Não pensem que vim destruir a Lei

Mateus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript
Mateus 5.17–20 RA
17 Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. 18 Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. 19 Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus. 20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.

Introdução

Parte 1

As implicações de ser sal da terra e luz do mundo dizem respeito à prática da justiça. Não qualquer justiça, como por exemplo a dos fariseus, mas uma justiça que excede a deles: a justiça do Reino dos Céus.
É importante notar nesta passagem que Jesus destaca a Lei - o Decálogo - como aquilo que estabelece o padrão de um viver justo. Por isso, Jesus cumpriu completamente a Lei e, também por isso, exorta seus discípulos a cumprirem a Lei e ensinarem aos outros a cumprirem também.
A partir daqui, Jesus começa a interpretar corretamente a Lei e:
Aplicá-la às nossas vidas
Adverte-nos sobre a hipocrisia (falsa justiça)
Ensina-nos sobre as penas que cairão sobre os que não cumprem a Lei e as recompensas para os que a cumprem.

Parte 2

Prometo “Manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil” (Compromisso Constitucional, Constituição de 1946 - EC de 1964).
Este é o chamado Compromisso Constitucional, juramento feito pelo presidente-eleito quando de sua posse no cargo. Por esse ele se compromete que o novo governo não será anárquico ou uma ditadura, mas que, embora seja um novo governo, o país continua sendo regido pelas mesmas leis que o regeram até aqui. Em outras, palavras, o presidente eleito garante ao povo que não irá destruir as leis.
Rosa Weber deu um exemplar da Constituição a Pr. Bolsonaro no dia da posse dele.
Jesus na passagem que vamos estudar garante que seu reino não é anárquico. Ele não veio destruir a Lei de Deus, mas cumpri-la em sua totalidade. Mais do que isso, Ele também afirma aos seu discípulos que eles devem ter um compromisso sério com a Lei de Deus se quiserem fazer parte do seu reino. Longe de revogar a Lei, Jesus, veio na verdade, interpretá-la da forma correta.

Resumo

O Reino dos Céus tem uma lei e seus súditos devem obedecê-la.

Esboço

Jesus veio cumprir a Lei
A Lei está em voga até o fim do mundo
Seu relacionamento com a Lei tem consequências eternas
O discípulos de Jesus devem exceder em justiça

Jesus veio cumprir a Lei

Mateus 5.17 RA
17 Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.
“A Lei e os profetas” (e escritos) é a expressão usada para se referir ao AT. Jesus não parte do nada. Ele tinha uma Bíblia pela qual se guiava, as Escrituras do Antigo testamento. Jesus e seu Reino têm um compromisso com os mandamentos e profecias da antiga aliança, portanto, Ele não revogar o AT, mas cumprir a Lei e os profetas.
Os profetas: as profecias do AT foram o script seguido por Jesus. Tudo lugar por onde Jesus andou ou deixou de ir, tudo que ele falou ou deixou de falar, tudo que fez ou deixou de fazer, a forma como viveu, morreu e ressuscitou, tudo foi dirigido pela expressão “para que se cumprisse o que fora dito”.
A Lei: Jesus também cumpriu a Lei cabalmente em todos os seus aspectos.
Ele a cumpriu com sua vida (ativa)
Ele a cumpriu com sua morte (passiva)
Ele a cumpriu em seus discípulos (Ministério do Espirito Santo na nova aliança.
O Sermão do Monte Jesus Cumpre a Lei em Seus Discípulos

Jesus cumpre a lei em Seus discípulos. Jesus cumpre a lei escrevendo-a no coração de Seus discípulos, mediante o ministério do Espírito. Isso é central na promessa da nova aliança: “Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias […] lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei” (Jr 31.33). Conforme andamos no Espírito, cumprimos a vontade do Espírito, e não os desejos da carne (Gl 5.16). Fazemos o que a lei requer (Rm 8.3–4) e nos deleitamos nela.

Jesus, nas poucas palavras do v.17, nos revela a importância da Lei de Deus. Mas ao dizer que veio cumprir a Lei, Ele nos revela que sua missão era fazer o que ninguém fez. Era triunfar onde Adão, Israel e todos os homens falharam. Como diz Paulo a respeito de Jesus:
Filipenses 2.8 RA
8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
Embora nossas obras não possam nos salvar da condenação, a obra de Jesus é suficiente e eficiente para isso. Ao cumprir a Lei e profetas, Jesus o faz por nós e em nosso lugar e por isso somos justificados e salvos.
Os próximo versículos nos ensinarão que Jesus quer que cumpramos a Lei, mas primeiro Ele deixa claro que só Ele o fez perfeitamente e somente Dele são os mérito para nossa salvação. Assim, nosso obediência a Lei não é a condição para nossa salvação, mas a evidência de que amamos a Cristo e somos seus discípulos.
João 14.15 RA
15 Se me amais, guardareis os meus mandamentos.

A Lei está em voga até o fim do mundo

Mateus 5.18 RA
18 Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.
A Lei dos Dez Mandamentos é a medida eterna de Deus para o que é certo e o que é errado. (J. C. Ryle)1 Ryle, J. C. (2018).
É a regra moral do mundo do qual Deus é o legislador.
É aquilo expõe o pecado.
É instrumento do Espírito que conduz a Cristo.

Seu relacionamento com a Lei tem consequências eternas

Mateus 5.19 RA
19 Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.

O discípulos de Jesus devem exceder em justiça

Mateus 5.20 RA
20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.

Aplicações

Para cumprir o papel de sal e luz (de refrear a corrupção moral) do mundo, o cristão terá de amar a lei de Deus e cumpri-la e ensinar os outros a cumpri-la também.
A lei é para nossa santificação, pois ela nos ensina o que pecado e também o que agrada a Deus.
Não é certo desprezar o AT.
Related Media
See more
Related Sermons
See more