Faithlife Sermons

OLHOS VOLTADOS PARA DEUS

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

TEXTO BASE

Mq7.1-7
Miquéias 7.1–7 RA
Ai de mim! Porque estou como quando são colhidas as frutas do verão, como os rabiscos da vindima: não há cacho de uvas para chupar, nem figos temporãos que a minha alma deseja. Pereceu da terra o piedoso, e não há entre os homens um que seja reto; todos espreitam para derramarem sangue; cada um caça a seu irmão com rede. As suas mãos estão sobre o mal e o fazem diligentemente; o príncipe exige condenação, o juiz aceita suborno, o grande fala dos maus desejos de sua alma, e, assim, todos eles juntamente urdem a trama. O melhor deles é como um espinheiro; o mais reto é pior do que uma sebe de espinhos. É chegado o dia anunciado por tuas sentinelas, o dia do teu castigo; aí está a confusão deles. Não creiais no amigo, nem confieis no companheiro. Guarda a porta de tua boca àquela que reclina sobre o teu peito. Porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os da sua própria casa. Eu, porém, olharei para o Senhor e esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.
Miquéias era um homem simples, com cheiro de terra, de mato, de chão, de roça. Era um lavrador que carregava no nome uma pública profissão de fé: “Quem é como Deus?” Sempre atento às questões de seu tempo, olhava as injustiças ao redor, mas também olhava de onde vinha o socorro. Hoje vamos refletir, à luz de Miquéias, sobre o tema TENHA OS OLHOS VOLTADOS PARA JESUS.
As profecias de Miquéias são para as duas capitais dos reinos do Norte e Sul, Samaria e Judá. O caminho que ambas percorrem é um caminho de desprezo aos mandamentos de Deus. Sem um quebrantamento e com os olhos voltados para o mal, os dois Reinos estão prestes a serem destruídos pelos inimigos. Miquéias se corrói pelo estado de pecado da sociedade, e revela sua angústia de alma em um verdadeiro Salmo de lamento nos versículos que lemos. Logo no primeiro versículo ele solta o brado “ai de mim”, “estou em desgraça”. Ele se sente como alguém faminto que procura por comida e não encontra. Sente-se impotente, tentando suprir o que a sua alma deseja. E ele passa a descrever a situação do povo de Israel.

ISRAEL ESTAVA COM OS OLHOS VOLTADOS PARA O MAL

Os honestos desapareceram da terra. A piedade sucumbiu diante do crescimento da crueldade humana. O desejo dos homens é matarem uns aos outros, caçarem-se com rede até ver o sangue derramado.
mq7.2
Miquéias 7.2 RA
Pereceu da terra o piedoso, e não há entre os homens um que seja reto; todos espreitam para derramarem sangue; cada um caça a seu irmão com rede.
A situação que Miquéias vê e denuncia é de completa corrupção, em que todas as autoridades estão prontas a fazerem o mal, exigindo dinheiro por fora, aceitando subornos e usando o poder para massacrar os humildes.
mq7.3
Miquéias 7.3 NTLHE
Todos estão prontos para fazer o que é mau. Autoridades exigem dinheiro por fora, e juízes recebem presentes para torcer a justiça. Os poderosos contam como vão satisfazer os seus maus desejos. Todos planejam fazer coisas más.
Tudo isso faz nascer a desconfiança nos corações, a ponto de ninguém confiar em ninguém, nem mesmo no amigo ou na própria esposa.
mq7.5
Miquéias 7.5 NTLHE
Não acreditem nos vizinhos, nem confiem nos amigos. Cada um tome cuidado até com o que diz à sua mulher.
Os olhos para a maldade transpassam as paredes das famílias e o filho despreza o pai, a filha a mãe. Nora e sogra se digladiam e os inimigos passam a ser os da própria casa.
mq7.6
Miquéias 7.6 RA
Porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os da sua própria casa.
Como é terrível o quadro de vidas com os olhos voltados para o mal! A realidade dos tempos de Miquéias mostrava que a destruição de Israel estava bem próxima. Não é familiar tudo o que foi relatado até aqui? Vivemos um tempo que NOSSA SOCIEDADE ESTÁ COM OS OLHOS VOLTADOS PARA O MAL.

