O pior cego é aquele que não quer ver

Mateus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript
Matthew 7:1–5 RA
1 Não julgueis, para que não sejais julgados. 2 Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também. 3 Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? 5 Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.

Explicação

O sentido de “Não julguem” (κρίνω)

Matthew 7:1–2 RA
1 Não julgueis, para que não sejais julgados. 2 Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também.
É um termo forense cujo sentido é condenar ou punir. Neste sentido, é um tipo de jumento pecaminoso e que não compete ao homem.
Luke 6:36–37 RA
36 Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai. 37 Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados;
1) Jesus não está ordenando que não façamos qualquer tipo de julgamento, nem que façamos vistas grossas diante do pecados dos outros, especialmente dos nossos irmãos. Se este fosse o mandamento em questão seria impossível cumprir o que o próprio Mestre nos ordena em Mateus 18.15 ou Gl 6.1.
Galatians 6:1 RA
1 Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.
1 Corinthians 5:12–13 RA
12 Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro? 13 Os de fora, porém, Deus os julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor.
1 Corinthians 5:11–13 RA
11 Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais. 12 Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro? 13 Os de fora, porém, Deus os julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor.
1 Corinthians 6:2 RA
2 Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas?
2) O Senhor nos estimula a fazermos julgamentos (Mt 7.6 , 15ss)
O mandamento “não julguem” diz respeito a julgamentos precipitados e sem misericórdia. Nos quais avultamos o pecado de um irmão a fim de condená-lo e puni-lo por falhas, às vezes, insignificantes. É o tipo de julgamento que visa a destruição e não a restauração. Na verdade, o que está sendo condenado aqui é a falta de misericórdia.
Matthew 5:7 RA
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

“Para não serem julgados”

Mateus 7.1–2 (RA)
1 Não julgueis, para que não sejais julgados. 2 Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também.
Julgar sem misericórdia não é apenas pecado, mas é também perigoso. Os critérios de nossos julgamentos serão usados contra ou em nosso favor quando cada um de nós for julgado pelo Senhor. O ensinamento divino aqui é que devemos julgar com temor.
Luke 6:37–38 RA
37 Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados; 38 dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.
James 2:10–13 RA
10 Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. 11 Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei. 12 Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade. 13 Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.

Tire primeiro a viga do seu olho

Matthew 7:3–5 RA
3 Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? 5 Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.
Jesus denuncia a hipocrisia dos que julgam sem misericórdia. Estes dimensionam mal os seus pecados e os dos outros
(V.3) Ao mesmo tempo que consegue ver um mínimo pecado no outro, é incapaz de ver a gravidade de seu próprio pecado. Seu senso de justiça é parcial e tendencioso.
(V.4) A incapacidade de tratar corretamente o irmão e suas faltas.
(V.5) A prioridade é o meu pecado.

Observe o caso de Davi em (2Sm 12.1-15; 5-6, 13; Sl 51.1-4)

Paulo vê com clareza sua própria condição.
1 Timothy 1:15 RA
15 Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.

Aplicações

O primeiro passo da disciplina é a autodisciplina.
Nem indulgente nem impiedoso.
Eu sou o principal pecador, meu pecado é a prioridade.
O fato de sermos pecadores não nos impede de lidar com o pecado dos outros. Todos temos ciscos e vigas nos olhos.
Com discípulos e súbitos do Reino somos chamados para redimir pessoas e não para condená-las.
Lide com o pecado dos outros com misericórdia e temor.
Jesus se compadece das nossas fraquezas
Hebrews 4:15 RA
15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.
Psalm 103:8–14 RA
8 O Senhor é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno. 9 Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. 10 Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades. 11 Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. 12 Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. 13 Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. 14 Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó.
Related Media
See more
Related Sermons
See more