DONS ESPIRITUAIS, O SELO DA NOSSA UNIDADE (1 Co 12:12-31)

Identidade da Igreja  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 32 views
Notes
Transcript

Introdução

Os dons possuem um valor muito importante na Bíblia, pois aparece cerca de 56 vezes nela.
O NT contém a palavra “dons” cerca de 17 vezes, 8 vezes em 1 Coríntios.

I. UNIDADE DO CORPO NO EXERCÍCIO DOS DONS (v. 12)

1Coríntios: Como Resolver Conflitos na Igreja A Igreja é um Corpo (12.12–31)

O corpo é uno. Sua principal característica é a unidade. Todos os que crêem em Cristo são um, fazem parte do mesmo corpo, da mesma família, do mesmo rebanho. Essa unidade não é organizacional nem denominacional, mas espiritual. Nós confessamos o mesmo Senhor (12.1–3), dependemos do mesmo Deus (12.4–6), ministramos no mesmo corpo (12.7–11), e experimentamos o mesmo batismo (12.12,13).

Peter Wagner, no seu livro “se não tiver amor” cita dois fatores que mantêm a unidade do corpo:
1Coríntios: Como Resolver Conflitos na Igreja A Igreja é um Corpo (12.12–31)

a) O sangue. Pode ser difícil estabelecer a unidade entre meus pés, minhas mãos e meus rins. Contudo, o mesmo sangue alimenta esses membros e todos os outros.

O sangue fornece vida aos membros e se impedirmos o sangue de chegar a alguns deles, esses morrerão rapidamente. O que é que me enxerta e me insere no corpo de Cristo? O que me torna um membro do Seu corpo? É o sangue do Cordeiro! Assim como o sangue é o elemento que unifica o corpo, o sangue de Cristo nos torna um.

Ninguém pode fazer parte da igreja a não ser por meio da expiação, da obra da redenção operada pelo sangue de Jesus Cristo. Ninguém entra na igreja sem primeiro ter se apropriado dos benefícios da morte de Cristo e do Seu sangue derramado.

b) O Espírito. Além do sangue, o que mantém o corpo uno é o espírito. Nunca descobriremos o espírito ou a alma de uma pessoa em algum de seus órgãos, membros ou glândulas. Em certo sentido, o espírito está em todos os membros do corpo. Em relação à igreja, diz o apóstolo Paulo: “Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo” (12.13). O Espírito Santo foi quem enxertou você no corpo. Você foi batizado e introduzido no corpo pelo Espírito. Quem colocou você no corpo foi o Espírito Santo. Ele regenerou você, mudou a sua vida, converteu o seu coração. Um membro do corpo pode ser mais cheio do que outro membro, mas nenhum membro está sem o Espírito. Ser batizado pelo Espírito significa pertencer ao Corpo de Cristo. Ser cheio do Espírito significa que nosso corpo pertence a Cristo.

Percebemos que, estamos ligado no corpo atravês do exercício dos dons espirituais.
Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento E. Os Dons do Espírito e Seu Uso na Igreja (12–14)

Todos os dons mencionados nos versículos 8–10 são produzidos e controlados pelo mesmo Espírito. Mais uma vez, vemos que o Espírito não concede os mesmos dons a todos. Antes, distribui-os como lhe apraz, a cada um, individualmente. Tratase de outro ponto importante: o Espírito distribui os dons de forma soberana. A plena compreensão desse fato elimina o orgulho, pois tudo o que temos nos foi concedido. Elimina também o descontentamento, pois foi Deus, em sua sabedoria e amor infinitos, quem decidiu quais dons devemos ter, e sua escolha é perfeita.

PROPÓSITO DIVINO PARA OS DONS:

1. Os dons são dados a cada membro do corpo;
1Coríntios: Como Resolver Conflitos na Igreja O Problema: Os Dons Espirituais como Símbolo de Status (12.1–12)

Todos os crentes, salvos por Cristo Jesus, têm pelo menos um dom. A afirmação do apóstolo Paulo é categórica: “A manifestação do Espírito é concedida a cada um”. Não existe ninguém convertido sem dons espirituais. Cada membro tem pelo menos um dom.

2. Os dons têm um propósito: Edificação da igreja
1Coríntios: Como Resolver Conflitos na Igreja O Problema: Os Dons Espirituais como Símbolo de Status (12.1–12)

Eles são dados visando a um fim proveitoso, ou seja, a edificação da igreja. O benefício não é próprio e pessoal, mas endereçado para a coletividade. O propósito dos dons é a edificação da igreja.