NOSSA SOCIEDADE ESTÁ COM OS OLHOS VOLTADOS PARA O MAL

Coisas bonitas, que o poeta acreditava que não deixariam de existir como amizade, palavra, respeito, caráter, bondade, alegria e amor estão desaparecendo do nosso tempo. A exemplo da Israel de Miquéias, nossa sociedade destila o suor da impiedade, e não tem retidão.
Que dizer da violência que passeia livre pelas esquinas das cidades, ceifando vidas por motivos tolos? Que dizer das propinas, dos subornos, da corrupção que se veste de terno e gravata e com crueldade tiram do pobre para enriquecer o império dos ricos? Que dizer da cruel realidade de não conseguirmos confiar nem na classe dos poderosos e famosos, nem na classe dos mais miseráveis? Em todos os níveis sociais o que vemos é uma enorme mancha chamada pecado, que os governa a ponto de não deixar que tirem os olhos da imunda sujeira que escraviza suas almas.
Tudo até aqui, estamos analisando em uma visão macro da sociedade, mas Miquéias nos leva a fazermos uma leitura mais próxima e pessoal. A maldade habita dentro das casas, e mais ainda, dentro de nós mesmos. O versículo 5 diz para não crer no amigo, e diz ainda para não se abrir nem com a esposa, saindo das periferias relacionais e adentrando as portas das nossas próprias casas, descortinando problemas sérios de relacionamentos, mostrando a necessidade da família tirar os olhos da maldade.
Diálogos quebrados entre casais são gatilhos para discussões e mais discussões, podendo culminar com separação. Casais, tirem os olhos da maldade! Não flertem com a carnalidade, imoralidade, prostituição, adultério, maledicência. Não brinquem com isso! Filhos, jovens, tirem os olhos da maldade que vai atrair vocês para drogas, vícios, morte. Um futuro brilhante pode ficar comprometido por um minuto de fixação do olhar no mal. O plágio, a cola, a desonestidade, a arrogância que faz o jovem desprezar o mais velho, ou os pais. Tudo isso são os olhos voltados para o mal.
Miquéias, o profeta, está com a alma sangrando em meio a tantos absurdos que ele vê em seu povo. Mas ele não fixa os olhos na maldade, como os sentinelas do mal. Ele sofre, mas tem um olhar que faz toda a diferença em sua vida. O PROFETA OLHA PARA DEUS.

O PROFETA OLHA PARA DEUS

Após afirmar que os inimigos do homem estão em sua própria casa, o profeta em louvor e adoração ao verdadeiro Deus.
mq7.7
Miquéias 7.7 RA
Eu, porém, olharei para o Senhor e esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.
O olhar de Israel está no mal, porém, o profeta volta seus olhos para o Deus da sua salvação. A sociedade está perdida, teimosa em manter o olhar no mal, mas o profeta de Deus tem seus olhos no Eterno, de onde pode vir o seu socorro. Ele olha pra Deus, espera Nele, e a fé é gerada em seu coração (o meu Deus me ouvirá). A esperança renasce, pois Jerusalém reconhece seu pecado, e Deus a tira das trevas para a luz, fazendo-a colocar os olhos na justiça do Senhor.
mq7.8-9
Miquéias 7.8–9 RA
Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz. Sofrerei a ira do Senhor, porque pequei contra ele, até que julgue a minha causa e execute o meu direito; ele me tirará para a luz, e eu verei a sua justiça.
Corações arrependidos têm seus olhos transformados, vendo a luz do Senhor. Corações arrependidos são ovelhas, dependentes da condução do pleno pastor. Miquéias pede que Deus fosse o supremo pastor da Jerusalém arrependida.
mq7.14
Miquéias 7.14 NTLHE
Ó Deus, nosso pastor, cuida de nós, o teu rebanho. Pois vivemos isolados numa floresta cercada de terras boas e férteis. Como fizeste no passado, leva-nos agora para os bons pastos de Basã e de Gileade.
Só confessando o pecado dos olhares imundos, temos a alegria de sermos conduzidos pelo Eterno Pastor aos bons pastos. Miquéias olhou para Deus, esperou e confiou, assim como a arrependida Jerusalém. Foram iluminados e perdoados. Como encontrar os bons pastos no nosso tempo? Olhando para o nosso supremo pastor, Jesus Cristo.

TENHA OS OLHOS VOLTADOS PARA JESUS

Só Jesus tem algo crucial para transformar os comportamentos maus que insistem em se apresentar em nós: o perdão! Olhar para Ele nos faz enxergarmos nossa sujeira, e se nos arrependermos, Ele dá o perdão. Casamentos são restaurados, vícios são vencidos, a piedade renasce. Qualquer mal que tenhamos fixado nossos olhos e vivido afundados nele, é perdoado por Jesus, pois Ele venceu isso por nós na cruz. Ele morreu para nos salvar dessa prisão da lei do pecado, e nos perdoar. Ele perdoa e esquece, lançando nossos pecados no mar do esquecimento.
mq7.19
Miquéias 7.19 RA
Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.
Que está esperando, afundado no pecado e nas acusações do inimigo? Olhe para Jesus, receba Seu perdão, e siga um novo e vivo caminho, amparado por Sua bondade e misericórdia. Olhe para Jesus!

CONCLUSÃO

Miquéias viveu em um período em que a sociedade olhava para o mal. Com ousadia ele denunciou o pecado e apontou a solução para o povo, que era olhar para Deus. Somos profetas de Deus e vivemos em meio a um mundo que olha para o mal. Anunciemos o evangelho, que é o poder de Deus para mudar os comportamentos, e fazer os que andam em trevas verem a luz, que é Jesus, nosso supremo pastor.
mt6.23
Mateus 6.23 RA
se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!
Mateus 6.22 RA
São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso;
MQ7.1
Miquéias 7.1 NTLHE
Ai de mim! Sou como um homem faminto que depois da colheita procura figos nas figueiras e uvas nas parreiras, mas não encontra nada porque todas as uvas e todos os figos maduros foram colhidos.
Related Media
Related Sermons