão no livro de Apocalipse e 12 vezes só neste capítulo 4. Todos os detalhes estão orientados com vistas ao trono: sobre o trono, em redor do trono, a partir do trono, diante do trono, no meio do trono. O trono é um símbolo da soberania inabalável de Deus. O trono é o verdadeiro centro do universo. Esse trono não está na terra, mas no céu.
Quem dirige o universo é Deus.
b) O trono de Deus é um trono de Juízo. (v.5). Os relâmpagos, as vozes e os trovões são evidências de juízo e ira.Aqueles que recusaram a misericórdia terão que suportar o juízo. Quem não foi purificado pelo sangue, terá que suportar o fogo do juízo divino.
Como funciona o juízo de Deus? (v.4). Ao redor do trono há 24 tronos. Deus está no controle sobre todos os reinos. No A.T os sacerdotes eram divididos em 24 turnos, cada turno era sorteado para saber quem prestaria culto a Deus (1 Cr 24:7–18). Os 24 anciãos são as posições de autoridade e poder. A Igreja tema honra de ser salva e de ser assistente de Deus em seu governo (Mt 19.27-29, I Co 6.2). Aqui há denominações, mas no céu uma só Igreja.
Os 24 anciãos representam os crentes fiéis a Deus. A Igreja invisível uma soma das 12 tribos (Igreja do AT e os 12 apostolos igreja do NT). Representa a totalidade da verdadeira Igreja de Deus, aqueles que nasceram denovo, aquels que tem fé em Cristo. As roupas dos anciãos são brancas e eles usam coroas de justiça. As vestes brancas simbolizam a justificação que são prometidas aos fieis (AP3.4). Somente a criação pode ser redimida (Divergência entre os anciãos serem os redimidos ou anjos).
A coroa de outro dos anciãos falam das posições de autoridade e prestígio dos remidos no céu. São as coroas de vitórias prometidas aos vencedores (Ap 2.10, 3.11).
Deus derramará sua ira sobre todo escárnio que se faz com seu nome (Em vida de pecados e também naqueles que dele zombam)
c) No trono de Deus tem graça e misricórdia (v.3) Havia um arco irís ao redor do trono. O Arco-irís é so símbolo de graça e misericórdia. É o símbolo da aliança de Deus com o povo. Normalmente ele vem após a tempestade, mas aqui veio antes, pois a graça sempre vem antes do juízo.
c) O trono de Deus é um trono de santidade e transparência (v.6) Mar de vidro e cristal fazem contraste com o mar de sujeira e poluição (Mas os perversos são como o mar agitado, que não se pode aquietar, cujas águas lançam de si lama e lodo (Is 57.20). Para estar diante do trono de Deus é preciso purificação.
O trono de Deus tem doIs aspectos. Um aspecto positivo e outro negativo. O aspecto positivo é redenção e graça para aqueles que receberam fé para entrar neste Reino. O aspecto negativo é que para aqueles que o rejeitaram haverá condenação.
III) A adoração a Deus v (6-11)
O tema central deste capítulo é a adoração.. Algums coisas importantes destacamos.
Os 4 seres viventes.
Apocalipse: O Futuro Chegou, as Coisas que em Breve Devem Acontecer A Doxologia dos Quatro seres Viventes ao que está Assentado no Trono (Ap 4:6–8)

Quem são esses quatro seres viventes que estão no meio e ao redor do trono? Arthur Bloomfield pensa que eles representam os quatro evangelhos. O leão mostra Jesus como rei (Mateus). O novilho mostra Jesus como servo (Marcos). O homem mostra Jesus como o homem perfeito (Lucas) e a águia mostra Jesus como aquele que veio do céu e volta ao céu (João).

a) O objeto da adoração. Deus, o Espírito e o Cordeiro (5.12-13)
b) A forma da adoração. A Igreja se prostra, demonstrando sua reverência
c) As palavras da adoração. Tu és digno. Santo, santo santo. Cada uma dessas palavras enobrecem o caráter de Deus. Nossa adoração tem que louvar o caráter de Deus.
Aplicação - Como viver
João escreveu aquilo que lhe foi dado em revelação. Ele deixou esas coisas escritas como sendo um testemunho daquilo que Deus lhe mostrou. Deus mostrou a João aquilo que certamente aconteceria. O trono de Deus é um trono de glória, honra e louvor.
1. Quem se aproxima do trono de Deus?
Os santos. Aqueles que tem convicção dos seus pecados. Os bomens que mais choram pelos seus pecados não são os que mais pecam, mas aqueles que mais estão próximos a Deus.
Essa visão de João serve para que ajustemos a nossa visão.
2. Precisamos estar próximos do trono de Deus! Precisamos buscar a face de Deus. Precisamos orar, jejuar, nos arrepender ler a Bíblia, ter comunhão com Deus. Filhos não podem ficar longe de seus pais.
3. Conheça a Deus. Saiba quem Deus é o plano dele para a sua vida. Se não conecemos a Deus seremos como os pagãos.
4. Afogue suas aflições no caráter de Deus. João era o último apostolo vivo. Estava preso, mas não lembrava de sua prisão As Igrejas cresciam de coraões desejosos de conhecer a Deus, mas temia a perseguição do império romano. O império de Deus contra ataca e mostra ao povo a gloriosa soberania de Deus. Quando nossas aflições por causa do mundo, das doenças, da pobreza ou da escassez tentarem enfraquecer sua fé, alimente-a com a visão do trono de Deus.
4. As decisões finais das nossas vidas saem dessa sala. Sigamos em confiança a Ele. Deus sustenta o unniverso, sustenta o mundo, sustenta nossas vidas, sustena nossos corações e sustenta nossa fé através das circunstâncias ao nosso redor.
Continuemos louvando o caráter de Deus sem cessar até que nosso coração seja tomado pela beleza e gloriosa presença de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more