A fonte e segurança de nossa salvação

1pedro  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript

1pedro

1Pedro 1.1–2 (RA)
1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, 2 eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.

PROPÓSITO

1Pedro possui um tom acentuadamente pastoral, à medida que o apóstolo tenta fornecer orientações e exortações para uma resposta cristã adequada à oposição da sociedade mundana à luz da salvação celestial dos crentes.

A passagem em que Pedro chega mais perto de uma afirmação de propósito é 5.12, na qual o apóstolo afirma: […] eu lhes escrevi resumidamente, encorajando-os e testemunhando que esta é a verdadeira graça de Deus. Mantenham-se firmes na graça de Deus. Evidentemente, o início da oposição e a oportunidade que isso proveu, para negligenciar o comportamento espiritual, motivaram o apóstolo a passar do assunto de salvação e seus privilégios para a responsabilidade de submissão e daí para a reação adequada ao sofrimento.

Esta abordagem à carta observa o seguinte propósito para 1Pedro:

Encorajar o viver cristão que honra a Deus no meio de oposição crescente refletindo sobre as reações exigidas pela vocação celestial do crente.

1Pedro 1.3–12 (RA)
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros 5 que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. 6 Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, 7 para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; 8 a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, 9 obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma. 10 Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada, 11 investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam. 12 A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.
A fonte e a natureza da salvação (1.3)
Num tempo de extrema perseguição, sofrimento e dor, o apóstolo Pedro inicia a sua carta EXALTANDO E GLORIFICANDO A DEUS ( doxologia).
Não começa com o homem, começa com Deus. Não inicia com as necessidades humanas, mas com os louvores que Deus merece.
Aqui Pedro mostra a fonte da salvação: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo a sua muita misericórdia…”.
Pedro começa louvando a Deus por sua salvação. A salvação é uma obra exclusiva de Deus. Ele deve ser exaltado por tão grande salvação. Seu nome deve ser magnificado por este tão grandioso presente .
não é por nosso merecimento: “que segundo a sua muita misericórdia
MISERICÓRDIA

1656 ελεος eleos

de afinidade incerta; TDNT - 2:477,222; n n

1) misericórdia: bondade e boa vontade ao miserável e ao aflito, associada ao desejo de ajudá-los

1a) de pessoa para pessoa: exercitar a virtude da misericórdia, mostrar-se misericordioso

1b) de Deus para os homens: em geral, providência; a misericórdia e clemência de Deus em prover e oferecer aos homens salvação em Cristo

1c) a misericórdia de Cristo, pela qual, em seu retorno para julgamento, Ele abençoará os verdadeiros cristãos com a vida eterna

Sinônimos ver verbete 5913

PARABOLA DO BOM SAMARITANO-MISERICÓRDIA.
Lucas 10.28–37 (RA)
28 Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás. 29 Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo? 30 Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto. 31 Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo. 32 Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo. 33 Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele. 34 E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. 35 No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar. 36 Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores? 37 Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.
Em nada somos merecedores da salvação. Merecemos a condenação, merecemos o inferno, merecemos a ira de Deus;
Romanos 11.32 RA
32 Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos.
é uma particularidade do cristianismo a noção de salvação somente pela graça. As falsas religiões insistem em confiar em seus méritos, salvação por obras, alcançar favor de Deus por esforço próprio. mas no cristianismo bíblico não é assim. bem aventurados......
Mateus 5.3 (RA)
3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
HUMILDE

4434 πτωχος ptochos

de πτωσσω ptosso (rastejar, semelhante a 4422 e o substituto de 4098); TDNT - 6:885,969; adj

1) reduzido à pobreza, mendicância; que pede esmola

2) destituído de riqueza, influência, posição, honra

2a) humilde, aflito, destituído de virtudes cristãs e riquezas eternas

2b) desamparado, impotente para realizar um objetivo

2c) pobre, indigente

3) necessitado em todos os sentidos

3a) com respeito ao seu espírito

3a1) destituído da riqueza do aprendizado e da cultura intelectual que as escolas proporcionam (pessoas desta classe mais prontamente se entregam ao ensino de Cristo e mostram-se prontos para apropriar-se do tesouro celeste)

