CORINTO: UMA IGREJA DIVIDIDA

PANORAMA I CORÍNTIOS  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 360 views
Notes
Transcript
ÚNICA CARTA QUE É DIRIGIDA A UMA IGREJA ESPECÍFICA E PARA TODAS AS IGREJAS DE TODOS OS LUGARES
QUAL É O CONTEÚDO DA CARTA? SEU AUTOR? DATA? DESTINATÁRIO? QUAIS SÃO AS ÊNFASES EM TODA A CARTA? SUA VISÃO GERAL?
CONTEÚDO DA CARTA: É UMA CARTA CORRETIVA E PAULO SE POSICIONA CONTRA OS CORÍNTIOS, ASSUNTO PÓS ASSUNTO.
AUTOR: APÓSTOLO PAULO. DATA: APROXIM. 53-54 d.C., DE ÉFESO
DESTINATÁRIO: IGREJA DE CORINTO QUE EM SUA MAIORIA ERA COMPOSTA POR GENTIOS (12.2).
VISÃO GERAL: NA I CARTA AOS CORINTIOS, PAULO TRATA DOS PROBLEMAS QUE A IGREJA ESTAVA VIVENDO.
ESBOÇO: CAPÍTULOS 1-4: PROBLEMAS DE DIVISÃO NA IGREJA. CAPÍTULO 5: IMORALIDADE NA IGREJA. CAPÍTULO 6: PROBLEMAS DAS BRIGAS DENTRO DA IGREJA. CAPÍTULO 7: PROBLEMA ENVOLVENDO CONFLITOS FAMILIARES DENTRO DA IGREJA. CAPÍTULOS 8,9 E 10: O PROBLEMA DA LIBERDADE CRISTÃ DENTRO DA IGREJA - QUAIS SÃO OS LIMITES DESSA LIBERDADE?
CAPÍTULO 11: TRATA DA QUESTÃO DA SANTA CEIA, USO DO VÉU E DA ORDEM DO CULTO PÚBLICO. CAPÍTULO 12, 13 E 14: PAULO TRATA DOS DONS ESPIRITUAIS. CAPÍTULO 15: TRATA DA DOUTRINA DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO. CAPÍTULO 16: TRATA DA QUESTÃO DAS OFERTAS QUE DEVERIAM SER LEVANTADAS PARA OS POBRES DA JUDEIA.
DIVISÕES ENTRE LÍDERES EM NOME DA SABEDORIA 1.10-4.21
QUAL É O PROBLEMA? UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS ERA O SECTARISMO (FACCIOSISMO - FANATISMO) E PAULO APELA PARA A RESTAURAÇÃO DA UNIDADE.
POR QUE OCORREU ESSAS DIVISÕES? FORAM DIVISÕES TEOLÓGICAS? ALGUNS ESTUDIOSOS ENTENDEM QUE SIM, DIZENDO QUE AS FACÇÕES DE PAULO E DE PEDRO ESPELHASSEM EM ANTIOQUIA (GL 2.11-14) E APOLO ENFATIZAVA A SABEDORIA DO EVANGELHO (AT 18.28 - HABILIDADES RETÓRICAS) “GRUPO DE CRISTO” - RECUSAVAM SE ALINHAR QUALQUER LÍDER HUMANO.
ESTUDOS MAIS RECENTES…DIVISÕES SOCIOLÓGICAS.
É PROVÁVEL QUE A IGREJA EM CORINTO FOSSE UM VAGO AJUNTAMENTO DE “CONGREGAÇÕES NAS CASAS”, (CADA UMA NÃO MAIS DO QUE 30 A 50 MEMBROS). É POSSÍVEL QUE ALGUNS MEMBROS RICOS (1.26) TENHA HOSPEDADO AS VÁRIAS CONGREGAÇÕES, TENDO EM VISTA QUE NINGUÉM MAIS DISPUNHA DE UM ESPAÇO GRANDE PARA ESSAS REUNIÕES.
