Faithlife Sermons

Jonas #03 (28/Fev) - Quando Deus ama o pregador (Jonas 1:17-2:10)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
O que ocorre quando Deus ama?
1. O amor de Deus vai abater o nosso orgulho
Jonas 1:17-2:3 | 17O Senhor ordenou que um grande peixe engolisse Jonas. E Jonas esteve três dias e três noites no ventre do peixe. 1Então Jonas, do ventre do peixe, orou ao Senhor, seu Deus, 2e disse: “Na minha angústia, clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu ouviste a minha voz. 3Pois me lançaste nas profundezas, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram sobre mim.
1. Nós somos orgulhosos por natureza. Alguns aqui tem tanto orgulho que conseguem ser orgulhosos quando confessam que são orgulhosos… (efeito da queda… autonomia, ideia do diabo)
2. (17) Deus é amoroso e soberano! Ele ordenou que um grande peixe engolisse Jonas… Deus ordena e os grandes animais o obedecem… Jonas não consegue resistir ao poder do peixe, quanto mais ao poder de Deus que ordena o peixe?
—> O peixe era uma estranha mas poderosa salvação (Deus conhece e usa métodos estranhos)
3. (1) Jonas queria fugir da presença de Deus para Társis… Deus o levou mais longe para mostrar que lá Deus está! (Jonas não orou em nenhum momento do cap. 1 - Então Deus o colocou de joelhos…)
— Não importa onde estamos, mas a quem oramos!
—> Não desperdice seu sofrimento
4. (2) Os ouvidos de Deus estão atentos aos gritos de angústias dos seus filhos… (Graça, perdão, amor, carinho… Recorra a Deus agora! Provavelmente foi a oração quando ele foi lançado na água… Ouça esse sermão de forma orante! Vá orando a oração de Jonas!)
— Pare com a maconha de dizer que a oração faz bem para nosso psicológico… orar é FALAR COM O PAI CELESTIAL! As vezes é guerra! As vezes podemos estar em mais tensão quando oramos!
5. (3) Quem lançou Jonas no mar não foram os marinheiros, mas o próprio Senhor…
—> Feliz é quem consegue enxergar a providência de Deus por trás dos eventos da vida… Deus está quebrando o orgulho do nosso pregador pois Ele o ama! E tu?
2. O amor de Deus vai nos manter prostrado o tempo necessário para que nosso coração comece a ser transformado
Jonas 2:4-6a | 4Então eu disse: ‘Estou excluído da tua presença; será que tornarei a ver o teu santo templo?’” 5“As águas me cercaram até a alma, o abismo me rodeou; e as algas se enrolaram na minha cabeça. 6aDesci até os fundamentos dos montes; desci até a terra, cujos ferrolhos se fecharam atrás de mim para sempre.
1. Deus não apenas arrasta ele para baixo, mas mantem ele lá… e Deus vai deixar ele lá até ele aprender…
2. (4) Jonas queria estar longe da presença de Deus… agora ele lamenta por ter sido lançado da presença de Deus… agora ele quer ver o templo, o povo de Deus…
—> A pior coisa do pecado é quando Deus dá aos homens o que eles desejam
3. (5) As circunstâncias são terríveis e acabam amarrando Jonas
4. (6a) Ele desceu a: Jope, às margens do mar mediterrâneo, para o Navio, para o porão do Navio, para o mar e do mar para o grande peixe e do ventre do grande peixe para o fundo do abismo… Quando alguém foge de Deus o seu caminho é uma descida…
3. Não importa onde estejamos, o amor de Deus vai nos levantar de lá para o nosso bem e para a Fama do Seu Nome
Jonas 2:6b-10 | 6bTu, porém, fizeste a minha vida subir da sepultura, ó Senhor, meu Deus! 7Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo. 8Os que adoram ídolos vãos abandonam aquele que lhes é misericordioso. 9Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que prometi cumprirei. Ao Senhor pertence a salvação!” 10E o Senhor falou ao peixe, e este vomitou Jonas na terra.
1. (6b) Não existe poço tão profundo que a graça de Deus não alcance você
2. (7) Momentos de angústia devemos nos lembrar do Senhor! Focar no que nos traz esperança!
3. (8) Jonas ainda está focado na idolatria externa… veremos no cap. 4 que ele ainda carrega seus ídolos internos…
4. (9) O versículo central das Escrituras
5. (10) Normalmente quando comemos peixe estragado nós vomitamos, mas aqui o peixe comeu um profeta estragado e vomitou ele. Ele agora está com queimaduras de 3º grau em plena praia de Nínive…
Como nos tornamos Jonas?
Os judeus re reúnem nas sinagogas do mundo todo no dia do perdão e leem Jonas. Depois da leitura eles dizem: “Nós somos Jonas”
1. Quando fugimos de Deus e
- mas Deus não desistiu de nós. Ele nos busca com o “grande peixe”.
3.
Jesus é um Jonas maior e melhor!
1. Jonas teve que descer e descer para ter seu coração minimamente transformado | Jesus não era orgulhoso. Ele é Deus e mesmo assim ele desceu
2. Jonas odeia Nínive. Jesus chorou por Jerusalém
3. Jonas teve uma “quase morte” | Jesus morreu e ressuscitou! (Sinal de Jonas —> pregação e ressureição)
Related Media
Related Sermons