Sinônimos ver verbete 5870

Salmo 40.11 (RA)
11 Não retenhas de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me sempre a tua graça e a tua verdade.
Deus é um Deus de misericórdia. Somos grandemente abençoados pela misericórdia de Deus. Somos dependentes desta misericórdia.
como filhos de Deus somos chamados a exercer misericórdia;
Mateus 5.7 (RA)
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Lucas 6.32–36 RA
32 Se amais os que vos amam, qual é a vossa recompensa? Porque até os pecadores amam aos que os amam. 33 Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual é a vossa recompensa? Até os pecadores fazem isso. 34 E, se emprestais àqueles de quem esperais receber, qual é a vossa recompensa? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. 35 Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus. 36 Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai.
Nunca devemos nos esquecer como somos devedores a misericórdia de Deus. Antes de apresentarmos nossas dores, nossas lutas, nossas lágrimas e nossas perdas neste mundo, devemos levantar os olhos ao céu e exaltar aquele que nos amou, nos escolheu e providenciou todas as coisas para a nossa salvação.
Quando exaltamos a Deus por quem ele é e por aquilo que ele tem feito por nós, sentimo-nos fortalecidos para enfrentarmos nossas leves e momentâneas lutas.
2Coríntios 4.16–17 (RA)
16 Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,
saber que somos objetos da infinita misericórdia do Senhor de toda terra nos dá esperança para avançar.
O grande plano de salvação que Deus planejou na eternidade esta se concretizando no tempo. Aquilo que foi planejado no céu realiza-se na terra. Duas verdades preciosas são aqui destacadas:
1Pedro 1.3 (RA)
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
Em primeiro lugar, a regeneração. “… nos regenerou…” (1.3).
REGENEROU
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 313 αναγενναω anagennao

313 αναγενναω anagennao

de 303 e 1080; TDNT - 1:673,114; v

1) regenerar, renascer, nascer de novo

2) metáf. ter passado por uma transformação da mente, que leva a uma nova vida que procura conformar-se à vontade de Deus

A regeneração é uma obra do Espírito Santo em nós.
Ezequiel 11.19–20 RA
19 Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; 20 para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
João 3.3 RA
3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Ele muda nossas disposições íntimas, dando-nos um novo coração, uma nova mente, uma nova vida. Nascemos da semente incorruptível. Temos não apenas um novo status (justificação), mas também uma nova vida (regeneração).
a natureza divina é implantada dentro de nós;
Tornamo-nos filhos de Deus, membros de sua família. O cristão renasce dentro de uma nova família
Efésios 2.19 RA
19 Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,
Passamos a ter com Deus uma relação de filho .
João 1.12 RA
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome;
E com Jesus, uma relação de irmão.
Romanos 8.29 RA
29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
essas são verdades que devem nos encher de plena alegria e esperança;
quando pensamos no que Deus fez e estar fazendo para nos salvar. Sentimos segurança.
Romanos 8.31–39 RA
31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. 35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Em segundo lugar, a viva esperança...
1Pedro 1.3 (RA)
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
ESPERANÇA

1680 ελπις elpis

de uma palavra primária elpo (antecipar, usualmente com prazer); TDNT - 2:517,229; n f

1) expectativa do mal, medo

2) expectativa do bem, esperança

2a) no sentido cristão

2a1) regozijo e expectativa confiante da eterna salvação

3) sob a esperança, em esperança, tendo esperança

3a) o autor da esperança, ou aquele que é o seu fundamento

3b) o que se espera

O apóstolo Paulo descreve o mundo pagão como sem esperança ;
Efésios 2.12 RA
12 naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.
Quem não tem a Cristo é miserável, nada tem, não tem esperança. Que esperança pode ter alguém que crer em idolos mortos....ou confia sua vida governada pelo acaso......
No que essas pessoas se apegam no dia mau. Quando a doença bate a porta. No que se apegam quando a morte se aproxima, se apresenta, assombra...
Hebreus 2.14–15 RA
14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, 15 e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.
Isaías 48.22 RA
22 Para os perversos, todavia, não há paz, diz o Senhor.
Isaías 59.8 RA
8 Desconhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; quem anda por elas não conhece a paz.
Salmo 73.17–20 RA
17 até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles. 18 Tu certamente os pões em lugares escorregadios e os fazes cair na destruição. 19 Como ficam de súbito assolados, totalmente aniquilados de terror! 20 Como ao sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, ao despertares, desprezarás a imagem deles.
O cristianismo é a religião da esperança. Não caminhamos para um futuro desconhecido, marchamos para uma glória eterna. A regeneração nos leva a uma viva esperança.
Hebreus 10.23 RA
23 Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.
1Tessalonicenses 5.24 RA
24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.
2Timóteo 1.12 RA
12 e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.
Mateus 6.19–21 RA
19 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; 20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; 21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
Primeiro, ela é viva.
VIVA

2198 ζαω zao

um verbo primário; TDNT - 2:832,290; v

1) viver, respirar, estar entre os vivos (não inanimado, não morto)

2) gozar de vida real

2a) ter vida verdadeira

2b) ser ativo, abençoado, eterno no reino de Deus

3) viver i.e. passar a vida, no modo de viver e de agir

3a) de mortais ou caráter

4) água viva, que tem poder vital em si mesma e aplica suas qualidades à alma

5) metáf. estar em pleno vigor

5a) ser novo, forte, eficiente,

5b) como adj. ativo, potente, eficaz

Segundo, ela é segura, pois está fundamentada na ressurreição de Jesus Cristo. Nossa esperança não é vaga e incerta, mas definida e garantida. “Sem a ressurreição de Cristo, nossa regeneração não seria possível e nossa esperança não faria nenhum sentido”. Nossa esperança não é vaga e incerta, mas definida e garantida. Não caminhamos para um futuro desconhecido, marchamos para uma glória eterna.
1Pedro 1.4 RA
4 para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros
Related Media
See more
Related Sermons
See more