OUTROS PROBLEMAS: (1) COMBINAÇÃO DE SENTIMENTO ANTI-PAULO O QUE GEROU (2) DISCÓRDIA ENTRE OS LÍDERES (3) CONTINUA EM NOME DA SABEDORIA.
O QUE PAULO RESPONDE EM MEIO A TUDO ISSO? SUA ABORDAGEM (1.13-3.4), INSISTINDO QUE TUDO SOBRE A EXISTÊNCIA DOS CORÍNTIOS EM CRISTO DESMENTE A SUPOSTA SABEDORIA.
O EVANGELHO DE UM MESSIAS CRUCIFICADO (1.18-25)
O PRÓPRIO CHAMADO DOS CORÍNTIOS (1.26-31)
A PREGAÇÃO DE PAULO (2.1-5)
REFLEXÃO: QUAIS SÃO UM DOS PAPÉIS DO ESPÍRITO?
2°: APÓSTOLO PAULO CORRIGE O ENTENDIMENTO INADEQUADO DOS CORÍNTIOS A RESPEITO DOS LIDERES (1) SÃO MERAMENTE SERVOS (3.5-15) E A RESPEITO DA IGREJA (2) QUE É O TEMPLO DO DEUS VIVO EM CORINTO (3.16-17) E DESSE MODO NINGUÉM DEVE SE GLORIAR EM MEROS MORTAIS (3.18-23)
3° CAPÍTULO 4.1-21, PAULO RESPONDE ÀS CRITICAS UMA VEZ QUE ELE É SERVO DE DEUS, ELES NÃO TÊM O DIREITO DE JULGÁ-LO, O ORGULHO DELES FEDE DE MANEIRA QUE O APÓSTOLO PAULO OS ADVERTE E FAZ APELOS.
CAPÍTULO 5 - UM CASO DE INCESTO (IMORALIDADE NA IGREJA)
QUAL O PROBLEMA? UM CRISTÃO ESTAVA VIVENDO INCESTUOSAMENTE COM A “MULHER DE SEU PAI” (OUTRA ESPOSA DE SEU PAI, E NÃO SUA MÃE BIOLÓGICA (LV 18.8).
UM CASO EM DESACORDO DIRETO COM A CARTA ANTERIOR ENDEREÇADA (5.9). QUAL A RESPOSTA DE PAULO? TENDO EM VISTA QUE PAULO JÁ JULGOU O TRANSGRESSOR, ELES DEVEM AGORA REUNIR-SE E ENTREGÁ-LO A SATANÁS (COLOCÁ-LO PARA FORA DA IGREJA, DEIXANDO-O SOB O DOMÍNIO DE SATANÁS 1 TM 1.20) PARA O BEM DA IGREJA E PARA PRÓPRIA SALVAÇÃO DO TRANSGRESSOR.
CAPÍTULO 6 - BRIGAS E DISCUSSÕES NA IGREJA
O PROBLEMA? UM IRMÃO ENGANA O OUTRO (6.8), ENTÃO ESTE IRMÃO QUE FOI ENGANADO LEVOU AQUELE IRMÃO (O QUE ENGANOU) PARA OS TRIBUNAIS PAGÃOS PARA SER JULGADO (6.1) E A IGREJA NÃO FEZ NADA (6.2-5).
QUAL FOI A SOLUÇÃO? AO NÃO FAZER NADA A IGREJA TRAIU SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA COMO POVO DE DEUS NO FIM DOS TEMPOS (6.2-4); VERGONHA PARA OS ENVOLVIDOS (6.6-7); ADVERTÊNCIA AO RÉU (6.8-10). PAULO TERMINA, AFIRMANDO A REDENÇÃO DELES POR MEIO DE CRISTO E DO ESPÍRITO (6.11).
