Não dirás falso testemunho - o espírito por trás da mentira

Os 10 Mandamentos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 19 views
Notes
Transcript

O Espírito por trás da mentira

A mentira e o falso testemunho são armas poderosas. Satanás foi quem as usou pela primeira vez a fim de destruir a reputação do Santo Deus. Com suas calúnias e falsas acusações ele convenceu nossos primeiros pais a se rebelarem contra Deus e que passassem a servi-lo como seu novo senhor e mestre.
Gênesis 3.3–5 (RA) 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. 4 Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. 5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.

1) Satanás é mentiroso e Pai da Mentira

João 8.44 (RA) 44 Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.

2) Satanás é o caluniador

Diabo significa literalmente caluniador.
1Timóteo 3.11 (RA) 11 Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo. Tito 2.3 (RA) 3 Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem,
A mentira está a serviço do diabo. Os que fazem uso da mentira são guiados se deixam guiar pela mesma disposição que move Satanás contra Deus e seu povo. O que estamos vendo é um pecado de segunda categoria e de pouca importânia, mas a principal arma de rebelião usada por Satanás para roubar a glória de Deus, destruir seu povo e aprisionar almas.

Jesus, a fiel testemunha

Apocalipse 1.5 (RA) 5 e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, Apocalipse 3.7 (RA) 7 Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá: Apocalipse 3.14 (RA) 14 Ao anjo da igreja em Laodiceia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Apocalipse 19.11 (RA) 11 Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. Apocalipse 22.6 (RA) 6 Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer.

Aplicações

1. Nunca a mentira servirá ao propósito de Deus. Acreditar nisso é a mesma coisa que acreditar que Deus mente, assim como o diabo mente.
2. Aquele que trabalha para destruir a reputação de um irmão atrai para si o ódio do Senhor. Deus zela pelo seu própio nome e pelo nome de seus filhos.
3. Não minta, principalmente a repeito de seus irmãos.
Colossenses 3.9 (RA) 9 Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos Tiago 3.14 (RA) 14 Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade.
4. Não ousa o que não é verdairo, nem ocupe sua mente com isso
Filipenses 4.8 (RA) 8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
5. A verdade é libertadora
João 8.32 (RA) 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8.36 (RA) 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Related Media
See more
Related Sermons
See more