Bem-aventurado dos que Choram

Mateus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 15 views
Notes
Transcript
Mateus 5.4 RA
4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

Felicidade

Felicidade segundo Jesus não está ligado às coisas terrenas, mas ao fato de pertencermos ao Reino dos Céus. A primeira (v.3) e a última (v.10) recompensa das bem-aventuranças é exatamente a mesma: “dos tais é o Reino dos Céus”. Esse é um tipo interior e profundo de felicidade que provoca extrema alegria. Em outras palavras, Jesus nos ensina que não encontraremos felicidade no mundo, nem em nós mesmos ou em outros, mas somente Nele e em seu Reino.

O que jesus quer dizer com chorar (πενθεω)

Choro é o luto. O termo que Jesus usou para falar de choro descreve a manifestação de uma tristeza profunda. Geralmente esse termo se refere à dor causado pela morte[1] de alguém muito querido. Assemelha-se ao ritual de lamentar, vestir-se de saco e de colocar cinzas na cabeça a fim de expressar a dor latente na alma. É o luto como nós o conhecemos. Ex.: Jocó chorando por José.
Gênesis 37.33–35 RA
33 Ele a reconheceu e disse: É a túnica de meu filho; um animal selvagem o terá comido, certamente José foi despedaçado. 34 Então, Jacó rasgou as suas vestes, e se cingiu de pano de saco, e lamentou o filho por muitos dias. 35 Levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; ele, porém, recusou ser consolado e disse: Chorando, descerei a meu filho até à sepultura. E de fato o chorou seu pai.
Uma expressão interior, mas que tem origem na alma. Ainda que seja uma expressão exterior, ela tem suas raízes em uma tristeza genuína e profunda no coração, somente conhecida por aquele que a sente e incompreensível para outros.
Está ligado ao pecado porque o pecado gera morte. Contudo, este “chorar” na Bíblia está ligado também ao pecado e ao fato de sermos pecadores, uma vez que o pecado gera a morte.
A vida cristã começa com uma conversão do mundo, uma ruptura com ele, e que envolve uma constante manutenção dessa atitude para o mundo.
Se o λύπη τοῦ κόσμου é a preocupação do homem que vê sua mundana bem-estar e desejos quebrado, o κατὰ θεὸν λύπη é a tristeza do homem que se tornou consciente de sua perdição do mundo, e que chora novamente a Deus em μετάνοια do mundo.

A causa do choro é o pecado

Isaías 61.1–2 RA
1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; 2 a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram
A natureza do choro é entendida facimenite no contexto de Is 61. Há um juízo sendo anunciado sobre os pecadores. Muito sofrimento e morte estavam por vir. Destruição, guerra, miséria. Principalmente a face de um Deus irado voltado contra as pessoas. Muitos estão chorando, sofrendo por suas perdas, mas também chorando por testemunhar uma geração escravizada pelo pecado e sofrendo as amargas consequências deste.
Não é qualquer “choro” que receberá consolo. O “choro” que receberá o consolo prometido é o daqueles que choram pelo que nos tornamos por causa do pecado. Pelo desagrado de Deus e pelo quebrantamento do coração. Os que choram assim serão consolados.
Choro pela convicção dos próprios pecados
Choro pelo pecado dos outros
Lucas 19.41–44 RA
41 Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou 42 e dizia: Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos. 43 Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e, por todos os lados, te apertarão o cerco; 44 e te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti; não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação.
Choramos pelos porque nosso Rei ainda não voltou.
Romanos 8.23 RA
23 E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.
2Coríntios 5.2–4 RA
2 E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial; 3 se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus. 4 Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.
Pelo que temos chorado?
Jesus é referencia para a tristeza do crente e para alegria do mundo
João 16.19–22 RA
19 Percebendo Jesus que desejavam interrogá-lo, perguntou-lhes: Indagais entre vós a respeito disto que vos disse: Um pouco, e não me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis? 20 Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria. 21 A mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem. 22 Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.
Os crentes e o mundo não choram pelas mesmas coisas. Se a referência de nossa alegria é Cristo e seu Reino. A do mundo é justamente o contrário. O mundo se alegra com Mundo e nós com Reino. Então, enquanto o mundo se alegra, nós choramos até que o Reino venha plenamente. Por isso oramos “venha o teu Reino”.
Pelo que você tem chorado.

O consolo

Começa com a redefinição da tristeza

O Reino não apenas redefine felicidade, mas também redefine tristeza.
2Coríntios 7.10 RA
10 Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.
Se o λύπη τοῦ κόσμου é a preocupação do homem que bem-estar e desejos mundanos quebrados, o κατὰ θεὸν λύπη é a tristeza do homem que se tornou consciente de sua perdição no mundo, e que chora novamente a Deus em arrependimento

Termina com o consolo eterno

Apocalipse 7:13-17
Então um dos anciãos me perguntou: "Quem são estes que estão vestidos de branco, e de onde vieram?” 14 Respondi: "Senhor, tu o sabes". E ele disse: "Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. 15 Por isso, eles estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite em seu santuário; e aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo. 16 Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede. Não cairá sobre eles sol, e nenhum calor abrasador, 17 pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima".
Related Media
See more
Related Sermons
See more