V.12-20: SOBRE SAIR COM PROSTITUTAS
O PROBLEMA? EM NOME DE SEUS DIREITOS COMO CRISTÃOS (6.12), E COM BASE EM UMA VISÃO POBRE ACERCA DO CORPO (6.13), ALGUNS HOMENS ESTÃO ARGUMENTANDO O DIREITO DE VISITAR PROSTITUTAS. COMPREENDEMOS ISSO EM (7.1-16)
O QUE PAULO RESPONDE? CONTRA A VISÃO DE DIREITOS, SOMENTE O QUE É “BENÉFICO” CONTA. SER DOMINADO PELO QUE QUER QUE SEJA É UMA FORMA DE SERVIDÃO (6.12) CONTRA A VISÃO ERRADA SOBRE O CORPO, PAULO APELA À RESSURREIÇÃO DO SENHOR COMO AFIRMAÇÃO DO CORPO (6.14) E A NATUREZA DA RELAÇÃO SEXUAL COMO UNIFICADORA DE DUAS PESSOAS (6.15).
NÃO PODEMOS ESTAR UNIDO AO SENHOR PELO ESPÍRITO E A UMA PROSTITUTA PELO SEXO (6.16-17), UMA VEZ QUE O CORPO PERTENCE AO SENHOR COMO SEU TEMPLO (6.18-20).
“FOMOS COMPRADOS POR UM PREÇO, UM PREÇO DOLOROSO: O SANGUE EXPIATÓRIO DE CRISTO.” DESSA MANEIRA, OS CRISTÃOS “DEVEM REFLETIR SUA GRATIDÃO POR ESSE PAGAMENTO INFINITO EM SUAS ATITUDES E COMPORTAMENTO.”
CAPÍTULO 7 - CONFLITOS FAMILIARES - CASADOS E DESCASADOS
O PROBLEMA? AFIRMAÇÃO: “É BOM QUE O HOMEM NÃO TOQUE EM MULHER” ALGUMAS MULHERES APARENTEMENTE 7.10, ESTÃO DEFENDENDO A AUSÊNCIA DE SEXO DENTRO DO CASAMENTO...
RESPOSTA DE PAULO: AOS JÁ CASADOS (7.1-7), PAREM DE PRIVAR-SE MUTUAMENTE; ANTES MANTENHAM RELAÇÕES CONJUGAIS PLENAS. ÀS VIÚVAS E (PROVAVELMENTE) AOS VIÚVOS (7.8-9), FIQUEM ONDE ESTÃO.
VERSOS 25-40 (AOS QUE NUNCA SE CASARAM)
O PROBLEMA? BASEANDO-SE EM (7.1), ALGUNS ESTÃO ARGUMENTANDO QUE VIRGENS (JOVENS PROMETIDAS EM CASAMENTO CERTAMENTE NÃO DEVERIAM SE CASAR).
RESPOSTA DE PAULO: PAULO CONCORDA COM A CONCLUSÃO, MAS NÃO COM A PREMISSA...
CAPÍTULO 8,9,10 (LIBERDADE CRISTÃ DENTRO DA IGREJA E QUAIS SÃO OS SEUS LIMITES)
O PROBLEMA? UMA VEZ QUE OS ÍDOLOS NÃO TINHAM NENHUM SIGNIFICADO, POIS HÁ SOMENTE UM DEUS (8.4), ALGUNS ARGUMENTAVAM CONTRA PAULO QUE DEVERIAM TER O DIREITO DE CONTINUAR FREQUENTANDO FESTAS NO TEMPLO (8.10)
“EMBORA NÃO HAJA NADA INTRINSECAMENTE ERRADO EM COMER COMIDA SACRIFICADA A ÍDOLOS (4-6,8), OS CRISTÃOS DEVEM EVITÁ-LO, CASO ISSO FAÇA SEU IRMÃO EM CRISTO CAIR EM PECADO (V.7,9-13)
ESSES CORÍNTIOS APARENTEMENTE QUESTIONARAM O DIREITO DE PAULO DE PROIBIR QUE FREQUENTEM O TEMPLO - NEGANDO-LHE O APOSTOLADO, ISSO PORQUE PAULO NÃO ACEITA O APOIO DELES (9.1-18) E PORQUE PARECE INDIFERENTE SOBRE OS ALIMENTOS DO MERCADO (COMÊ-LOS EM LARES GENTIOS, MAS PERMANECER “KOSHER” (PRÓPRIO OU CORRETO) EM LARES JUDAICOS (9.19-23)
QUAL ERA A MOTIVAÇÃO DE PAULO TANTO DO DEBATE SOBRE COMIDA SACRIFICADA A ÍDOLOS QUANTO DA QUESTÃO DE ACEITAR DINHEIRO PARA O MINISTÉRIO? (9.19-27)
RESPOSTA DE PAULO DIANTE DOS PROBLEMAS: PAULO NÃO COMEÇA COM UMA PROIBIÇÃO (SOMENTE MAIS TARDE 10.14-22), MAS COM AÇÕES POR ELE PRATICADAS COM BASE NO CONHECIMENTO (NOVAMENTE, ELITISMO ESPIRITUAL) E NÃO NO AMOR (8.1-6).
