O PERIGO DO FAVORITISMO

EXPOSIÇÃO DA EPÍSTOLA DE TIAGO  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 36 views
Notes
Transcript
Handout
Handout

INTRODUÇÃO

Tiago 2.1–13 RA
1 Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. 2 Se, portanto, entrar na vossa sinagoga algum homem com anéis de ouro nos dedos, em trajos de luxo, e entrar também algum pobre andrajoso, 3 e tratardes com deferência o que tem os trajos de luxo e lhe disserdes: Tu, assenta-te aqui em lugar de honra; e disserdes ao pobre: Tu, fica ali em pé ou assenta-te aqui abaixo do estrado dos meus pés, 4 não fizestes distinção entre vós mesmos e não vos tornastes juízes tomados de perversos pensamentos? 5 Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam? 6 Entretanto, vós outros menosprezastes o pobre. Não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam para tribunais? 7 Não são eles os que blasfemam o bom nome que sobre vós foi invocado? 8 Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem; 9 se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo arguidos pela lei como transgressores. 10 Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. 11 Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei. 12 Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade. 13 Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.
Ditado: A gente vale aquilo que tem.
Tiago fala a crentes nos Senhor Jesus, 1
Jesus é o Senhor da glória. Aqui temos um constraste entre a glória celestial que Jesus tem e o valor banal das riquezas terrenas.
Tiago cria uma situação hipotética na qual duas pessoas vem visitar a igreja, ou sinagoga. Um com aparencia de ser rico e o outro com aparencia de ser pobre e o tratamento diferenciado para um e outro.

7 Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.

Porque não devemos demonstrar favoritismo?
1. O FAVORITISMO É UM JUÍZO PERVERSO, 4
Tiago 2.4 RA
4 não fizestes distinção entre vós mesmos e não vos tornastes juízes tomados de perversos pensamentos?
Tiago enfatiza ao seus leitores que as pessoas são iguais e não podem ser tratadas com favorismo.
O que motiva esta prática são pensamentos perversos.
Romanos 12.9–10 (RA)
9 O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. 10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
1Pedro 3.7 (RA)
7 Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.
2. DEUS NÃO APROVA O FAVORITISMO, 5-7
Tiago 2.5–7 RA
5 Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam? 6 Entretanto, vós outros menosprezastes o pobre. Não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam para tribunais? 7 Não são eles os que blasfemam o bom nome que sobre vós foi invocado?
Precisamos aprender com o criterio de Deus.
Ele não vê a pobreza e a riqueza como nós vemos.
Tiago fala da atitude reprovável dos ricos que maltratam e oprimem os outros por sua riqueza e poder. 6
O crente deve reprovar esta atitude como também não deve fazer com quem está em condição menos favorecida.
Lucas 16.19–22 (RA)
19 Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente. 20 Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele; 21 e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras. 22 Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado.
1Samuel 16.7 (RA)
7 Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.
3. DEVEMOS AMAR AO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS, 8 -12
Tiago 2.8–12 RA
8 Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem; 9 se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo arguidos pela lei como transgressores. 10 Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. 11 Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei. 12 Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade.
νόμον βασιλικὸν - Lei régia, vem da palavra βασιλικός , que significa real, de onde vem as palavras rei reino. Ou seja, a lei régia é a lei que governa todas as demais. Jesus ensinou quais são as leis régias.
Precisamos nos atentar para a ordem que a lei de Deus nos dá.
Quando temos favoritismo nos colocamos sob o julgamento da lei de Deus. 9-11
Lucas 10.25–37 (BEARA)
25E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
26Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas?
27A isto ele respondeu:
Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento;
e:
Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
28Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás.
29Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?
30Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto.
31Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo.
32Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo.
33Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele.
34E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele.
35No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar.
4. A MISERICÓRDIA TRIÚNFA SOBRE O JUÍZO, 13
Tiago 2.13 RA
13 Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.
O texto está dizendo que será julgado sem misericórdia aquele que não usou de misericórdia.
Quando porém, somos misericordiosos, isso será contado em nosso favor no dia do juízo.
Kistemaker, S. J. (2006). Tiago e Epístolas de João.
d. “Será mostrado julgamento sem misericórdia”. Nesses versículos, Tiago desenvolve a seqüência de lei, transgressão, julgamento e misericórdia. Ninguém é capaz de observar a lei perfeitamente, pois todos transgridem a lei e pecam. A conseqüência inevitável para o pecador é que ele terá que se apresentar diante do julgamento de Deus, e aquele que é culpado perante o Juiz suplica por misericórdia.
Lucas 10.36–37 RA
36 Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores? 37 Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.
CONCLUSÃO
TEMA: O PERIGO DO FAVORITISMO
1. O FAVORITISMO É UM JUÍZO PERVERSO, 4
2. DEUS NÃO APROVA O FAVORITISMO, 5-7
3. DEVEMOS AMAR AO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS, 8 -12
4. A MISERICÓRDIA TRIÚNFA SOBRE O JUÍZO, 13
HISTÓRICO I IPB 05/05/2021
Related Media
See more
Related Sermons
See more