Não furtarás: a propriedade privada

Pr. Aláuli Oliveira
Os 10 Mandamentos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
O 8º Mandamento: Êxodo 20.15
Exodus 20:15 RA
15 Não furtarás.

Introdução - Uma visão Bíblica sobre propriedade

1) Deus é o dono de tudo

Genesis 1:1 RA
1 No princípio, criou Deus os céus e a terra.
Psalm 24:1–2 RA
1 Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. 2 Fundou-a ele sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu.
1 Corinthians 10:26 RA
26 porque do Senhor é a terra e a sua plenitude.
Acts 17:24 RA
24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas.
1 Corinthians 3:21–23 RA
21 Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso: 22 seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso, 23 e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus.
As Escrituras do Antigo e do Novo Testamentos dizem com clareza que Deus é o Senhor e verdadeiro dono de tudo. A terra e tudo que há nela é propriedade de Deus. Este é um fato que as teorias e filosofias que tratam sobre propriedade não consideram (e não poderiam mesmo): Deus é o dono. Contudo, para nós cristãos esta é uma verdade fundamental e essencial para o entendimento do que significa propriedade, uso da propriedade e roubo segundo os padrões bíblicos.

2) Deus distribui o que lhe pertence como lhe apraz

Na Criação

Genesis 1:26–27 RA
26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Psalm 8:4–8 RA
4 que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites? 5 Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. 6 Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: 7 ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; 8 as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares.

b) No Pacto com Abrão (Israel)

Genesis 13:14–15 RA
14 Disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; 15 porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre.
Numbers 26:52–56 RA
52 Disse o Senhor a Moisés: 53 A estes se repartirá a terra em herança, segundo o censo. 54 À tribo mais numerosa darás herança maior, à pequena, herança menor; a cada uma, em proporção ao seu número, se dará a herança. 55 Todavia, a terra se repartirá por sortes; segundo os nomes das tribos de seus pais, a herdarão. 56 Segundo a sorte, repartir-se-á a herança deles entre as tribos maiores e menores.

c) No NT

Matthew 25:14–15 RA
14 Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. 15 A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu.
Nesse segundo princípio o que está estabelecido é a legitimidade da propriedade privada. Ainda que todas as coisas pertençam a Deus, de fato, à medida que o Senhor as distribui, elas passam a ser daqueles que as receberam.
A posse de bens pode se dar por:
Trabalho: empreendedorismo, diligência, frugalidade, etc. As posses vêm como uma recompensa legítima do trabalho realizado.
Herança: legitima posse de um legado deixado por antepassados que legitimamente construíram patrimônio.

3) Deus nos chama para servirmos como mordomos

Genesis 2:15 RA
15 Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.
Deuteronomy 8:17–18 RA
17 Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. 18 Antes, te lembrarás do Senhor, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.

A mordomia do dons que Deus nos dá (nossas posses) servem para:

Glória de Deus (1Co 10.31)

Proverbs 3:9 RA
9 Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda;

Nosso deleite

Psalm 128:1–2 RA
1 Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! 2 Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.
Ecclesiastes 2:24–26 RA
24 Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi também que isto vem da mão de Deus, 25 pois, separado deste, quem pode comer ou quem pode alegrar-se? 26 Porque Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dar àquele que agrada a Deus. Também isto é vaidade e correr atrás do vento.

Benefício de outros

Proverbs 14:31 RA
31 O que oprime ao pobre insulta aquele que o criou, mas a este honra o que se compadece do necessitado.
James 1:27 RA
27 A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.
Ephesians 4:28 RA
28 Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.
Related Media
See more
Related Sermons
See more