…PAULO (9.1-18) DEFENDE SEU DIREITO APOSTÓLICO AO APOIO DELES, EMBORA TENHA ABERTO MÃO DISSO E INSISTE QUE SUAS AÇÕES EM RELAÇÃO A ALIMENTOS DO MERCADO TÊM COMO OBJETIVO ESTRITO O BOM ÊXITO DO EVANGELISMO (9.19-23).
DEPOIS DE CONCLAMAR A NECESSIDADE DE AUTODISCIPLINA, TENDO A SI MESMO COMO EXEMPLO POSITIVO (9.24-27), ELE OS ADVERTE COM BASE NOS EXEMPLOS NEGATIVOS DE ISRAEL (10.1-13). POR FIM, PROÍBE EXPLICITAMENTE QUE SE COMA NOS TEMPLOS, UMA VEZ QUE FAZER ISSO É TER PARTE COM O DEMÔNIO (10.14-22).
QUAIS SÃOS OS 3 PRINCÍPIOS ESSENCIAIS QUE DERAM UNIDADE AOS CAPÍTULOS 8-10?
O CRISTIANISMO IMPLICA ESTAR LIVRE DO LEGALISMO EM RELAÇÃO A TUDO O QUE NÃO É INTRINSECAMENTE MAU (V.23a, 25-27,29b,30);
DEVE-SE VOLUNTARIAMENTE RESTRINGIR A PRÓPRIA LIBERDADE EM VÁRIAS SITUAÇÕES POR CAUSA DAQUELES QUE, DE OUTRO MODO, PODERIAM SER LEVADOS A PECAR (V.23b,24,28,29a,32,33);
EM AMBOS OS CASOS, GLORIFICAR A DEUS CONTINUA SENDO A MOTIVAÇÃO MAIOR (V.31).
CAPÍTULO 11 - USO DO VÉU, SANTA CEIA E ORDEM DO CULTO
AS MULHERES CASADAS NO MUNDO GREGO, USAVAM XALES (PEÇA DE VESTUÁRIO QUE SE COLOCA DE FORMA NÃO PRESA SOBRE OMBROS E BRAÇOS) NA CABEÇA FREQUENTEMENTE QUE PROCEDIAM ASSIM PARA MOSTRAR QUE NÃO ESTAVAM MAIS “DISPONÍVEIS”.
PROFETISAS PAGÃS: DESCOBRIAM A CABEÇA E SOLTAVAM O CABELO DURANTE O ÊXTASE FRENÉTICO QUE ACOMPANHAVA O CULTO.
MUNDO GREGO: NO CASO DAS MULHERES, O CABELO EXCESSIVAMENTE CURTO OU A CABEÇA RASPADA PODIAM SER SINAL DE SEREM A PARCEIRA MAIS “MASCULINA” EM UM RELACIONAMENTO LÉSBICO, AO PASSO QUE, NO CASO DE ALGUNS GREGOS, CABELO EXCESSIVAMENTE COMPRIDO INDICAVA HOMOSSEXUALIDADE. (V. 4.7)
O QUE PAULO QUERIA DESTACAR?
QUE INDEPENDENTE DOS ANTECEDENTES HISTÓRICO-CULTURAIS EM CORINTO AS COBERTURAS PARA A CABEÇA SIMBOLIZAVAM FIDELIDADE SEXUAL OU RELIGIOSA EM CONTRASTE COM A INFIDELIDADE.