3. Os dons são distribuidos de acordo com a soberania de Deus
1Coríntios: Como Resolver Conflitos na Igreja O Problema: Os Dons Espirituais como Símbolo de Status (12.1–12)

Paulo diz: “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente” (12.11). Paulo está falando que é o Espírito Santo quem distribui os dons e também quem age eficazmente na vida daquele que exerce o dom. O homem é apenas o instrumento, mas o poder é do Espírito. Assim, não faz sentido falarmos em homens poderosos. Quando uma pessoa tem o dom de milagres, dons de cura, não é a pessoa que tem o poder.

A aplicação correta dos dons espirituais realça a nossa unidade no corpo de Cristo.

II. INTERDEPENDÊNCIA NO FUNCIONAMENTO DO CORPO (v. 14-26)

Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento E. Os Dons do Espírito e Seu Uso na Igreja (12–14)

É errado todos desejarem o mesmo dom. Se todos tocassem o mesmo instrumento, seria impossível formar uma orquestra sinfônica. Um corpo constituído somente da língua seria monstruoso.

Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento E. Os Dons do Espírito e Seu Uso na Igreja (12–14)

O corpo humano ilustra a unidade com diversidade. O corpo é um e, no entanto, tem muitos membros. Apesar de todos os cristãos serem diferentes e desempenharem funções distintas, todos se combinam para formar uma unidade operante, o corpo.

1 Coríntios Capítulo 12

Paulo uma vez mais intima os coríntios à unidade, lembrando-os de que todos os dons que possuíam, obtiveram-nos de uma única fonte; mas, ao mesmo tempo, ele prova que ninguém possui tanto para que se sinta auto-suficiente, que não necessite do auxílio de outrem. Pois é isso mesmo que ele pretende quando diz: “distribuindo-os a cada um, individualmente, como lhe apraz.” O Espírito de Deus, portanto, distribui esses dons entre nós, a fim de concentrarmos toda nossa contribuição visando ao bem comum. Ele não distribui tudo a um só indivíduo, para evitar que alguém fique tão satisfeito com sua porção, que procure isolar-se dos demais, vivendo unicamente para si. O advérbio individualmente é usado para o mesmo propósito, visto ser particularmente importante que a diferença individual, pela qual Deus nos faz mutuamente dependentes, seja por nós adequadamente preservada. Ora, quando boa vontade é predicado do Espírito, juntamente com seu poder, é possível concluir que o Espírito é genuína e legitimamente Deus.

1Coríntios: Como Resolver Conflitos na Igreja Capítulo 12: O Propósito de Deus para os Dons Espirituais (1Co 12.1–31)

Eles não estavam usando, mas abusando dos dons espirituais. Ainda hoje, o mau uso dos dons espirituais é um grave problema na igreja. Muitos crentes usam os dons como um instrumento de autopromoção. Essa altivez espiritual é um sintoma de imaturidade.

1Coríntios: Como Resolver Conflitos na Igreja Capítulo 12: O Propósito de Deus para os Dons Espirituais (1Co 12.1–31)

Os dons espirituais não foram dados à igreja para projeção humana nem como um aferidor para medir o grau da espiritualidade de uma pessoa. Os dons foram dados para a edificação do corpo. Pelo exercício dos dons a igreja cresce de forma saudável. Assim, os dons são importantíssimos e vitais para a igreja

Sentimos a urgência da igreja perceber que todos são fundamentais na obra do Senhor.
E quando há falhas?

III. O AMOR QUE SUPERA AS DEFICIÊNCIAS DO CORPO (v. 27-31a)

O uso maduro e apropriados dons exige amor (1 Co 12:31;13:13)
Paulo chega no capítulo 13, introduzindo um conceito antigo, porém pertinente. Mostra que o amor vincula os dons.
Deixa perceber que é o dom supremo!
O uso de dons sem motivação de amor torna inúteis até mesmo as realizações mais impressionates (1 Co 13:1-3)
Tudo o que fazemos na obra deve ser unicamente por causa do amor. Aquele amor que nenhum salário do mundo compensa. Um amor sacrificial, que a Bíblia chama de Ágape.
Se não for por causa do amor, tudo o que fizermos nada valerá!
O amor é superior aos outros dons, porque é permanente (1 Co 13:13)
Paulo conclui dizendo que o amor permanece. Em momentos desânimo, cansaço, sem ver frutos… o amor permanece!
A nossa identidade é o amor!
Como está o nosso amor dentro do corpo?