O QUE PODEMOS CONSIDERAR?
QUE A QUESTÃO DE COBERTURA PARA A CABEÇA É PECULIAR A ESSA CULTURA, MAS QUE O PRINCÍPIO DE HONRAR SEU LÍDER ESPIRITUAL, ATÉ MESMO POR MEIO DE VESTIMENTAS APROPRIADAS E CONDUTA EXTERIOR, É UM MANDATO ATEMPORAL.
USOS E ABUSOS DA CEIA DO SENHOR (11.17-34). OS VERSOS 17 A 22 DESCREVEM O PROBLEMA: A DIVISÃO AQUI SE DÁ ENTRE RICOS E POBRES (11.22) E ESTÁ RELACIONADA A REFEIÇÃO FEITA EM CONEXÃO COM A MESA DO SENHOR (11.17-21), NA QUAL OS POBRES ESTAVAM SENDO EXCLUÍDOS (A IGREJA SE REUNIA NAS CASAS DOS ABASTADOS)
RESPOSTA DE PAULO: RECORDA AOS CORÍNTIOS AS PALAVRAS DA INSTITUIÇÃO (11.23-25) E DE QUE DEVEM “DISCERNIR O CORPO DO SENHOR” QUANDO COMEREM (A IGREJA 10.16-17); CASO CONTRÁRIO, COMEM PARA JUÍZO, E NÃO PARA BÊNÇÃO (11.27-32).
QUE COMAM AS REFEIÇÕES PRIVADAMENTE E, NAS REFEIÇÕES COMUNITÁRIAS “ESPEREM UNS PELOS OUTROS” (11.33-34).
QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS ENSINADOS?
O SENHOR ESTÁ ESPIRITUALMENTE PRESENTE COM OS CRENTES E ISSO EM PARTICULAR DURANTE ESSA ORDENANÇA ESPECIAL;
(V.27-34) A EXPRESSÃO NO VERSO 27 “DE MODO INDIGNO” TRADUZ O ADVÉRBIO GREGO “INDIGNAMENTE” (ἀναξίως). ISSO NÃO IMPLICA QUE AQUELES QUE SÃO OU SE SENTEM “INDIGNOS” (UM ADJETIVO) PRECISAM SE ABSTER DA MESA DO SENHOR;
A CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR É JUSTAMENTE PARA PECADORES!
A EXPRESSÃO SIGNIFICA: QUE AQUELES QUE NÃO ESTÃO DISPOSTOS A COMPARTILHAR SEUS BENS MATERIAIS COM CRISTÃOS MAIS NECESSITADOS NO MEIO DELES NÃO DEVEM PARTICIPAR.
PAULO QUERIA TAMBÉM DIZER ISTO: AQUELES QUE PARTICIPAM DA CEIA DO SENHOR DEVEM ENTENDER O SIGNIFICADO DA MORTE DE CRISTO.
CAPÍTULO 12, 13 E 14 - O ABUSO DOS DONS ESPIRITUAIS
O PROBLEMA: A VISÃO QUE ELES TINHAM DAS LÍNGUAS COMO LINGUAGEM DOS ANJOS (13.1) LEVOU-OS A ENFATIZAR EM DEMASIA ESSE DOM NA ADORAÇÃO (14.18,19,23), TORNANDO O LOUVOR COMUNITÁRIO ININTELIGÍVEL E, DESSE MODO, INEFICAZ PARA A EDIFICAÇÃO DO CORPO.
RESPOSTA DE PAULO: ANTES DE MAIS NADA, O CRITÉRIO PARA EXPRESSÕES DO ESPÍRITO É A CONFISSÃO DE JESUS COMO SENHOR (12.1-3). COM BASE NA EXPERIÊNCIA TRINITÁRIA QUE TINHAM DE DEUS (12.4-6), PAULO OS CONCLAMA À DIVERSIDADE DOS DONS NA UNIDADE DO ESPÍRITO (12.7-31); DE TODO MODO, O AMOR DEVERIA GOVERNAR-LHES A ADORAÇÃO (13.1-13).
O QUE SIGNIFICA PERSEGUIR O AMOR?
SOMENTE O QUE É INTELIGÍVEL DEVE OCORRER NA COMUNIDADE EM PROL DA EDIFICAÇÃO DA IGREJA (14.1-25);
TUDO DEVE TER A MEDIDA DA ORDEM (14.26-40), PORQUE A ADORAÇÃO REFLETE O QUE SE CRÊ ACERCA DO CARÁTER DE DEUS (14.33)
COMO FUNCIONA A ORDEM NO CULTO EXPRESSADA POR PAULO (14.26-40)?
CAPÍTULO 15.1-58 - DOUTRINA DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO
O PROBLEMA: ALGUNS NEGAM A RESSURREIÇÃO CORPÓREA DOS CRISTÃOS (15.12), APARENTEMENTE RIDICULARIZANDO A IDEIA DE UM CORPO RESSURRETO (15.35).
RESPOSTA DE PAULO: COM BASE NA RESSURREIÇÃO DE CRISTO, NA QUAL ELES CREEM (15.1-11), PAULO ARGUMENTA EM PROL DA CERTEZA DE NOSSA RESSURREIÇÃO (15.12-34), INCLUINDO: (1) A TOLICE DE SE CRER EM UMA, MAS NÃO NA OUTRA (15.12-19);
(2) A INEVITABILIDADE (AS PRIMÍCIAS GARANTEM A COLHEITA FINAL) E A NECESSIDADE (A MORTE É O INIMIGO FINAL DE DEUS A SER VENCIDO) DE NOSSA RESSURREIÇÃO (15.20-28); E (3) A INSENSATEZ DOS ATOS DAQUELES CRISTÃOS, E DA VIDA EM SI, EM ESSA ESPERANÇA (15.29-34).
“QUANTO À ‘QUE ESPÉCIE DE CORPO’, A RESPOSTA É O MESMO, MAS NÃO EXATAMENTE O MESMO - ELE SERÁ ESPIRITUALMENTE REFORMADO PARA A EXISTÊNCIA CELESTIAL (15.35-50). NOTE QUE PAULO CONCLUI ZOMBANDO DA MORTE À LUZ DA CERTEZA DO NOSSO FUTURO (15.51-58).”
CAPÍTULO 16 - OFERTAS QUE DEVERIAM SER LEVANTADAS PARA OS POBRES DA JUDEIA
16.1-11 - SOBRE A COLETA PARA OS POBRES
O PROBLEMA? PAULO PRETENDE LEVANTAR UMA CONTRIBUIÇÃO SUBSTANCIAL NAS IGREJAS GENTIAS PARA ALIVIAR OS POBRES EM JERUSALÉM; APARENTEMENTE, OS CRISTÃOS CORÍNTIOS O QUESTIONARAM QUANTO A ISSO.
RESPOSTA DE PAULO: SEPARAR ALGUM DINHEIRO SEMANALMENTE - AO QUE ELE ADICIONA INFORMAÇÕES SOBRE PLANOS FUTUROS, TANTO SEUS QUANTO DE TIMÓTEO.
16.12-24 - QUESTÕES CONCLUSIVAS
PAULO RETOMA O TEMA DA VOLTA DE APOLO, SOLICITADA PELOS CORÍNTIOS (16.12), DE MODO A LEVAR A CARTA A UMA CONCLUSÃO NO ESTILO TÍPICO (EXORTAÇÕES PONTUAIS, 16.13,14; RECOMENDAÇÃO DOS PORTADORES DA CARTA, 16.15-18; SAUDAÇÕES FINAIS, 16.19-24).
NOTEMOS TAMBÉM QUE, AQUI, ELE ADICIONA UMA MALDIÇÃO E UMA ORAÇÃO FINAL (16.22), ALÉM DE UMA PALAVRA DE GRAÇA (16.24, REAFIRMANDO-LHES O SEU AMOR, UMA VEZ QUE HAVIA SIDO TÃO DURO NAS RESPOSTAS).
Related Media
See more
Related Sermons
See more